A procura por apartamentos na Austrália pode ser muito burocrática, e isso é verdade independentemente se a pessoa está indo para lá para um intercâmbio de longo prazo ou para morar lá permanentemente.
Um grande número de pessoas prefere morar em apartamentos ou casas compartilhadas.
Outros já decidiram que preferem procurar um espaço pequeno para chamar de seu.
Por isso, compilamos algumas dicas para você sobre como alugar um apartamento na Austrália.
Boa leitura!
Antes de tudo, a importância de se programar para alugar um apartamento no Austrália
É essencial que você estabeleça objetivos de economia, além de garantir dinheiro para o aluguel e outras despesas mensais.
Com isso, você poderá constituir um fundo pessoal para garantir o pagamento de despesas não previstas no orçamento.
Por exemplo, um conserto de carro pode se enquadrar nessa categoria.
Como você pode usar essa reserva de caixa para comprar móveis ou itens que serão usados em sua casa ou empresa, ela também pode se tornar extremamente útil antes mesmo de você se mudar para o novo imóvel e começar a se instalar nele.
Procurando um apartamento no Austrália pela internet
Ao procurar uma casa ou apartamento para alugar, a primeira coisa que você deve fazer é decidir onde gostaria de morar.
Nessa abordagem, você deve procurar bairros com os quais se identifica e conhecer os bairros. Portanto, fique atento se há locais importantes por perto: hospitais, shoppings, farmácias, supermercados e escolas.
Além disso, é interessante verificar se o bairro é bem servido por transporte público, caso precise utilizá-lo.
Sua busca por uma casa ou apartamento pode começar assim que você chegar a esse ponto.
Existem vários sites que mostram casas e apartamentos para alugar. Você pode começar com eles, se quiser. Os mais proeminentes são RealEstate, Domain e Gumtree.
Ao mesmo tempo, por meio dessas plataformas você encontrará diferentes tipos de hospedagem em diferentes cidades e distritos.
Você também pode encontrar apartamentos mobiliados ou não, casas para famílias grandes e até mesmo apartamentos menores.
Pesquise muito!
Você pode até criar uma lista das características que melhor descrevem você!
Valores de apartamentos no Austrália
A princípio, o crescimento do aluguel de residências na Austrália ficou atrás do crescimento de unidades em uma base anual (7,5% contra 9,5%), indicando que muitos locatários podem estar considerando outros fatores ao escolher um local para residir.
Com um aluguel semanal médio de $ 670, Canberra continua a ser a capital mais cara para alugar uma casa. Com $ 630 por semana, Sydney vem em segundo lugar, seguida por Darwin ($ 600), Hobart ($ 540) e Brisbane ($ 530). .
A localização da propriedade e o tipo de contrato de locação que as duas partes assinaram determinarão a frequência com que o proprietário pode aumentar o aluguel do inquilino.
Por exemplo, a menos que especificado de outra forma com antecedência, os aluguéis normalmente não podem ser aumentados durante um contrato de prazo fixo.
Por outro lado, os inquilinos em arrendamentos recorrentes (às vezes referidos como arrendamentos mensais) podem ter seu aluguel aumentado a cada seis meses com aviso prévio de 60 dias do proprietário.
O máximo que pode ser justificado pelas condições de mercado é muitas vezes o limite do aumento do aluguel que um proprietário pode impor a um inquilino.
Quando há escassez de imóveis para alugar e à alta demanda por eles, os proprietários podem aumentar seus preços para obter vantagem sobre os concorrentes.
Documentos necessários para alugar apartamento no Austrália
Você precisará coletar informações pessoais e cópias da documentação de suporte depois de escolher uma casa de aluguel que atenda às suas necessidades.
Normalmente, o formulário de inscrição solicitará informações sobre seus arranjos de moradia anteriores ou histórico de aluguel, bem como suas referências pessoais e prova de identificação de rendimentos.
Você também pode optar por fornecer essas informações, mas não fazê-lo pode reduzir suas chances de encontrar uma casa para alugar.
Por fim, pode variar, então pergunte ao proprietário ou agente qual a documentação necessária.
Morando com o pet
Os animais de estimação podem desempenhar um papel significativo em sua casa.
No entanto, se você mora em um apartamento, os regulamentos sobre a posse de animais de estimação são obscuros e complicados.
Além disso, as leis variam entre os estados australianos. A lei em Nova Gales do Sul mudou recentemente.
Uma decisão do tribunal de Sydney tornou ilegal que os proprietários imponham restrições gerais à posse de animais de estimação em apartamentos ou outras propriedades de aluguel.
Contrato de locação
Um contrato de locação verbal é simplesmente o simples ato de receber dinheiro de alguém em troca do uso do espaço da propriedade.
Além disso, um contrato de locação verbal é válido, exequível e concede automaticamente ao seu inquilino o mínimo de direitos e obrigações legais (que podem não ser o que você deseja como proprietário).
Outro problema com esse tipo de acordo de aperto de mão é que ninguém está ciente dos detalhes. Muitos detalhes estão no ar.
Por exemplo:
- Com que frequência, semanal, quinzenal ou mensal, o aluguel deve ser pago?
- Como deve ser pago o aluguel?
- Por quanto tempo o inquilino pode continuar como proprietário do imóvel?
- Quem é responsável pela manutenção das instalações?
Como você pode ver, pode haver muitas consultas.
A maioria das questões não é abordada em um contrato verbal de locação, o que é arriscado tanto para você quanto para o locatário.
Exatamente por esse motivo, os profissionais quase universalmente aconselham a adoção de um contrato de locação comercial documentado.
Um contrato de locação formal tornará os termos do acordo claros, protegerá os interesses de ambas as partes e reduzirá a ambiguidade.
Para regulamentar as transações de aluguel de casas, cada estado e território australiano criou uma legislação de locação residencial.
Essas leis protegem inquilinos e proprietários.
Além disso, use um modelo que esteja em conformidade com a legislação estadual ao redigir o contrato de locação da sua casa para garantir que você esteja cumprindo a letra da lei.
Por fim, espero que tenha gostado deste conteúdo sobre mitos como alugar um apartamento na Austrália e que tenhamos ajudado você a tirar dúvidas.
Se você está na verdade se mudando para o Canadá não deixe de ler o nosso artigo sobre o mesmo assunto mas lá