Artigos

Como ser médico na Suíça

como-ser-medico-na-suica

Os médicos estão em alta demanda em todo o mundo, inclusive na Suíça, onde se prevê uma escassez de médicos em um futuro próximo.

Então é um país legal para um médico brasileiro trabalhar?

Sim.

Mas existem alguns requisitos para trabalhar como médico na Suíça, então confira este artigo para saber tudo sobre este assunto.

Boa leitura!

Por que se tornar um médico na Suíça?

Como todas as nações escandinavas, a Suíça é conhecida por ter uma alta qualidade de vida relacionada a um sistema de saúde eficaz.

Devido ao crescimento populacional e ao envelhecimento da população, os médicos estão em alta demanda neste país e prevê-se que estejam em falta, como em outras nações europeias.

Portanto, seguir uma carreira médica na Suíça pode ser uma excelente mudança de carreira.

No entanto, como este artigo sobre como se tornar um médico na Suíça demonstrará, existem pré-requisitos e limitações específicos que são importantes levar em consideração.

Como médicos formados no exterior se tornam médicos na Suíça?

Existem dois tipos de diplomas médicos estrangeiros reconhecidos na Suíça: UE/EEE e não UE. Sua cidadania não importa. Ambas as situações exigem proficiência em sueco.

Se você obteve seu diploma de médico na UE, ele será reconhecido automaticamente, mas deve ser validado para praticar na Suíça.

Além disso, se você possui um diploma de médico de um país não pertencente à UE, mas obteve uma licença médica em outro país da UE, isso também é automaticamente reconhecido para médicos de fora da UE.

Aliás, seu pedido de reconhecimento é enviado ao Ministério da Saúde.

Você também deve fornecer comprovante de residência na Suíça, proficiência na língua sueca, seu número de identidade nacional sueco ou passaporte e prova de que não foi banido da profissão médica.

O Ministério da Saúde deve validar diplomas médicos fora da UE. Isto é como a escola de medicina Suíça.

Depois de passar no exame, você deve fazer um curso sobre as leis e regulamentos suecos para estrangeiros. Independentemente da experiência clínica, é necessário um estágio supervisionado de 6 meses para comprovar a familiaridade com a prática médica sueca.

Por fim, você deve apresentar todos os documentos e provas para legitimação, que é a licença médica oficial Suíça.

como-ser-medico-na-suica

Estude medicina nas escolas médicas suecas

A melhor opção, supondo que você fale sueco fluentemente, é cursar medicina na Suíça.

Para se tornar um médico na Suíça, você deve ter um GPA alto no ensino médio e priorizar biologia e ciências em seu curso para ser aceito na universidade para estudos médicos.

Você também deve mostrar que entende bem o sueco se for um estudante estrangeiro.

Leva cinco anos e meio para concluir a faculdade de medicina e, em seguida, você deve concluir um ano e meio de residência ou trabalho supervisionado para se tornar um médico licenciado.

Há também excelentes universidades com mais de 500 anos de história e as principais classificações globais pelo calibre de seu ensino.

Legalização do diploma de Medicina na Suíça

O processo consiste em algumas etapas diferentes, sendo a primeira a legalização do diploma de médico (diploma básico).

Depois de ganhar experiência como assistente médico (médico em formação), o profissional na Suíça é obrigado a fazer o exame nacional (o mesmo teste que os estudantes na Suíça devem fazer quando se formam).

Este exame federal é administrado uma vez por ano e os pedidos podem ser apresentados ao Ministério da Saúde na Suíça.

A aprovação neste teste valida o seu diploma. Os únicos idiomas que podem ser usados para o Exame Federal são o francês e o alemão, e os exames em si só podem ser feitos em vilas e cidades que tenham escolas médicas.

Por fim, como não há escola de medicina no cantão italiano, não há evidências de que esteja escrito em italiano.

Obtendo um visto de trabalho

Você não precisará obter um visto de trabalho para trabalhar na Suíça se for cidadão da UE, EEE ou Suíça devido ao acordo de liberdade de movimento que se aplica a todos os países da UE.

No entanto, se você foi licenciado para praticar medicina em um país que não seja a Suíça, será necessário validar seus estudos.

Se você concluiu sua educação na Suíça, obteve a pontuação exigida no exame de licenciamento e estabeleceu residência neste país, está isento dos requisitos administrativos necessários para praticar.

Antes de enviar um pedido de autorização de trabalho como cidadão de fora da UE, normalmente você precisa ter uma oferta de emprego confirmada em mãos.

Além disso, você deve ter um salário mensal, e o cargo que ocupa deve incluir benefícios como previdência social, seguro saúde e seguro de vida.

Busque emprego nos hospitais

Se você é cidadão da União Europeia e possui uma licença médica reconhecida pelas autoridades na Suécia, você tem o direito legal de se mudar para a Suíça sem uma oferta de emprego e procurar trabalho na área.

É uma boa ideia aproveitar esta oportunidade ao fazer entrevistas e visitar potenciais novas casas na área.

Se você já concluiu seus estudos na Suíça, naturalmente terá uma maior familiaridade com os hospitais e clínicas do país onde pode se candidatar a um emprego. Se não for esse o caso, no entanto, você pode ter acesso a agências de busca de emprego ou realizar sua pesquisa online.

O fato mais importante a ser lembrado é que, para escolher moradia e construir sua vida na Suíça, você não precisa ter uma oferta de emprego.

No entanto, se você não for cidadão da UE, não poderá entrar no país até que tenha uma oferta de emprego e uma autorização de trabalho em sua posse. Isso pode significar que será mais simples para você obter um visto de estudante primeiro, depois estudar na Suíça e depois se candidatar a um trabalho enquanto ainda é estudante.

Se você for bem-sucedido, poderá converter seu visto de estudante em um visto de trabalho posteriormente. Nesse caso, você não terá escolha a não ser procurar trabalho remotamente, o que pode dificultar a carreira médica na Suíça.

Por fim, é muito interessante este artigo, não é mesmo?

Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo!

 

1/5 - (1 vote)

Leave a Reply

Your email address will not be published.