Artigos

Como pensar em inglês? 11 dicas para dar conta do idioma!

Como pensar em inglês? 11 dicas para dar conta do idioma!

O mundo para quem está começando a aprender inglês necessita de cuidado e atenção redobrada, porque uma das ações que estudante de inglês pode fazer sem perceber é traduzir as palavras em inglês, ao invés de pensar de forma consciente e reflexivamente o idioma.

É, inclusive, preciso saber como pensar em inglês para contextualizar e encaixar melhor alguns termos, pois quando somente é feita a tradução, problemas como perda de significado e perda características culturais surgem.

Então, tem interesse em saber como pensar em inglês?

Confira nosso artigo para aprender 11 maneiras de pensar em inglês que podem te ajudar a dominar o idioma.

 

1. Estudar com base em uma metodologia é fator fundamental

O processo de treinar nosso cérebro para pensar em inglês envolve uma abordagem metódica, que é uma das muitas razões pelas quais é essencial nos tornarmos fluentes no idioma.

E, pesquisas demonstraram que uma metodologia estimula genuinamente regiões do cérebro responsáveis pela aprendizagem e pela capacidade de memorizar novas informações, como um idioma novo.

Dito de outra forma, em vez de depender de repetições “memoriais” se foque em criar ou fazer parte de uma metodologia comprovada para aprender como pensar em inglês.

E, uma escola de inglês, como o Curso para IELTS, garante uma solução para um interessado em aprender a falar e a pensar em inglês por meio de uma metodologia comprovada. 

 

2. Leia mais e com mais qualidade

Em essência, a leitura serve como um meio altamente eficaz de ampliar a compreensão e a admiração pelo mundo. 

Além disso, é aconselhável iniciar a prática regular de uma segunda língua, como o inglês, por meio de uma leitura diária.

A experiência inicial de exercícios de leitura pode parecer intimidante para alguém com conhecimento limitado do idioma. 

No entanto, pode-se afirmar que o avanço é de fato um fenômeno verificável que pode ser observado dentro de um período de tempo relativamente breve, desde que se mantenha um nível constante de concentração e dedicação.

A razão desse fenômeno reside no fato de que a leitura leva à expansão do vocabulário e ao aprimoramento da compreensão das estruturas gramaticais. 

Esses dois resultados contribuem efetivamente e com mais qualidade para o desenvolvimento cognitivo do pensamento na língua inglesa.

 

3. Escutar em inglês também é necessário

3. Escutar em inglês também é necessário

Para pensar em inglês é preciso praticar a audição além da leitura. Isso é conhecido como treinamento de escuta ou exercício para escutar em inglês. 

Semelhante à leitura, o objetivo de ouvir um idioma de maneira regular e natural é acelerar o processo de aprendizagem.

E, todas essas técnicas precisam ser adquiridas e praticadas simultaneamente, caso contrário você nunca se tornará proficiente.

Por exemplo, muitas pessoas se dão bem quando falam inglês, já que visitaram o exterior ou aprenderam o idioma por conta própria.

Mas você pode ter um pouco de dificuldade para ler e escrever! Isso ocorre especificamente porque, como vocês devem saber, o aprendizado não foi baseado em metodologia. 

Assim, não adianta apenas ouvir. Para se tornar fluente e, finalmente, conseguir pensar em inglês, todos os outros exercícios para aprender inglês devem ser feitos no dia a dia.

Leia também: Qual a melhor escola de inglês para se preparar para o OET?

 

4. Falar sozinho é um bom treino, sabia?

Fique tranquilo, porque ninguém vai notar se você começar a balbuciar sozinho no espelho!

Além das piadas, praticar a fala também é uma parte muito significativa desse processo, pois treina o cérebro para memorizar e organizar as informações recém-adquiridas na língua-alvo.

Você deve tentar ler seus livros e livros didáticos em voz alta, soltar a voz ao cantar suas músicas favoritas no chuveiro, além de praticamente conversar consigo mesmo em inglês enquanto tem tempo livre em casa.

 

5. Concentração é tudo nesse processo

Sempre busque o foco máximo em seus estudos; isso o ajudará a aprender a pensar em inglês com mais rapidez e naturalidade, por isso é um conselho essencial. 

Neste sentido, tente planejar os horários e o ambiente para estudar de forma a evitar distrações, como televisão ligada, celular, computador, música ou mesmo pessoas falando ao mesmo tempo. 

Tudo isso evita distrações desnecessárias e ajuda o cérebro a absorver melhor as informações.

 

7. Traga o inglês para a sua rotina

Tentar pensar em inglês é outra técnica maravilhosa e fascinante que você pode incorporar à sua rotina diária para finalmente saber como pensar em inglês! 

Por isso, sempre que você decidir o que comprar na feira, que filme assistir, quando quiser fazer uma viagem de fim de semana, quando precisar conversar com os amigos sobre alguma coisa, coloque um pouco em prática o que você sabe de inglês.

Ao fazer isso, você pode acelerar o processo de aprendizagem e ajudar a tornar o inglês mais automático e predominante em seus pensamentos.

 

8. Invente conversas

Você já teve uma conversa consigo mesmo que não percebeu que estava tendo? Sem dúvida! Todo mundo uma vez outra conversa consigo mesmo. 

Então, coloque em prática essa atividade, comece a criar conversas em inglês.

Decida um assunto de seu interesse e tente se imaginar conversando sobre ele com outra pessoa. 

Para fins de ilustração, imagine-se participando de uma entrevista de emprego e respondendo às perguntas padrão que são feitas rotineiramente.

Você também pode tentar se perguntar o que significa cada uma das palavras que está aprendendo.

 

9. Evita traduzir

Estamos cientes de que muitas vezes é inevitável, mas mesmo assim você deve tentar traduzir para inglês.

Logo, se você parar de traduzir para inglês, poderá aumentar tanto sua fluência quanto sua agilidade mental dessa maneira (ou habilidade para pensar em inglês).

 

10. Seja paciente e consistente

Ninguém aprenderá algo de uma hora para outra, existe um processo e um tempo para tudo. 

E, a qualidade daquilo que se aprende (como pensar em inglês) se realiza enquanto se espera, sem perder de vista o horizonte mutável que orienta o nosso movimento, é o que se entende por uma paciência e a consistência que nada tem a ver com a inatividade. 

Por isso, se você realmente deseja aprender a pensar em inglês, não deixe de manter firme no seu estudo, ou seja, seja paciente e consistente, dessa forma, em alguma hora você finalmente aprenderá como pensar em inglês. 

 

11. Não tenha medo de cometer erros

Ao começar com um idioma, todo mundo comete alguns erros. Não tenha medo de cometer erros ao praticar.

Além disso, perceba que não conseguir ter uma chance é um problema muito maior do que não conseguir. 

Por fim, seja financeiro, físico, psicológico ou até mesmo aprender a pensar em inglês, qualquer coisa que vale a pena exige algum esforço da pessoa. 

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre como pensar em inglês? Então, não deixe de acompanhar nosso blog e fique bem informado!

Avalie a post

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *