Atualizado 30/04/2024
Ei, sabia que a profissão de assistente dentário está com tudo? De acordo com o Bureau of Labor Statistics, espera-se um aumento de 11% na quantidade de empregos para assistentes de dentistas entre 2018 e 2028, o que é mais rápido do que a média para todas as outras profissões.
E tem mais: em 2020, os assistentes de dentistas nos EUA ganharam, em média, US$ 41.180 por ano, sendo que os 10% mais bem remunerados ganharam mais de US$ 57.850. E aí, gostou?
Já pensou em como ser auxiliar de dentista nos EUA?
Ah, e uma vantagem de trabalhar como assistente dentário é que você pode escolher trabalhar em período integral ou meio período, o que dá uma flexibilidade legal no agendamento.
E como se não bastasse, os assistentes de dentistas ainda trabalham na área médica, ajudando pacientes de todas as idades a cuidar dos seus dentes.
É uma baita responsabilidade, mas também uma baita oportunidade!
Pensando nisso, elaboramos um artigo para tirar todas as dúvidas de quem pretende quer saber como ser auxiliar de consultório (dental assistant) nos EUA.
Boa leitura!
Antes de tudo, saiba o que é a Board Estadual de Odontologia?
Então, ó, pra começar, lá nos Estados Unidos o Conselho Estadual de Odontologia manda ver tanto pro dentista quanto pro auxiliar de dentista.
Já ouviu falar do DNAB?
É um site que a Direção Nacional dos Auxiliares de Dentistas mantém e lá dá para dar uma olhada mais de perto na área dos auxiliares de dentistas.
Vale a pena dar uma conferida!
Sabia que o trabalho de auxiliar de consultório nos Estados Unidos pode receber nomes diferentes de acordo com o estado?
Cara, você sabia que os nomes de cargos de assistentes de dentista variam bastante de estado para estado nos Estados Unidos?
É uma loucura! Dá uma olhada nesses exemplos que eu encontrei no site da DANB:
- Na Carolina do Norte e na Virgínia, existem três categorias de assistentes de dentista: o DA I, o DA II e o DA III, sendo que o DA II é o mais avançado.
- Na Flórida, os higienistas dentais podem escolher entre educação formal em posições expandidas ou restaurativas ou treinamento no trabalho. É bem flexível, né?
- Já na Carolina do Sul, tem um monte de nomenclaturas para assistente de dentista: tem o QDA, o LDA, o RDA e o EDDA, que são certificados, licenciados, registrados e outros. E as diferenças entre os cargos normalmente se baseiam nas funções que você pode realizar. Se tiver uma credencial mais alta, vai poder fazer operações mais complicadas. Tipo, tem estado onde os assistentes de dentista podem aplicar sedação com óxido nitroso ou aplicar selantes em pacientes.
É preciso de uma capacitação para trabalhar como auxiliar de consultório nos Estados Unidos?
Não há necessidade de treinamento especial para cargos de nível básico, apesar da crença popular.
Você não precisa de uma entrevista para ser contratado. Realmente, você pode pular a educação adicional.
A importância de ter certificados para aumentar suas oportunidades de trabalho
Se você quiser ter mais chances de conseguir um emprego como assistente de dentista, é legal pegar alguns certificados.
E o mais massa é que tem dois certificados que são bem valiosos, sabe?
O de Radiologia e o de RCP. Isso porque, se você tiver esses certificados, não vai precisar que o seu possível empregador pague por qualquer formação extra para você.
Radiologia
Torna possível que você seja capaz de fazer raios-X, é normalmente testável e não custa muito dinheiro ou esforço.
CPR
A certificação de ressuscitação cardiopulmonar deve ser renovada a cada dois anos para trabalhar no local de trabalho.
HIPAA e OSHA
São certificados simples que normalmente precisam ser renovados após um ano e não são particularmente significativos, mas podem ser úteis.
Têm a ver com a confidencialidade das informações médicas e a segurança do trabalhador.
Coronal polishing
É muito útil, mas é preciso mais dinheiro e esforço para realizar. Particularmente não aconselho procurar isso antes de começar o trabalho para quem pretende revalidar.
Como procurar emprego de auxiliar de consultório nos EUA?
Ei, amigo!
Olha só, se você está buscando uma oportunidade como assistente de dentista nos Estados Unidos, é importante ter o seu currículo em inglês pronto e precisamente estruturado antes de tudo.
Ah, e não se esqueça de incluir informações sobre a sua experiência como dentista estrangeiro e por que você deseja trabalhar como assistente de dentista na sua carta de apresentação, tá bom?
E outra coisa, não espere que as oportunidades caiam do céu, corre atrás!
Toca campainhas, manda e-mails, assume a liderança!
Nos Estados Unidos, tem uma grande demanda por assistentes de dentista, então pode ser um desafio encontrar alguém qualificado.
Muitas pessoas optam por essa carreira porque é relativamente simples, oferece horários flexíveis e permite passar mais tempo com a família, além de pagar bem devido ao nível de escolaridade.
Se você acabou de chegar ao país, um emprego como assistente de dentista pode ser um ótimo começo. Mas não se esqueça de que o seu objetivo final é a nova validação do seu diploma de dentista, então não se comprometa e nem perca tempo, tá bom?
O que fazer para melhorar sua carreira depois de se tornar auxiliar de consultório?
Existem muitas oportunidades para desenvolver seu trabalho e passar para outras funções odontológicas depois de se tornar assistente de dentista nos Estados Unidos. Algumas dessas escolhas consistem em:
- Ser um higienista dental: para realizar limpezas, exames e outros procedimentos odontológicos, os higienistas dentais colaboram estreitamente com os dentistas. Você precisa terminar um programa de bacharelado ou associado à higiene dental e passar em um teste de licenciamento para trabalhar como higienista dental.
- Ser um técnico de laboratório dental: os técnicos de laboratório dentário fazem próteses dentárias como dentaduras e coroas em laboratórios. As dentaduras são modeladas usando impressões dentárias e, em seguida, são modeladas e esculpidas usando ferramentas especializadas. Você deve concluir com êxito um programa de treinamento de técnico de laboratório dentário para trabalhar como um.
- Ser um assistente de dentista especializado: assistentes de dentista especializados colaboram com dentistas que possuem treinamento adicional em áreas como periodontia ou aparelho ortodôntico. Eles apoiam os dentistas durante operações específicas e realizam tarefas de escritório, como agendamento de consultas e acompanhamento de pacientes.
- Obtenha uma certificação adicional: os assistentes de dentistas podem aprimorar seus conhecimentos e habilidades obtendo várias certificações adicionais. A certificação Expanded Functions Dental Assistant e a Expanded Functions Dental Hygienist Certification são dois exemplos desses certificados.
Os assistentes de dentistas que desejam avançar em suas carreiras têm uma variedade de opções.
É fundamental investigar suas escolhas e selecionar aquela que mais se aproxima de seus interesses e conjunto de habilidades.
Enfim, quer ter acesso a mais conteúdos sobre trabalhar nos EUA?
Querem ver um artigo sobre como ser higienista dentals nos EUA?
Então não deixe de acompanhar nosso blog e fique bem informado!
ótimas informações… tenho interesse em trabalhar na América como dentista, mto obrigado!
ótimas informações… bem esclarecido!