Imigração Canadense

CELPIP – Prepare-se Para o Teste de Proficiência Canadense!

O Canadian English Language Proficiency Index Program, ou simplesmente CELPIP, é um teste de proficiência do Canadá, instrumento através do qual são medidas as principais habilidades linguísticas na língua nativa daquele país.

Amplamente utilizado como atestado do nível do inglês canadense, você pode utilizá-lo para alguns fins específicos. Normalmente, serve para certificação profissional e para conseguir cidadania ou imigrar para o Canadá. Desse modo, ele é a ferramenta necessária que fará a diferença para que alcance seus objetivos. Para que possamos focalizar sua aplicação, e como alcançar os melhores resultados, vou apresentar uma série de informações e dicas importantes abaixo.

HABILIDADES TESTADAS DURANTE O CELPIP

São quatro as habilidades linguísticas que podem ser testadas durante a aplicação do CELPIP. Portanto, no formato integral do exame você precisa desenvolver amplamente seu conhecimento da língua, como se verifica:

• Reading – testa a habilidade de leitura e compreensão de textos, normalmente se servindo de questões de múltipla escolha;
• Writing – testa a habilidade de produzir textos escritos no inglês canadense, normalmente através de textos para comunicação pessoal (e-mail etc.) e perguntas dissertativas;
• Listening – testa a habilidade de compreensão oral, normalmente utilizando conversações do dia-a-dia e de também de situações específicas (pedindo informações, debates etc.); e
• Speaking – testa a habilidade de conversação, normalmente através de situações em que você será instado a produzir textos de comunicação pessoal.

Como se vê, são duas habilidades voltadas para a habilidade de escrita e duas para a habilidade oral. Portanto, para preencher a todas, você precisa adotar uma abordagem de estudo abrangente que não deixa nenhuma dessas habilidades menosprezada.

FORMATO DOS TESTES

Conforme aprendemos acima, o CELPIP se organiza pelas habilidades que procura testar. Você pode optar por duas modalidades de teste: o General, amplo, abrange todas as quatro habilidades linguísticas, e o General LS, avalia apenas duas das habilidades – o listening e o speaking.

Celpip
A duração total do CELPIP General é de 3.30 a 4 horas. Portanto, a duração do CELPIP General LS abarca a metade desse tempo. Há um tempo limite para cada uma das habilidades, de acordo com as exigências do teste. De acordo com a modalidade de teste escolhido é que se define sua utilização. Por exemplo, o General LS só te será útil, caso esteja em busca da cidadania canadense. Para outras finalidades, você terá que fazer o General.

Uma vez que o tipo de teste se associa diretamente ao seu objetivo, efetue a preparação também seguindo uma meta específica. Ou seja, com pretensão à cidadania, foque nas habilidades orais. Para os demais objetivos, o foco é o desenvolvimento de todas as habilidades.

APRESENTAÇÃO E ESPECIFICAÇÕES DO CELPIP

O exame é realizado em computador. Todavia, é aplicado apenas nos seguintes países: China, Emirados Árabes, Índia, Filipinas, Estados Unidos e Canadá. Por consequência, há uma restrição geográfica que deve ser levada em conta quando se intenta fazer o teste.

Apesar de ideal para brasileiros que residam no Canadá – e nos demais países citados – se você reside no Brasil já considere este fator antes de iniciar a preparação. Esta restrição leva algumas pessoas a optarem pelo IELTS, bem como à maior abrangência, como você pode observar em seguida.

CELPIP OU IELTS?

A dúvida acima, obviamente, permeia sua cabeça, caso você pretenda imigrar ou conseguir cidadania canadense. Para os demais casos, em que o objetivo é a mudança para outro país de língua inglesa, o IELTS parece uma opção mais vantajosa.

Para você que está na dúvida e precisa decidir rapidamente, segue algumas dicas. Primeiramente, avalie a instituição (universidade/college) que aplica o exame e verifique, por exemplo, métodos e performances já alcançadas. Em seguida, verifique quais os recursos que estão disponíveis para sua preparação – ofertas de cursos, materiais didáticos de apoio etc. Também, uma ideia sempre válida consiste em fazer simulados de ambas as provas, a fim de verificar como vai se sair em cada uma.

Por fim, mas com certeza o primeiro fator a se observar, tenha plena certeza de que a realização do exame vai lhe propiciar o objetivo almejado. Isso porque toda a base da participação do exame é exatamente com vistas a um resultado que não deve ser frustrado.

PREPARAÇÃO PARA A PROVA

Você já definiu suas metas e decidiu pelo CELPIP. Assim, avaliou as vantagens e desvantagens da realização do teste, e entendeu que precisa aceitar o desafio para alcançar seus objetivos. Certamente, foi um passo importante – apesar de nem sempre ser fácil. No entanto, nada se consegue apenas com um primeiro passo. É preciso prosseguir. E os naturais próximos passos diz respeito à preparação.

Celpip Brasil

Uma vez que você já se decidiu pelo CELPIP, é hora de conhecer profundamente o exame, o que normalmente ele cobra de conteúdo e como adquirir as habilidades necessárias. Para tanto, o ideal é se apoiar num programa de estudos previamente elaborado para a aquisição adequada das habilidades demandadas. Contar com uma equipe profissional faz toda a diferença, uma vez que a exploração do conteúdo com o devido recorte para o exame.

Em outras palavras, ao estudar os conteúdos tenha em mente como eles serão explorados e cobrados durante o exame.

DICAS DE ESTUDOS E ACOMPANHAMENTO

Para finalizar, vamos apresentar algumas dicas básicas de estudo:
• Escolha um espaço apropriado para estudar – prepare um cômodo da casa onde possa se concentrar inteiramente no conteúdo;
• Estabeleça e siga uma rotina de estudos – organize sua agenda para estudar com disciplina;
• Supere seus pontos fracos – ou seja, quando algum tema parecer mais difícil, foque nele até dominá-lo, não o contorne nem seja indiferente a eles;
• Selecione materiais didáticos de qualidade – pois o material selecionado para os estudos é a base para os resultados que se pode alcançar;
• Utilize métodos com eficácia comprovada – assim como o material didático, a metodologia define o tamanho do seu sucesso. Portanto, utilize uma que já tenha demonstrado sucesso;
• Encontre suporte – outro fator que faz toda a diferença para o sucesso é contar com a contribuição de uma boa equipe profissional que possa elaborar um programa de estudos adequado e personalizado ao seu perfil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *