Artigos

Bam! Pow! inglês: estudo revela o poder das histórias em quadrinhos para o aprendizado de idiomas

As histórias em quadrinhos (HQs ou comic books) têm capacidade de ensinar inglês, segundo pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG). O estudo enfatiza a utilidade visual e contextual dos quadrinhos.

Amanda de Paula Guimarães Teixeira conduziu o estudo que constatou que o uso de quadrinhos em sala de aula foi uma forma de muito sucesso para crianças do nono ano do ensino fundamental, que resultou que elas melhorassem no inglês como segunda língua.

O método não só ajuda os alunos a tornarem-se melhores utilizadores da língua, mas também promove a compreensão intercultural e incentiva-os a pensar de forma criativa.

Leia também: Ano Novo, Novo Idioma: por que aprender inglês é a meta de muitos brasileiros?

Práticas educativas envolventes também são enfatizadas no tema de pesquisa, que é Hamlet, de William Shakespeare.

Tem que haver uma mudança na forma como aprendemos e ensinamos, e este estudo examina como os alunos estão usando a tecnologia para se tornarem mais alfabetizados digitalmente.

A pesquisadora percebe que muitos estudantes, mesmo familiarizados com a tecnologia, não sabem utilizá-la a seu favor na hora de estudar, mesmo quando a tecnologia permite o acesso aos quadrinhos em inglês.

Dessa forma, incorporar quadrinhos nas aulas de inglês pode ser um substituto envolvente e frutífero, transformando as salas de aula em plataformas para aventuras literárias.

 

Fonte: Sagres On-line

 

Encontrou algum erro no artigo? Avise-nos.

Avalie a post

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *