Canada

Como Conseguir Bolsa de Estudos no Canadá para Brasileiros

Bolsa de Estudos no Canadá

Já imaginou ser um bolsista no Canadá? Com um dos melhores IDHs do mundo, o país da América do Norte garante aos seus cidadãos extrema qualidade de vida e muito respeito aos imigrantes, por conta da pluralidade cultural existente em seus territórios.

Confira quais são as opções disponíveis de bolsas de estudos no Canadá para brasileiros e como você pode acessá-las. Boa leitura!

Formatos de bolsas de estudos no Canadá

Entrar na faculdade como bolsista é em muitos casos a única possibilidade de brasileiros estudarem no exterior, por conta dos altos custos com a própria instituição e com despesas do dia-a-dia.

Bolsa de Estudos no Canadá

O primeiro passo para conseguir essa bolsa é saber qual formato de benefício se encaixa melhor na sua situação e te dará maior chance de aprovação. Confira quais são os formatos de bolsas de estudos disponíveis no Canadá.

Bolsa por mérito do aluno

Nesse formato de bolsa, as instituições buscam por alunos que possam fazer diferença em seu campus no âmbito das pesquisas e no destaque da área de estudo.

Por conta disso, a partir de uma seleção entre os nomes que realizaram a inscrição no período, as universidades premiaram com uma bolsa integral aqueles estudantes que demonstraram um desempenho fora da curva.

Excelentes notas no ensino médio, demonstração de interesse por pautas globais, participação em atividades extracurriculares e proatividade aliada a curiosidade são alguns dos itens que fazem do aluno um bolsista.

Bolsa para esportistas

Um diferencial do sistema de educação superior do Canadá dos EUA é sua cultura voltada ao esporte. Diversas instituições possuem em seus campus uma estrutura pronta para treinar e capacitar esportistas que após a faculdade se tornarão profissionais no esporte praticado.

Esse formato de bolsa costuma cobrir além dos custos com o curso, o alojamento a alimentação, um auxílio de custo para demais atividades e viagens para competições.

Se você compete de forma amadora em algum esporte no Brasil – esse detalhe é importante, são elegíveis para a bolsa somente esportista não profissionais – considere aplicar para esse formato de bolsa, baseado no número de instituições que a oferecem e no seu grau de treinamento, conquistá-la pode não ser uma tarefa tão difícil.

Caso você deseje aplicar para uma bolsa esportiva, você deve procurar uma instituição que possua uma equipe do seu esporte e fazer aplicação diretamente pelo técnico. Os técnicos ficam encarregados de distribuir as bolsas disponíveis aos potenciais alunos que demonstram melhores qualidades desportivas e comprometimento com os estudos.

Bolsas concedidas através de programas

Mais comumente ofertados em países da Europa, os programas para concessão de bolsas a estrangeiros também estão presentes no Canadá.

Organizados por universidades, cidades ou estados, esse formato de bolsa visa atrair estrangeiros para cursos e localizações específicas, com a missão de se realizar um intercâmbio cultural e contribuir para o desenvolvimento de países desfavorecidos.

Programas de bolsas de estudos canadenses

Confira alguns programas ofertados por universidades canadenses com foco em atrair estudantes estrangeiros.

Winnipeg President’s Scholarships for World Leaders

Com mais de 1000 alunos estrangeiros de 75 nacionalidades diferentes, a University of Winnipeg possui um programa para a formação de líderes mundiais. A bolsa é concedida a 53 alunos por ano.

Uma das vantagens do benefício é que ele pode ser utilizado em qualquer um dos cursos, da graduação até o mestrado, desde que seja a primeira vez do candidato cursando uma das divisões de ensino.

Entre os pré-requisitos estão o aproveitamento de 80% no histórico escolar e demonstração de qualidade de liderança excepcional.

York University

Localizadas em Toronto, a York University possui alguns programas de bolsas de estudo no Canadá exclusiva para estudantes estrangeiros. Para conseguir os benefícios, não é necessária nenhuma aplicação diferenciada, os alunos são escolhidos conforme suas aptidões apresentadas no momento da inscrição.

Entre essas bolsas está a International Entrance Scholarship of Distinction, que concede 140 mil dólares a serem utilizados durante os 4 anos de uma graduação, sendo o mantimento de boas notas uma das regras para a renovação anual.

Lester B. Person International Student Scholarship

Considerada a melhor instituição do Canadá, a University of Toronto também possui seu próprio programa para atrair estudantes internacionais que apresentam desempenho notório.

As bolsas Lester B. Person cobrem custos com as mensalidades, livros e demais taxas além de oferecer suporte total de residência por 4 anos. O benefício é concedido a cerca de 37 estudantes anualmente e a decisão dos premiados ocorre conforme a demonstração de destaque do estudante em sua escola e na sociedade.

Para se inscrever nesse formato de bolsas de estudos no Canadá, você deve ser indicado por sua própria escola, caso a indicação seja aceita você deverá preencher um formulário para continuar no processo.

Entre os pré-requisitos para concorrer a bolsa, está a necessidade de ainda estar cursando o ensino médio.

International Major Entrance Scholarship

A University of British Columbia concede bolsas de estudos para alunos que se inscrevem de maneira regular na universidade, mas que contém desempenho escolar acima da média.

Para se candidatar a bolsa você deve estar se candidatando para sua primeira graduação, demonstrar promessa intelectual, ou seja, ser um prodígio tanto na área escolhida quanto perante a pautas da sociedade.

Lembre-se de atestar sua proficiência no inglês

Como você percebeu, conseguir uma bolsa de estudos no Canadá não é tarefa fácil. A maioria das universidades concede bolsas de graduação somente a alunos que podem trazer algum resultado futuro, como grandes pesquisas ou que possam se tornar um grande nome na área.

Se você cumpre os requisitos necessários aos programas, é importante não se esquecer do inglês. Sem a proficiência na língua você não será considerado para uma vaga.

No Canadá o exame mais aceito é o TOEFL, mas as universidades consideram outros também como o IELTS e o PTE Academic. Uma excelente forma de se preparar para atingir uma boa nota em um dos exames, é realizado um simulado IELTS gratuito.

A partir do simulado, você saberá quais são as suas maiores dificuldades com a língua e onde os seus estudos devem focar.

E aí, pronto para conquistar uma bolsa de estudos no Canadá?

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *