Artigos

Tudo sobre community colleges

community-colleges

Se você já olhou para o ensino de graduação no exterior, principalmente nos Estados Unidos, você definitivamente se deparou com o conceito de uma community college.

São instituições de ensino nos Estados Unidos que não possuem equivalente brasileiro.

Enfim, confira abaixo tudo sobre community colleges.

Vamos lá?

O que são community colleges?

Nos Estados Unidos, o college é o que chamamos de “faculdade” aqui no Brasil, que se refere a uma instituição educacional ou a uma divisão de uma universidade que oferece cursos de graduação.

E, as faculdades comunitárias (community colleges) são faculdades públicas que oferecem cursos de dois anos em uma ampla gama de assuntos.

Os cursos que eles oferecem são chamados de “associate degree” e não são equivalentes a um bacharelado no Brasil ou a uma graduação nos Estados Unidos. No entanto, eles têm uma série de vantagens.

A primeira é que o processo de admissão é muito menos competitivo do que o das instituições, principalmente as mais prestigiadas do país.

Além disso, os custos das mensalidades são significativamente mais baixos!

Conforme a Associação Americana de community colleges, a educação em faculdades comunitárias é mais de 60% mais barata do que a educação universitária tradicional.

E a melhor parte é que você pode solicitar uma transferência para uma universidade ou faculdade típica nos Estados Unidos quando concluir seu diploma de associado.

Nessa situação, os cursos de graduação que você fez já contam como créditos universitários.

Como resultado, você só precisa estudar (e passar) mais dois ou três anos em uma faculdade típica para concluir seu curso.

Preço

A faculdade comunitária financiada publicamente não é gratuita e funciona da mesma maneira que o restante do ensino superior.

Como resultado, é substancialmente mais barato do que uma faculdade ou universidade típica, que é um de seus principais objetivos.

Frequentar uma faculdade comunitária antes de se transferir para uma universidade de quatro anos é uma maneira eficaz de economizar dinheiro nos Estados Unidos.

De US $ 30.000 a US $ 100.000 podem ser economizados frequentando a faculdade comunitária, dependendo dos seus custos.

A mensalidade média anual em uma faculdade comunitária é de US$ 3.347, de acordo com a American Community College Association, em comparação com a média de US$ 9.139 de uma universidade.

Processo seletivo

Muito mais do que o custo e do fato de terem mais campi em todo o país, outra vantagem das community colleges é que elas têm um processo de admissão menos rígido do que as universidades.

Os estudantes internacionais se beneficiam disso, pois são mais propensos a passar e podem se preparar melhor para a vida acadêmica fora de seu país de origem.

Isso implica que, se você não se sentir pronto para se inscrever em uma universidade agora, seja porque não atende aos padrões acadêmicos ou porque não atendeu aos requisitos de proficiência em inglês, você pode se inscrever primeiro em uma faculdade comunitária.

Algumas community colleges até oferecem aulas de preparação para línguas estrangeiras.

Apesar de sua popularidade entre os jovens estudantes, os community colleges também são opções viáveis para aqueles que se formaram no ensino médio.

Como os alunos mais velhos têm mais dificuldade em ser admitidos diretamente em grandes instituições, o diploma 2+2 oferecido pelas community colleges é uma excelente alternativa.

Visto

Se você é um estadunidense (ou não é da América do Norte) e deseja estudar em uma faculdade comunitária, solicite um visto de estudante F1.

Essa opção é para estrangeiros que pretendem se matricular em uma instituição acadêmica, segundo a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

O documento é válido por um ano e pode ser renovado na instituição de ensino de escolha do aluno.

community-colleges

Transferência

A princípio, para os estudantes que desejam continuar seus estudos além dos primeiros dois anos de uma universidade de quatro anos, é necessário um diploma de associado.

Este certificado permite que os alunos continuem seus estudos em uma universidade parceira que utiliza os componentes curriculares dos community colleges para obter um diploma de bacharel.

O aluno quase sempre pode se transferir para o segundo ou terceiro ano de um curso de graduação em uma universidade americana, fazendo uso das disciplinas que já concluiu durante dois anos na faculdade comunitária.

Enfim, dependendo do curso, um diploma de bacharel pode ser obtido em apenas dois ou três anos adicionais de estudo.

Diferença entre as community colleges e as universidades

As universidades, ao contrário das faculdades comunitárias, são instituições maiores de ensino superior que concedem graus como bacharelado, mestrado e doutorado.

Os Associate Degrees (diploma de associado) têm duração de dois anos, mas os diplomas têm duração de quatro ou cinco anos.

Nos Estados Unidos, todas as universidades tradicionais, sejam públicas ou privadas, são pagas.

As universidades, organizadas em faculdades e escolas acadêmicas, oferecem vários cursos e áreas de estudo.

Por isso, você tem mais flexibilidade para mudar de curso ao longo do caminho e também pode participar de aulas multidisciplinares para obter toda a experiência acadêmica.

As community colleges, por outro lado, oferecem ambientes menores que geralmente são mais amigáveis.

Os professores podem dedicar maior atenção a todos os alunos, tirando dúvidas e auxiliando-os em atividades específicas, pois as salas de aula são pequenas e com poucos alunos.

Por causa do enorme número de alunos, isso não é particularmente típico em faculdades maiores.

Vale a pena a community colleges?

As community colleges e as universidades também são duas ótimas formas para conseguir uma formação de ensino superior

No entanto, entre as escolhas das duas, tudo será determinado pelo seu orçamento, ambições de carreira e estágio de vida, etc.

Primeiro, se você quer entrar em uma universidade nos Estados Unidos, consegue ser uma interessante alternativa se você tiver os fundos necessários para a entrada rápida na universidade.

As community colleges são a melhor alternativa para você se quiser se preparar um pouco mais antes de iniciar um bacharelado ou se precisar de uma opção mais barata.

Dessa forma, se você é um estudante pode economizar muito dinheiro frequentando uma faculdade comunitária por dois anos.

Você não será um calouro quando se transferir porque já terá uma certa quantidade de “bagagem” de créditos que lhe permitirá avançar alguns anos no seu bacharelado.

Por outro lado, podemos enxergar isso como ponto negativo já que mesmo com sua experiência em community college, você terá que passar por uma fase de transição e se adaptar a um novo ambiente ao se transferir para a universidade.

Ao mesmo tempo, em que se você optar pelas community colleges pegar o curso em andamento e deve se adaptar a uma cultura acadêmica diferente, além das diversas aulas e abordagens.

Por fim, o que achou do conteúdo de hoje?

Ficou ainda com alguma dúvida?

Achou algo interessante que não conhecia?

Conte a nós, comente abaixo, afinal, a sua dúvida pode ser a mesma de outra pessoa e você pode contribuir muito.

 

 

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.