Artigos

Como ser enfermeiro no Canadá?

enfermeira-no-canada

O Canadá possui uma demanda crescente por profissionais da área da enfermagem.

Unida a essa informação, está o longo histórico de facilidades apresentadas pelo país para que trabalhadores qualificados fixem residência em seu território.

Confira como ser enfermeiro no Canadá, quais as etapas e documentos necessários e como é a vida de um trabalhador da saúde no país.

Boa leitura!

Primeiros passos

Para ocupar o cargo de enfermeiro no Canadá, é necessário cumprir alguns passos antes mesmo de iniciar o processo com os órgãos responsáveis pela regulamentação da profissão no país, confira quais são eles:

Diploma de graduação, registro no COREN e experiência de trabalho

O primeiro passo é ter um diploma de graduação em enfermagem.

O Canadá também possui programas de entrada específicos para técnicos em enfermagem, mas por conta das melhores oportunidades de emprego e salário, é recomendável que você foque os seus esforços em possuir um diploma.

Após o fim da sua graduação, é fundamental que você mantenha o seu registro no COREN atualizado, o órgão também será acionado para comprovar a sua experiência de trabalho.

A experiência é outro fator determinante, você não vai conseguir finalizar uma faculdade de enfermagem no Brasil e logo em seguida iniciar um processo de imigração para o Canadá, antes disso você terá de adquirir experiência, a ser comprovada para os órgãos regulamentadores.

A organização e registro dos profissionais da área de saúde no Canadá é feita de maneira independente por cada estado, por conta disso, as regras sobre experiência mínima no país de origem para dar entrada no processo podem variar. 

No estado de Alberta, por exemplo, o profissional deve possuir no mínimo 2025 horas de trabalho comprovadas pelo COREN para ser apto a iniciar o processo de se tornar um enfermeiro no Canadá.

Exame de proficiência

Se as três primeiras etapas são algo que você já possui, chegou a hora de se dedicar ao aprendizado do inglês.

Considerada por muitos a etapa mais difícil, a realização do exame de proficiência serve para comprovar as suas habilidades com a língua em 4 pilares: escuta, fala, escrita e leitura.

A partir da sua nota no exame, o órgão reconhecerá se você está apto ou não para trabalhar em ambientes onde a comunicação acontece em inglês.

O exame mais aceito e realizado no Canadá é o IELTS.

Assim como a comprovação da experiência de trabalho, a nota mínima a ser atingida no exame pode variar. 

Porém, de maneira geral você estará apto a dar entrada no processo se alcançar as seguintes notas:  7 no writing, 6 no reading, 7.5 no listening e 7 no speaking.

Revalidação do diploma

Com o diploma de graduação, o registro no COREN, a experiência de trabalho comprovada e um bom desempenho no exame de proficiência, você poderá dar início ao processo que culminará na realização do seu objetivo de ser enfermeiro no Canadá.

Inscrição no NAAS

O processo para ser enfermeiro no Canadá se inicia com a inscrição no NAAS – National Nursing Assessment Service, órgão atuante ao nível nacional, responsável por coletar todas as suas informações pertinentes, que se consideradas válidas, serão repassadas para o órgão regulador provincial.

Os documentos que devem ser enviados para o NAAS são:

  • Documento de identificação;
  • Notas do exame de proficiência;
  • Diploma de graduação;
  • Formulários preenchidos pela instituição de ensino onde você concluiu o seu curso;
  • Formulários preenchidos pelo COREN;
  • Formulários preenchidos pelos locais onde você trabalhou e adquiriu experiência.

Os formulários a serem preenchidos pelas instituições devem ser enviados para o NAAS pelas mesmas, a fim de comprovar que você não interferiu em seus dados.

enfermeira-no-canada

Inscrição no órgão regulador da profissão na província

Após avaliação do NAAS, caso o seu processo seja considerado válido, a sua documentação será enviada para o órgão regulador da província onde você escolheu atuar.

O órgão também pode solicitar o envio de documentos complementares, além de cobrar taxas extras.

Mesmo com a experiência comprovada, é comum que os órgãos solicitem a profissionais de enfermagem formados no exterior a realização do BCN – Bridge to Canadian Nursing, um curso cuja finalidade é adequar o seu aprendizado a forma de atuação aplicada no Canadá. 

BCN

O BCN é ofertado por algumas universidades do país e sua duração é de cerca de 10 meses, sendo os seus custos pagos pelo profissional interessado em atuar no Canadá.

No BCN também está inclusa a realização de um estágio obrigatório.

Resolução do NCLEX-RN

Por fim, como última etapa para finalizar o processo e poder iniciar a atuação como enfermeiro no Canadá, você deverá realizar o NCLEX-RN – National Council Licensure Examination for Registered Nurses, um exame aplicado em todo o país que tem como função garantir um nível de conhecimento mínimo de enfermeiros formados tanto no país quanto fora dele.

Com a nota do NCLEX-RN em mãos, você estará apto a realizar o seu cadastro definitivo no órgão regulador provincial e começar a trabalhar definitivamente como enfermeiro no Canadá.

Solicitação do visto

A maneira mais fácil de conseguir um visto para o Canadá é através do Express Entry.

Nessa modalidade, você preenche um formulário como interessado em imigrar para o Canadá, caso seu perfil seja adequado para o país, você receberá um convite para seguir adiante com o processo imigratório.

Os requisitos para o Express Entry são:

  • Teste de proficiência em inglês;
  • Obter uma equivalência canadense para o seu diploma de graduação;
  • Ter ocupado em suas experiências profissionais cargos que o governo local considera elegível.

Todos os pré-requisitos são compatíveis com quem já está realizando o processo para ser enfermeiro no Canadá.

Devido à escassez de profissionais, solicitar um express entry ligado a área da saúde não costuma demorar. 

Uma excelente forma de casar o seu processo de regularização da profissão com a solicitação do visto é conseguir um visto de estudante para realizar o BCN e logo depois já dar entrada no Express Entry, garantindo que você não precise sair do país para acompanhar o seu processo de longe.

Mercado de trabalho

O salário de enfermeiro no Canadá se inicia com 50 mil dólares canadenses por ano e pode evoluir até o dobro disso conforme a conquista de experiência e atuação em cargos de maior liderança.

Todas as províncias possuem a demanda de enfermeiros, mas as vagas são mais facilmente encontradas em cidades do interior, que possuem poucos profissionais qualificados.

E aí, pronto para trabalhar como enfermeiro no Canadá?

4.2/5 - (4 votes)

6 thoughts on “Como ser enfermeiro no Canadá?

  1. Guadalupe Daveiba Tapia Veizaga says:

    Boa tarde amei a informação tenho tudo, em quanto a documentação porém não sei falar inglês vou estudar até fim dó ano o idioma.

    1. adminielts says:

      Bom dia, Guadalupe que bom que gostou do artigo. Então na nossa experiência as Enfermeiras aqui tem todas as qualificações para trabalharem no Canadá, Reino Unido ou Estados Unidos. A única coisa que sempre falta é o inglês, se você resolver essa pendência irá brilhar minha amiga!

      1. Ana Jullia says:

        Ola eu não sou formada em enfermagem e gostaria de saber mais sobre o processo de ir me formar no Canadá, custos e etc.

        1. adminielts says:

          Olá Ana para fazer enfermagem no Canadá você desembolsaria entre 50 a 170 mil dólares canadenses, a graduação leva de 3 a 4 anos e você precisa ter passado no TOEFL ou IELTS com o score necessário que vária de universidade para universidade.

  2. Vinicius says:

    Como fica a questão da minha esposa e meu filho eu fazendo todas essas etapas e sendo aprovado?

    1. adminielts says:

      Uma vez que você faz o processo de revalidação do seu diploma e profissão, basta incluir e aplicar para você e seus familiares no programa de imigração escolhido.

      Como express entry, provincial nominal, etc…

Leave a Reply

Your email address will not be published.