Artigos

Como calcular seu score no SAT?

calculadora-sat

Tem ideia de que seu score no SAT tem um papel muito importante para entrar em uma faculdade internacional ou conseguir uma bolsa de estudo?

Não?

Sem problemas.

No artigo de hoje, vamos mostrar como calcular seu score no SAT com todos os detalhes.

Então, vamos lá!

Antes de tudo, o que é o SAT?

O Scholastic Aptitude Test (Teste de Aptidão Escolar) é uma prova tradicional dos EUA ou de outros países de língua inglesa, que se pode usar o resultado da prova para entrar em universidades ou ter uma bolsa de estudo.

Aliás, é normal que apenas as letras S-A-T sejam usadas para se referir ao teste.

Esse teste tornou-se um exame padrão exigido para admissão em quase todas as instituições de ensino superior nos Estados Unidos.

O Educational Testing Service é responsável por administrá-lo enquanto o College Board faz a divulgação do teste.

Como é a prova SAT?

Primeiro, três horas e quarenta e cinco minutos são necessários para terminar o exame SAT.

Assemelha-se quase exatamente aos nossos vestibulares brasileiros ou mesmo ao ENEM.

Há períodos de descanso para os alunos. A prova está distribuídas nos seguintes segmentos:

  • Reading (leitura e interpretação de texto): um segmento de 20 minutos e dois segmentos de 25 minutos. São 48 questões sobre interpretação e 19 questões “Complete a frase”.
  • Math (matemática): duas seções de vinte minutos cada. Há 10 respostas escritas pelos alunos para as 44 questões de múltipla escolha.
  • Writing (redação): dois segmentos de 25 minutos cada, um de 10 minutos. O aluno deve responder a 25 perguntas sobre “melhorar frases”, 18 perguntas sobre “identificar erros de frases” e 6 perguntas sobre “melhorar parágrafos”. Você também tem que elaborar uma redação.

calculadora-sat

Passo a passo para calcular seu score no SAT

1. Entenda o que são pontuações brutas

A quantidade de problemas resolvidos que estejam certos determina sua pontuação bruta ou score bruto:

  • No SAT, você marca um ponto para cada pergunta que responder corretamente.
  • Pular ou especular não está sujeito a punição.

Por sua vez, a pontuação bruta máxima varia de acordo com a seção e depende do número total de perguntas feitas.

A pontuação máxima bruta para o Teste de Leitura, por exemplo, é 52 porque há 52 questões nele.

Uma pontuação bruta de 52 resultaria de responder corretamente a todas as 52 perguntas.

Há 58 questões em matemática. Há 44 questões de múltipla escolha na seção de redação.

Não vou entrar em mais detalhes sobre o ensaio porque ele é pontuado separadamente em uma escala de 2 a 8 e não é levado em consideração em sua pontuação composta (que varia de 400 a 1600).

2. Converter as pontuações brutas em pontuações escalonadas

Usando uma tabela, a pontuação bruta é alterada para a pontuação da escala (em uma escala de 200 a 800 para cada seção). Por data de teste SAT, esta tabela muda. Para garantir que cada teste seja “padronizado”, a tabela é usada.

A tabela estabelece uma igualdade entre os testes SAT “mais fáceis” e “mais difíceis”. Uma pontuação bruta de matemática de 57, por exemplo, pode ser igual a 800 em uma data de teste e 790 em outra.

Usando a tabela, você pode facilmente traduzir sua pontuação bruta de matemática em sua pontuação final da seção. Há uma etapa adicional para pontuar a seção de Leitura e Escrita Baseada em Evidências.

Por sua vez, para o Teste de Leitura e o Teste de Escrita e Linguagem, você recebe pontuações brutas individuais. Usando uma tabela, essas duas pontuações brutas de teste são transformadas em duas pontuações de teste escalonadas.

Por outro lado, o score final para a seção de Leitura e Escrita Baseada em Evidências é calculada somando os dois resultados do teste e multiplicando o resultado por 10 (de 200 a 800).

Enfim, é impossível prever como a pontuação bruta será convertida em uma escala. Mesmo que cada data de teste tenha uma conversão exata diferente da pontuação bruta para a escala.

3. Tome as pontuações em escala e adicione-as

Depois de converter sua pontuação para a escala apropriada para as seções de matemática, leitura baseada em evidências e escrita do SAT, tudo o que você precisa fazer é somar as pontuações da sua seção para obter sua pontuação geral composta do SAT.

Se você obtivesse uma pontuação de 710 na seção de matemática e 640 na seção de leitura e escrita baseada em evidências, por exemplo, sua pontuação geral seria calculada como 710 mais 640, que é 1350.

Como interpretar seu relatório de pontuação SAT

Além de suas pontuações gerais, o College Board lista em seu relatório de pontuação do SAT o número de perguntas para as quais você não enviou uma resposta, bem como aquelas para as quais você enviou uma resposta.

É importante notar que a pontuação bruta para matemática neste exame foi 57, não 58 pontos.

Isso pode ocorrer se uma pergunta no exame for considerada tendenciosa ou sem resposta, caso em que o SAT removerá o valor de pontos associado a essa pergunta da pontuação de todos.

Pontuações brutas de 52 e 42 foram relatadas para o desempenho deste aluno nas seções de Leitura e Escrita e Linguagem do relatório de pontuação do SAT.

Essas pontuações brutas da seção SAT foram convertidas em pontuações da seção de 40 (Leitura) e 39 (Escrita e Linguagem), o que resultou em uma pontuação total de 790 para leitura e escrita baseada em evidências:

É preciso destacar que você não poderá determinar qual era a tabela completa de conversão de pontuações brutas em escalas em seu relatório de pontuação. Isso é algo que é muito importante observar.

Em vez disso, a única coisa que você poderá fazer é determinar qual foi sua pontuação bruta e, em seguida, examinar como essa pontuação foi convertida em uma pontuação em escala.

Você pode usar sua pontuação SAT bruta desejada como um guia para descobrir quais opções de estratégia de teste SAT estão disponíveis para você depois de estabelecer sua pontuação SAT alvo.

Assim que você determinar qual pontuação no SAT você deseja alcançar e quão longe você está dessa pontuação, você pode começar a formular uma estratégia de estudo, por exemplo, criar um cronograma e juntar o máximo de livros ou itens que possam auxiliá-lo no processo de ter um bom score no SAT.

Por fim, espero que essa leitura sobre como calcular seu score no SAT tenha sido proveitosa, acompanhe as próximas postagens por aqui.

 

 

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.