Artigos

Celpip simulado

celpip-simulado

tttVocê quer se mudar para o Canadá?

Se for esse o caso, é hora de se preparar para o CELPIP (Canadian English Language Proficiency Index Program), que é o Programa de Índice de Proficiência na Língua Inglesa Canadense.

Somente aqueles que desejam morar e trabalhar no Canadá podem fazer o teste.

O CELPIP é um dos principais testes para obtenção da cidadania canadense e residência permanente, apesar de existirem outros testes de proficiência no país.

Você quer saber mais sobre o CELPIP?

Conhece o simulado para esse teste?

No artigo de hoje, vamos tirar suas dúvidas sobre tudo isso e muito mais!

Antes de tudo, quais os testes de proficiência em idioma para o Canadá?

Se for usado o processo de imigração para o Canadá via Express Entry, é obrigatório a comprovação da proficiência em uma das duas línguas oficiais do Canadá, inglês ou francês.

No caso as opções de testes admitidos pela imigração do Canadá (Immigration, Refugees and Citizenship Canada, IRCC) para a língua inglesa são:

  • Canadian English Language Proficiency Index Program (CELPIP): a Paragon Testing Enterprises Inc., que é uma organização que faz parte da Universidade da Colúmbia Britânica administra este teste.
  • International English Language Testing System (IELTS): a Cambridge Assessment English, International Development Program (IDP) Australia e British Council são responsáveis por administrar este teste.

O que é o CELPIP?

O CELPIP (Canadian English Language Proficiency Index Program) consiste em um exame que avalia o seu nível de inglês, semelhante ao IELTS e o TOEFL.

Esse exame de proficiência leva em conta as habilidades para o cotidiano de apreensão e expressão do candidato.

São 4 habilidades avaliadas:

  • Listening
  • Reading
  • Writing
  • Speaking

Ok, mas qual a função desse teste?

Há muitas utilidades para esse teste, por exemplo, o CELPIP permite que um estrangeiro consiga imigrar para o Canadá, se cadastrar em cursos no exterior, especialmente no Canadá, e ter uma certificação profissional.

Como funciona o CELPIP?

A CELPIP oferece dois tipos de avaliações: geral e geral LS (Listening and Speaking).

O objetivo em ambos os casos é entender o inglês canadense, bem como aprender sotaques e expressões.

Muitas organizações profissionais, faculdades, universidades, governos e empregadores aceitam os testes.

CELPIP General

No CELPIP General é levado em conta competências como listening (ouvir), reading (leitura), writing (escrita) e speaking (falar), tendo um tempo para realizar a prova de 3 horas.

Se você deseja imigrar para o Canadá independente que o objetivo seja estudar ou viver permanentemente, saiba que o CELPIP General é o mais recomendável.

É interessante destacar também que para fazer o CELPIP General é necessário desembolsar 280 CAD com o acréscimo de impostos (algo em torno de 1189 reais).

No entanto, vale muito a pena especialmente em razão de que o resultado que você conseguir permite ser usado para o programa de residência permanente (Express Entry) e em certas universidades canadenses.

celpip-simulado

CELPIP General LS

O CELPIP General LS é um teste que considera as pontuações em 2 habilidades: listening (ouvir) e speaking (falar).

Aqueles que têm a vontade de ter uma cidadania canadense e possuem idade entre 14 e 64 anos, o CELPIP General LS é perfeito para conseguir essa tão sonhada cidadania.

Ok, mas qual é a duração média para fazer essa prova?

É estipulado que um candidato leva o tempo médio de 75 minutos para concluir esse teste.

Certo, mas qual é o valor para fazer o CELPIP General LS?

Normalmente o custo para prestar para essa prova é de 180 CAD com impostos (cerca de 965,50 reais).

Já ouviu falar do CELPIP simulado?

O CELPIP disponibiliza um simulado neste link, que pode ser usado como exercício prático:

O CELPIP simulado é importante porque auxilia na trindade de um teste, ou seja, conhecimento, tranquilidade e confiança.

Em termos de conhecimento, ajuda porque as simulações fornecem dados sobre seu desempenho em cada disciplina, o que é uma informação crucial para planejar uma estratégia de estudos para o CELPIP.

Os benefícios da simulação em termos de tranquilidade e confiança são indiretos, mas não menos significativos. Isso quer dizer que ao fazer uma simulação, você terá uma noção de como se sentiria se estivesse fazendo o exame de proficiência em inglês.

Além disso, a simulação permite que você coloque algumas ações à prova e, mais importante, ajuda a gerenciar o tempo.

Não tenho certeza da sua situação, mas existem dois tipos de pessoas que realmente precisam da simulação em termos de tempo: as que não conseguem terminar o exame no tempo previsto e as que não podem ficar no teste por mais de duas ou três horas porque ficam impacientes.

A simulação auxilia na calibração disso!

Naturalmente, depois de calibrar essa questão, no dia de fazer para valer o exame de proficiência você terá mais chance de cometer menos erros, além de que você estará em um estado de mais concentração.

Outra formas para se preparar para o CELPIP

Organizamos uma sequência de conselhos para ajudá-lo a descobrir como se preparar para o CELPIP.

1. Faça um planejamento de estudo para cada etapa do exame

Antes de tudo, você tem que traçar um programa de estudo.

É indispensável contar com um programa de estudo para você conseguir ter dias e horários para estudar os conteúdos exigidos pelo CELPIP.

2. Treine a gramática

O CELPIP exige conhecer muitas regras ligadas à língua inglesa para responder às questões.

Porém, não esquenta muita a cabeça com essa situação, de forma alguma você precisa saber toda a gramática da língua inglesa, você tem que se focar em assuntos essenciais, por exemplo:

  • Tempos verbais
  • Conjunções
  • Prefixos
  • Sufixos
  • Grupos nominais
  • Artigos
  • Substantivos
  • Adjetivos
  • Flexão em grau do adjetivo
  • Pronomes pessoais e possessivos

3. Converse e escreva em inglês

Busque exercitar a fala e a escrita em inglês das palavras que você possui dificuldade, porque o teste tem questões de interpretação de texto.

Assim como o teste exige saber bem interpretação de texto, a habilidade de ouvir e captar a língua inglesa do mesmo modo é cobrado pelo teste.

Portanto, é recomendável contar com alguém para se comunicar em inglês para que você consiga colocar em prática a conversação.

4. Ouça, assista e leia conteúdos em inglês

Se você quer ter um bom resultado no CELPIP é bom que sua sede por tudo que vem da língua inglesa não pare.

Por esse motivo, consuma conteúdos em inglês como:

  • Filmes e séries
  • Livros
  • Podcasters
  • Músicas
  • Histórias em quadrinhos

No caso de filmes e séries, fique bem atento nas pronúncias, ao fazer isso você melhora o seu listening (capacidade de ouvir e entender).

5. Acompanhe notícias e atualidades

Não abra mão de estar informado das principais do mundo, por isso consumo diariamente notícias dos veículos de notícias mais prestigiados.

Se possível consuma essas notícias em inglês, dessa forma você já aproveita e treina a leitura em inglês e fica por dentro das expressões idiomáticas.

Gostou do artigo?

Confira outros conteúdos como esse no nosso blog

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.