O Canadian English Language Proficiency Index Program, ou simplesmente CELPIP, é um teste de proficiência do Canadá.
Ele é usado para medir as principais habilidades linguísticas na língua nativa daquele país.
Muito utilizado como atestado do nível do inglês canadense, você pode utilizá-lo para alguns fins específicos.
Em geral, serve para certificação profissional e para conseguir cidadania ou imigrar para o Canadá. Desse modo, ele é a ferramenta necessária que fará a diferença para que alcance seus objetivos.
Para que possamos focalizar sua aplicação, e como alcançar os melhores resultados, vou apresentar uma série de informações e dicas importantes abaixo.
HABILIDADES TESTADAS DURANTE O CELPIP
São quatro as habilidades linguísticas que podem ser testadas durante a aplicação do CELPIP. Portanto, no formato integral do exame você precisa desenvolver amplamente seu conhecimento da língua, como se verifica:
• Reading – testa a habilidade de leitura e compreensão de textos, normalmente se servindo de questões de múltipla escolha;
• Writing – testa a habilidade de produzir textos escritos no inglês canadense, normalmente através de textos para comunicação pessoal (e-mail etc.) e perguntas dissertativas;
• Listening – testa a habilidade de compreensão oral, normalmente utilizando conversações do dia-a-dia e de também de situações específicas (pedindo informações, debates etc.); e
• Speaking – testa a habilidade de conversação, normalmente através de situações em que você será instado a produzir textos de comunicação pessoal.
Como se vê, são duas habilidades voltadas para a habilidade de escrita e duas para a habilidade oral. Portanto, para preencher a todas, você precisa adotar uma abordagem de estudo abrangente que não deixa nenhuma dessas habilidades menosprezada.
FORMATO DOS TESTES
Conforme aprendemos acima, o CELPIP se organiza pelas habilidades que procura testar.
Você pode optar por duas modalidades de teste: o General, amplo, abrange todas as quatro habilidades linguísticas, e o General LS, avalia apenas duas das habilidades – o listening e o speaking.
A duração total do CELPIP General é de 3.30 a 4 horas. Portanto, a duração do CELPIP General LS abarca a metade desse tempo.
Há um tempo limite para cada uma das habilidades, de acordo com as exigências do teste. De acordo com a modalidade de teste escolhido é que se define sua utilização.
Por exemplo, o General LS só te será útil, caso esteja em busca da cidadania canadense.
Para outras finalidades, você terá que fazer o General.
Uma vez que o tipo de teste está ligado diretamente ao seu objetivo, efetue a preparação também seguindo uma meta específica. Ou seja, com pretensão à cidadania, foque nas habilidades orais.
Para os demais objetivos, o foco é o desenvolvimento de todas as habilidades.
Quero me preparar para o CELPIP!
Clique para falar com nosso preparador
APRESENTAÇÃO E ESPECIFICAÇÕES DO CELPIP
O exame é realizado em computador. Todavia, é aplicado apenas nos seguintes países: China, Emirados Árabes, Índia, Filipinas, Estados Unidos e Canadá. Então, há uma restrição geográfica que deve ser levada em conta quando se intenta fazer o teste.
Apesar de ideal para brasileiros que residam no Canadá – e nos demais países citados – se você reside no Brasil já considere este fator antes de iniciar a preparação.
Esta restrição leva algumas pessoas a optarem pelo IELTS, bem como à maior abrangência, como você pode observar em seguida.
CELPIP OU IELTS?
A dúvida acima, obviamente, permeia sua cabeça, caso você pretenda imigrar ou conseguir cidadania canadense.
Para os demais casos, em que o objetivo é a mudança para outro país de língua inglesa, o IELTS parece uma opção mais vantajosa.
Para você que está na dúvida e precisa decidir rapidamente, segue algumas dicas.
Primeiro, avalie a instituição (universidade/college) que aplica o exame e verifique, por exemplo, métodos e performances já alcançadas.
Em seguida, verifique quais os recursos que estão disponíveis para sua preparação – ofertas de cursos, materiais didáticos de apoio etc. Também, uma ideia sempre válida consiste em fazer simulados de ambas as provas, a fim de verificar como vai se sair em cada uma.
Por fim, mas com certeza o primeiro fator a se observar, tenha plena certeza de que a realização do exame vai lhe propiciar o objetivo almejado. Isso porque toda a base da participação do exame é exatamente com vistas a um resultado que não deve ser frustrado.
PREPARAÇÃO PARA A PROVA
Você já definiu suas metas e decidiu pelo CELPIP. Assim, avaliou as vantagens e desvantagens da realização do teste, e entendeu que precisa aceitar o desafio para alcançar seus objetivos. Certamente, foi um passo importante – apesar de nem sempre ser fácil. No entanto, nada se consegue apenas com um primeiro passo. É preciso prosseguir. E os naturais próximos passos diz respeito à preparação.
Uma vez que você já se decidiu pelo CELPIP, é hora de conhecer profundamente o exame, o que normalmente ele cobra de conteúdo e como adquirir as habilidades necessárias.
Para tanto, o ideal é se apoiar num programa de estudos previamente elaborado para a aquisição adequada das habilidades demandadas. Contar com uma equipe profissional faz toda a diferença, uma vez que a exploração do conteúdo com o devido recorte para o exame.
Em outras palavras, ao estudar os conteúdos tenha em mente como eles serão explorados e cobrados durante o exame.
DICAS DE ESTUDOS E ACOMPANHAMENTO
Para finalizar, vamos apresentar algumas dicas básicas de estudo:
• Escolha um espaço apropriado para estudar – prepare um cômodo da casa onde possa se concentrar inteiramente no conteúdo;
• Estabeleça e siga uma rotina de estudos – organize sua agenda para estudar com disciplina;
• Supere seus pontos fracos – ou seja, quando algum tema parecer mais difícil, foque nele até dominá-lo, não o contorne nem seja indiferente a eles;
• Selecione materiais didáticos de qualidade – pois o material selecionado para os estudos é a base para os resultados que se pode alcançar;
• Utilize métodos com eficácia comprovada – assim como o material didático, a metodologia define o tamanho do seu sucesso. Portanto, utilize uma que já tenha demonstrado sucesso;
• Encontre suporte – outro fator que faz toda a diferença para o sucesso é contar com a contribuição de uma boa equipe profissional que possa elaborar um programa de estudos adequado e personalizado ao seu perfil.