Artigos

A Culinária no Canadá

a-culinaria-do-canada

Nos últimos anos, os brasileiros fizeram de Ottawa, a capital do Canadá, um de seus destinos de viagem preferidos.

Isso se deve ao fato de que a nação é conhecida tanto por suas paisagens incríveis quanto por sua rica herança cultural.

A colonização do país pela França e pela Inglaterra, no entanto, é de onde vêm suas influências e, como resultado, ambas as línguas são faladas por seus cidadãos.

Mas não termina aí, houve impactos significativos na culinária também. A culinária do país é extremamente diversificada como resultado de suas políticas de imigração acolhedoras.

A cultura do Canadá incorporou ingredientes e temperos de todo o mundo em sua culinária.

Enfim, acompanhe este texto até o fim para ter uma visão geral da gastronomia do Canadá e conhecer algumas comidas típicas do Canadá.

Boa leitura!

Visão geral da gastronomia do Canadá

Tanto quanto visitar as principais atrações de um país, experimentar a culinária local pode enriquecer a experiência do turista.

Cada componente, técnica de cozimento e prato acabado revela um pouco da história, costumes e preferências das pessoas que os fizeram.

A primeira característica que se destaca quando falamos da culinária canadense é o multiculturalismo.

Os imigrantes que ajudaram a construir a nação diariamente durante séculos tiveram um impacto direto na culinária.

Não devemos ignorar os cerca de 8 milhões de imigrantes que moram no Canadá, incluindo aqueles da China, Índia, Alemanha, Itália, Paquistão, Quênia e até mesmo do Brasil.

Os alimentos mais populares na América do Norte foram influenciados por essa ebulição global.

a-culinaria-do-canada

Comidas típicas do Canadá

Poutine

A culinária canadense é muito diversificada em seu vasto país por causa de seu tamanho. Embora o território tenha hoje uma variedade de pratos tradicionais, cada região ficou encarregada de criar um prato único e incorporá-lo à culinária nacional.

É o caso da região francófona do Canadá, que deu origem a um dos alimentos mais conhecidos do país: o poutine.

A combinação de batatas fritas, molho de carne e queijo que faz parte deste prato remonta à década de 1950. A criação do prato é objeto de uma disputa entre as cidades vizinhas de Drummondville e Victoriaville, no Quebec.

As origens do prato são desconhecidas, mas sabemos que foi inventado pelo chef Fernand La Chance, que gritou para o cozinheiro “ça va faire une maudite poutine” (Vamos fazer uma grande bagunça), em resposta ao pedido de batatas fritas de um cliente e queijo.

Beaver Tail

Embora o nome da receita sugira o contrário (“rabo de castor” em português), o animal não tem parentesco.

Na verdade, o nome é uma referência ao formato da cauda, que lembra muito o doce.

É uma invenção de Ottawa que é um pouco semelhante à nossa torrada francesa e é feita de massa de pão frito polvilhada com açúcar, canela e limão.

As coberturas mais populares entre os canadenses são maçãs com canela, Nutella, Oreo e manteiga de amendoim.

Nanaimo Bar

Um dos doces mais conhecidos do país, o Nanaimo Bar vem do Canadá e é conhecido em toda a América do Norte, você pode encontrá-lo na maioria dos cafés, padarias e supermercados.

Por outro lado, o Wafer wafer, creme de baunilha e cobertura de chocolate compõem suas três camadas.

Pelo menos esta é a receita original, no entanto, existem variações modernas que também exigem amendoim, coco, café e outros ingredientes.

Maple Syrup

O famoso Maple Syrup, um xarope rico em nutrientes usado para adoçar panquecas, frutas e torradas, é feito da seiva extraída do bordo, uma árvore nacional cujas folhas estão representadas na bandeira canadense.

A matéria-prima é extraída de árvores adultas (acima de 40 anos) com troncos de pelo menos 25 cm de diâmetro durante a temporada de produção, que vai do início de fevereiro ao final de abril.

Detalhe: São necessários aproximadamente 40 litros de seiva de bordo para produzir 1 litro de xarope, tornando o produto final ainda mais excepcional.

Depois da extração, a seiva deve ser fervida em altas temperaturas para vaporizar completamente a água, aumentar o teor de açúcar e transformar a seiva em xarope.

Montreal Smoked Meat

O Montreal Smoked Meat é um bom exemplo de como a cidade fez questão de deixar sua marca na culinária canadense.

Além de defumada, a carne é temperada e temperada. O cozinheiro então faz fatias finas para o recheio de pão caseiro.

O prato é forte, suave, farto e nutritivo, e pode ser encontrado em quase todos os restaurantes, especialmente o Schwartz’s com tema de Montreal.

Oka Cheese

O Oka Cheese foi criado em um mosteiro trapista na cidade de Oka, no Quebec, e rapidamente ganhou popularidade em todo o país.

Por outro lado, o Oka Cheese, que está entre os melhores do mundo, é feito de leite de vaca curado, macio e com forte aroma frutado.

Tourtièr

Esta torta pode ser considerada de origem canadense. O Tourtièr é uma torta salgada com recheio apimentado, massa leve, bordas crocantes e recheios tradicionais de carne moída de porco, boi, vitela e, nas regiões litorâneas, peixes e frutos do mar. Uma das primeiras receitas da história da nação.

Acredita-se que tenha sido servido durante as festividades de Ano Novo desde os anos 1600. Dado que todo o recheio está contido no meio, o nome faz alusão à expressão de uma forma de torta.

Esta receita é mais fácil de encontrar nas festas de fim de ano, mas dependendo de onde você estiver no Canadá, você pode encontrar o Tourtièr durante todo o ano em restaurantes.

Bloody Caesar

O Canadá também nos surpreende quando o assunto é bebidas, e uma das mais apreciadas por lá é o Bloody Caesar.

A bebida um tanto exótica foi criada em um restaurante recém-inaugurado em Calgary em 1969 e contém vodka, suco de tomate, molho inglês, molho Tabasco, sal e aipo.

Fatias de limão também podem ser servidas ao lado. Devido ao seu sucesso, é atualmente a bebida mais popular do país. Curioso, não?!

Bannock

O Bannock é uma comida canadense saborosa e leve que você deve experimentar.

Embora este prato não seja realmente indígena do Canadá, há muito tempo é uma fonte de alimento para a população aborígene local.

A versão tradicional da sua receita pede farinha de trigo, água e fermento, e você também pode incluir ervas.

Além disso, o Bannock pode ser frito ou assado na variação moderna. Seus acompanhamentos podem ser variados e são uma excelente opção para fazer lanches rápidos!

Muito interessante esse conteúdo sobre a culinária no Canadá, não é mesmo?

Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo!

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *