Artigos

7 erros que podem atrapalhar sua busca por emprego no Canadá

Ser imigrante é uma decisão importante e séria, e muitas pessoas negligenciam a preparação para as entrevistas de emprego porque estão preocupadas com os inúmeros problemas associados à vida e ao trabalho no Canadá. 

Por isso, é comum cometer erros ao procurar emprego no Canadá. 

Pensando nisso, listamos os 7 erros que podem atrapalhar sua busca por emprego no Canadá.

Boa leitura!

 

1. Não adaptar o currículo aos moldes canadenses

Os currículos no Brasil e no Canadá não são iguais. Não é necessário inserir dados pessoais como idade, estado civil ou se você tem filhos, por exemplo. 

Na verdade, por poder ser alvo de acusações de discriminação, essa informação nem sequer pode ser questionada durante a entrevista. 

Além disso, dá-se grande importância à objetividade. Não mais que 3 páginas, e mesmo assim, apenas em circunstâncias excepcionais. 

Faça também um esforço para adaptar o seu currículo ao cargo ao qual se candidata, dando especial ênfase às suas qualificações e competências pertinentes à função em questão.

 

2. Não se preparar por entrevistas à distância

Para começar, não se preparar para essas partes de uma entrevista virtual pode causar uma má impressão ao empregador. 

As entrevistas virtuais demandam habilidades especializadas de comunicação e tecnologia.

Ser incapaz de demonstrar um conhecimento profundo das normas e expectativas culturais pode ser prejudicial às suas perspectivas de sucesso no Canadá, um país que valoriza a diversidade cultural.

Como parte de sua preparação, familiarize-se com os procedimentos padrão de entrevista no Canadá, que incluem aspectos como a importância de manter contato visual, mostrar agradecimento e usar técnicas de comunicação eficientes.

Além disso, pular a fase de preparação pode levar a problemas técnicos durante o processo de entrevista virtual, incluindo baixa qualidade de áudio ou vídeo, problemas de conexão com a Internet e falta de familiaridade com as plataformas. 

Esses contratempos têm o potencial de arruinar sua impressão e atrapalhar o fluxo da entrevista.

Para se destacar no mercado de trabalho canadense, os candidatos devem enfatizar a versatilidade e a capacidade de resolução de problemas ao longo da preparação para entrevistas remotas. 

Consequentemente, no contexto canadense, não se preparar para entrevistas virtuais pode comprometer seriamente as perspectivas de conseguir um bom emprego.

 

3. Ignorar as soft skills

As soft skills incluem habilidades interpessoais e de relacionamento, como trabalho em equipe, empatia e resiliência, entre outras. 

Alguns candidatos perdem de vista o fato de que os empregadores valorizam esses talentos porque estão preocupados em comprovar a sua capacidade técnica.

Aliás, afirmar ser o melhor ou exibir vaidade pode dar a impressão de que o candidato não possui habilidades de trabalho em equipe. É fundamental também irradiar confiança e dar o seu melhor, mas sempre com humildade.

Leia também: Intercâmbio de inverno no Canadá: destinos para estudantes

 

4. Não cultivar o networking

Ao procurar emprego no Canadá, pode ser prejudicial negligenciar o networking por vários motivos. 

Os vínculos profissionais são altamente valorizados no mercado de trabalho canadense, e o estabelecimento de parcerias é frequentemente visto como uma etapa crucial no processo de procura de emprego.

No Canadá, recomendações e referências desempenham um papel importante nas decisões de contratação. 

Se você deixar de estabelecer uma rede profissional, poderá perder o acesso a esse conhecimento exclusivo sobre vagas e perspectivas de emprego.

Além disso, o networking oferece a oportunidade de descobrir a cultura empresarial canadense e as aspirações de carreira. 

Os candidatos podem integrar-se mais facilmente ao local de trabalho canadense participando de eventos, reuniões e grupos profissionais locais. Isso mostra que eles são adaptáveis e estão ansiosos para se integrar à comunidade profissional.

Através do networking, você também pode obter orientação e aconselhamento de profissionais experientes que podem fornecer informações perspicazes sobre tendências de mercado, oportunidades de emprego e até mesmo oferecer conselhos específicos sobre como causar uma boa impressão em uma candidatura.

Para terminar, no contexto canadense, não investir em networking pode custar aos candidatos informações importantes, oportunidades de emprego válidas e o desenvolvimento de relações que são essenciais para o sucesso no local de trabalho.

 

5. Deixar de pesquisar a cultura da empresa

Ao procurar trabalho no Canadá, não fazer a lição de casa sobre a cultura corporativa é um grande erro que pode prejudicar muito suas chances de ser contratado. 

Colaboração, diversidade e inclusão são aspectos valorizados na cultura organizacional canadense, e é importante mostrar que esses valores correspondem aos seus.

Se você não fizer sua lição de casa sobre a cultura corporativa, poderá perder a oportunidade de personalizar sua abordagem de entrevista e processo de seleção.

Conhecer os princípios e procedimentos da empresa pode ajudá-lo a mostrar suas experiências e habilidades de uma forma que se adapte à cultura organizacional específica, aumentando a probabilidade de o gerente de contratação vê-lo como um candidato qualificado.

Se você não pesquisar a cultura corporativa, pode mostrar involuntariamente que não segue esses valores, o que pode prejudicar suas chances de ser contratado.

Além disso, é fundamental compreender a cultura empresarial para avaliar até que ponto ela se adapta às suas crenças e objetivos profissionais. 

Seu sucesso e felicidade no trabalho podem aumentar consideravelmente se você trabalhar em uma atmosfera que se alinhe com seus objetivos e crenças pessoais.

 

6. Não ter o nível necessário de inglês

Mesmo que você considere seu inglês avançado no Brasil, é crucial verificar se consegue conduzir diálogos em inglês de maneira adequada. 

Isso se deve ao fato de que, em situações cotidianas no Canadá, você se deparará com diversos sotaques, e o inglês formal é essencial, especialmente em entrevistas.

Se ainda não tem certeza sobre sua proficiência em inglês ou francês, pode realizar um exame legítimo em território canadense. 

O resultado não apenas aumentará sua autoconsciência, mas também demonstrará sua habilidade linguística. 

Isso é importante para garantir uma comunicação eficaz em diferentes contextos e fortalecer suas chances de sucesso em entrevistas e interações profissionais no Canadá.

 

7. Ter o perfil no LinkedIn apenas em português

Este é o momento perfeito para começar a usar o LinkedIn, caso ainda não tenha feito. 

Afinal, os recrutadores costumam investigar e avaliar os perfis dos candidatos no Canadá.

Portanto, é essencial que o seu perfil esteja em inglês ou francês, dependendo do local para o qual está se candidatando.

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre erros que podem atrapalhar sua busca por emprego no Canadá? Então não deixe de acompanhar nosso blog e fique bem informado!

Avalie a post

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *