Artigos

Como Conseguir uma Bolsa de Estudos na Austrália?

Bolsa de Estudos na Austrália

Escolhida por muitos brasileiros como novo lar, a Austrália garante praias paradisíacas, clima quente e estruturas de um país de primeiro mundo. Por conta de seu caráter internacional, com fama de receber imigrantes de todo o globo, o país da Oceania concede diversas opções para quem deseja realizar parte de seus estudos lá.

Se você está considerando sair do Brasil para cursar a graduação ou até mesmo a pós-graduação, comparado a países como a Inglaterra e os Estados Unidos, as bolsas de estudos na Austrália são oferecidas em maior número, justamente por conta do incentivo do governo a esse caráter multicultural.

Confira quais são os formatos disponibilizados de bolsa de estudos na Austrália e como você pode aplicar para algumas das principais universidades do país. Boa leitura!

Bolsa de Estudos na Austrália

Formatos de bolsas de estudos na Austrália

Antes de ir atrás da sua bolsa de estudos na Austrália, é preciso saber qual categoria do benefício se encaixa melhor com o seu perfil, visto que algumas bolsas são mais difíceis de conseguir do que outras.

Bolsa por mérito do aluno

Esse formato de bolsa é concedido pela grande maioria das universidades, porém, é o mais difícil de ser conquistado. As instituições buscam por alunos que possam fazer diferença em seu campo, no âmbito das pesquisas e no destaque da área de estudo.

Por conta disso, a partir de uma seleção entre os nomes que realizaram a inscrição no período, as universidades premiaram com uma bolsa integral aqueles estudantes que demonstraram um desempenho fora da curva.

Excelentes notas no ensino médio, demonstração de interesse por pautas globais, participação em atividades extracurriculares e proatividade aliada a curiosidade são alguns dos itens que fazem do aluno um bolsista.

A missão para conquistar essa categoria de bolsa de estudos na Austrália é complicada até para um local, mas se você cumpre os requisitos, não deixe de tentar.

Bolsas concedidas através de programas

Mais comumente ofertados em países da Europa, os programas para concessão de bolsas a estrangeiros também estão presentes em bom número na Austrália.

Organizados por universidades, cidades ou estados, esse formato de bolsa visa atrair estrangeiros para cursos e localizações específicas, com a missão de se realizar um intercâmbio cultural e contribuir para o desenvolvimento de países desfavorecidos.

Programas de bolsa de estudos na Austrália

Confira alguns programas de bolsas de estudos desenvolvidos por universidades e pelo governo australiano.

Universidade de Sydney

Com excelente colocação no ranking de melhores faculdades do mundo, a universidade de Sydney é considerada por muitos a melhor da Austrália.

O programa para bolsistas da instituição, garante um auxílio de 40 mil dólares para cobrir os custos com o primeiro ano da formação de estudantes de cursos de graduação ou mestrado. Para se candidatar basta realizar sua inscrição na faculdade e selecionar que deseja participar do processo seletivo para ser um bolsista.

O processo de avaliação considera o seu desempenho acadêmico. E, apesar de não poder ser renovada para os anos subsequentes do curso, contar com esse auxílio em seu primeiro ano na Austrália é fundamental para se ter tempo de se planejar e arrumar um emprego, conseguindo pagar as demais taxas.

Universidade de Adelaide

Localizada no Sul do país, a Universidade de Adelaide também possui o seu programa próprio para a concessão de bolsas a estrangeiros, chamado University of Adelaide Research Scholarships. Esse programa de bolsa na Austrália é compatível com aqueles que desejam realizar uma pós-graduação na instituição.

A bolsa é concedida para alunos que desejam realizar um mestrado ou doutorado na universidade. A escolha dos beneficiados é feita a partir dos projetos de pesquisa e incluem a cobertura dos gastos com o curso e do seguro saúde.

Destination Australia Program (DAP)

Criado pelo governo da Austrália, o DAP, firma parceria com instituições de ensino qualificadas para financiar bolsas de estudantes internacionais e nacionais.

Para se candidatar é necessário verificar uma instituição parceira no site do programa e procurar informações sobre a bolsa diretamente com ela. O benefício para os alunos escolhidos é de 15 mil dólares australianos por, a serem utilizados no pagamento do curso e demais despesas.

Entre os formatos de cursos disponibilizados pelas instituições parceiras estão o ensino técnico, bacharelados, mestrado e doutorado.

Requisitos para se candidatar a uma bolsa na Austrália

Para conseguir uma vaga como bolsista na Austrália independente do formato da bolsa, você precisará possuir alguns pré-requisitos a serem enviados para a universidade. Confira quais são eles e já se programe:

  • Histórico escolar;
  • Certificado de conclusão do ensino médio;
  • Currículo (para cursos de pós-graduação);
  • Proposta de pesquisa (para cursos de pós-graduação);
  • Diploma universitário (para cursos de pós-graduação);
  • Comprovação de proficiência em inglês.

Certamente concorrer a uma bolsa na Austrália requer alguns requisitos que você já adquiriu durante a sua vida estudantil, porém sem a proficiência na língua inglesa de nada vai adiantar ter sido um aluno exemplar.

Por conta de sua ligação com a Inglaterra, o exame mais aceito pelas universidades australianas é o IELTS. Uma excelente forma de se preparar para essa prova é realizando um simulado IELTS gratuito, através dele você descobrirá quais são os seus pontos fracos com a língua, tendo a possibilidade de estudar conforme suas reais necessidades.

Permanecendo na Austrália após os estudos

O foco da maioria das bolsas de estudos é te dar uma oportunidade de incluir em seu currículo uma formação internacional a ser aplicada no Brasil, tanto que o visto concedido a bolsistas – visto de estudante – expira após o término do curso.

Porém, como acontece com muitas pessoas, você pode acabar se apaixonando pela Austrália e deseja fixar moradia no país. A maneira mais prática de conseguir isso é através de uma vaga de trabalho.

A Austrália concede visto de trabalho para aqueles cuja empresa demonstra interesse em manter a pessoa como empregada. Ou seja, não é você que tem de dar entrada no visto, mas sim seu empregador.

Para isso acontecer é necessário demonstrar muita dedicação e qualidades que vão fazer a empresa querer continuar contando com o seu serviço.

E aí, pronto para conquistar sua bolsa de estudos na Austrália?

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *