Artigos

7 grandes mitos no PTE Academic

mitos do pte

Hoje vamos falar sobre mitos que a internet, youtube e os grupinhos de whatsapp falam sobre o PTE Academic.

1- Primeiro grande mito: falar rápido aumenta o score no speaking

Eu já vi alunos, internautas e até professores de inglês por aí tentando falar cada vez mais rápido chegando até a segurar a respiração no read aloud.

Minha pergunta é: Já tentou colocar um áudio no telegram na velocidade 3x?

Quando você faz isso o som não fica todo embolado mesmo o cara sendo nativo do idioma?

Agora imagina o que acontece quando você tenta falar desse jeito em um teste em outro idioma?  

Mas por mais que isso parecesse absurdo, fizemos a prova de fogo testando em um teste real do PTE Academic. Os resultados foram o esperado, 50% a menos de score, porque obviamente o computador teve dificuldades para entender.

2- Segundo grande mito: falar devagar aumenta o score no speaking

O contrário do mito 1 também acontece. Vejo pessoas tentando falar mais devagar do que o normal para conseguirem pronunciar todas as palavras de maneira apropriada, porém o que acontece é que o score de content deles desaba. Já que não conseguem terminar nem a metade do parágrafo no read aloud, ou metade da sentença no repeat sentence por que o tempo acaba antes.

3-Terceiro grande mito: tentar analisar o describe image

Muitos se desesperam, passam dias analisando os gráficos no describe image e na hora por causa da falta de tempo acabam não conseguindo fazer o exercício. 

Bom, de acordo com os testes que fizemos no PTE concluímos que a maneira de fazer o exercício desta maneira está totalmente errada.

Olhe o nome do exercício: Describe Image, não?

Então por que você está analisando ele? 

Meu conselho aqui é entenda o exercício de forma literal, não faça mais do que é pedido.

mitos do pte

4- Quarto grande mito: Fui bem no IELTS então o PTE Academic será moleza

Muitos ficam de queixo caído quando descobrem que não é porque tiraram um 7 no IELTS que irão conseguir um 79+ no PTE que equivaleria a um 8 no IELTS tão facilmente.

O PTE Academic é um teste técnico, totalmente estratégico, onde prevalece a técnica e não apenas o seu inglês. Veja quantas pessoas provenientes da Índia com um inglês não tão bom tiram uma nota bem melhor que a sua.

Por que isso ocorre?

Eles se preocuparam em aprender como fazer o teste e não apenas aprender a falar inglês.

Lembre-se do seu tempo de faculdade. Agora pense naqueles alunos que não se dedicavam nas aulas mas estudavam para a prova e sempre tiravam uma nota melhor que a sua, pois é no PTE é a mesma coisa.

5- Quinta grande mito: Para melhorar meu score no writing eu preciso melhorar meu writing

Logicamente falando eu sei que isso parece o mais sensato, mas em nossos testes descobrimos que existem exercícios no listening que são os grandes responsáveis pelo seu score no writing.

Então a maneira de melhorar seu score no PTE Writing é ouvindo melhor e tendo uma melhor performance no listening, contraditório não? 

Por isso que existem apenas 2 formas de gabaritar o PTE Academic, a primeira seria fazer o teste múltiplas vezes e testar possibilidades, o que custaria bem caro já que o exame não é barato.

A segunda seria fazer algumas aulas preparatórias conosco já que nós já fizemos o trabalho sujo por você além de termos 20 anos de experiência com preparatórios como o IELTS e 9 anos no PTE.

6- Sexto grande mito: Eu preciso fazer todos os exercícios no reading

Esse é outro grande mito entre os alunos que gastam o seu precioso tempo com um mau gerenciamento do tempo fazendo questões que pouco influenciam o seu score e fazendo de qualquer jeito questões que podem virar o jogo.

A grande dificuldade aqui é saber quais são essas questões. Durante o nosso curso para PTE lhe ensinamos quais questões você pode pular, quais você deve focar e como ajustar o que você deve fazer de acordo com a pontuação que você precisa.

7- Sétimo grande mito: conteúdo é tudo

No marketing, no instagram, no blog sim conteúdo é tudo mas no PTE isso é um MITO. 

Pronúncia e fluência são os 2 pontos CHAVE para o seu score, conteúdo conta mais não é tudo.

Após vários testes descobrimos que, como você diz, importa muito mais do que o que você diz.

Porque se você utilizar o vocabulário mais sofisticado e acadêmico do mundo, mas não for claro suficiente para o sistema lhe entender não valerá de nada.

Eu vejo muitos engenheiros e profissionais de TI engasgando no conteúdo, e gastando horas estudando ele a fundo. Quando na verdade ter um bom conteúdo sem ter os 2 outros pilares é como comprar uma FERRARI sem gasolina e querer dirigir.

66% do seu jogo está na Pronúncia e Fluência e apenas 34% no Conteúdo, então foque no que realmente faz a diferença na hora de fazer o teste.

Por que estudar conosco?

O time de professores do Curso Para IELTS tem 4 professores exclusivamente dedicados ao PTE que fazem a prova 10 vezes por ano, ou seja nós temos acesso a 40 testes diferentes por ano onde usamos como laboratório para testar novas estratégias.

Tudo isso alinhado ao background de profissionais que foram examinadores da Cambridge e IELTS acaba se tornando uma máquina de engenharia reversa onde entendemos e testamos cada conceito e hack antes de passarmos aos alunos.

E você não acha que vale a pena ter um Coach com 9 anos de experiência no PTE que já fez a prova 90 vezes e teve acesso a mais de 360 modelos de testes diferentes ao invés de ficar PERDENDO tempo com teorias e mitos que não funcionam?

Clique no link abaixo e fale com a gente

 

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *