Artigos

Como ser midwife no Canada?

midwife-canada

Você já pensou em trabalhar como midwife (parteira) no Canadá? 

Ser midwife é uma profissão muito importante e gratificante, pois você ajuda a trazer novas vidas ao mundo. 

Mas também é uma profissão que exige muita responsabilidade e preparação.

Você não só precisa cuidar das gestantes durante a gravidez e o parto, mas também acompanhar elas e seus bebês depois que eles nascem. 

Além disso, você precisa saber lidar com situações de emergência e oferecer atendimento ginecológico às mulheres em geral. 

Então, se você quer saber como se tornar uma midwife no Canadá, continue lendo este artigo, pois, vamos explicar tudo sobre como ser midwife no Canadá.

O que é midwife?

Você sabia que as midwifes são profissionais de saúde qualificadas que passaram por quatro anos de estudos para aprender a cuidar das gestantes e dos bebês? 

Pois é, elas não são apenas pessoas que ajudam no parto, mas também têm conhecimentos sobre exames, medicamentos e outras questões relacionadas à gravidez.

Para trabalhar como midwife na província de British Columbia, no Canadá, elas precisam fazer uma prova chamada Exame de Registro de Obstetrícia Canadense (CMRE) e se registrar no College of Midwives of BC, que é o órgão que regula essa profissão. 

As midwifes começaram a fazer parte do sistema de saúde da British Columbia em 1998 e desde então muitas mulheres grávidas optam por elas em vez de médicos. 

Isso porque as midwifes oferecem um atendimento mais personalizado e humanizado às gestantes e aos seus filhos. 

Claro que elas só podem atender casos de baixo risco, ou seja, quando a gravidez não tem nenhuma complicação. 

Se houver algum problema mais sério, elas trabalham em conjunto com outros especialistas como obstetras e pediatras. 

A British Columbia é a província canadense onde as midwifes fazem mais partos. E dentro dela, a região onde elas são mais populares é a Ilha de Vancouver, especialmente o Vale de Cowichan, onde elas atendem 60% dos partos. 

Oportunidades de emprego e remuneração para midwife no Canadá

Se você gosta da ideia de ser midwife no Canadá, saiba que esse é um campo que está crescendo bastante e que tem muitas oportunidades de trabalho. 

Você pode trabalhar em vários lugares, como clínicas, hospitais ou até mesmo no seu próprio consultório. E o melhor de tudo é que você pode ganhar bem fazendo o que ama. 

O salário das midwifes varia de acordo com a província onde você trabalha, a sua experiência e o tipo de serviço que você oferece. Mas em média, você pode esperar receber entre US$ 50.000 e US$ 80.000 por ano quando começar a trabalhar e ir aumentando esse valor conforme for ganhando mais experiência. 

E se você quiser ganhar ainda mais, você pode oferecer serviços particulares para as gestantes que preferem um atendimento mais exclusivo.

Claro que nem tudo são flores nessa profissão. 

Cada província tem suas próprias regras e formas de pagar as midwifes, e nem todas reconhecem o valor do trabalho delas da mesma forma.

A obstetrícia ainda é uma área nova no Canadá e está passando por muitas mudanças. 

Mas não se preocupe, porque há muita gente interessada em melhorar o acesso das mulheres aos serviços de maternidade no país e fazer com que as midwifes sejam cada vez mais respeitadas e valorizadas.

Habilidades interpessoais para ser midwife no Canadá

Ser midwife no Canadá não é só saber cuidar da saúde das gestantes e dos bebês. 

É também saber se comunicar bem com as pessoas e entender as suas necessidades e sentimentos. 

Algumas habilidades interpessoais que você precisa ter para ser uma boa midwife são:

  • Comunicação eficaz: as midwifes precisam saber falar bem com todo mundo: com as gestantes, com os outros profissionais de saúde e até mesmo com os seus colegas de trabalho. Isso significa que elas têm que saber se adaptar a diferentes situações e conversar de acordo com cada uma delas. 
  • Relacionamento com o paciente: as midwifes precisam criar e manter um relacionamento bem próximo com as suas pacientes, que muitas vezes começam a atender desde a gravidez até depois que o bebê nasce. Isso significa que elas têm que fazer com que as pacientes se sintam seguras e confortáveis para contar coisas pessoais e receber um atendimento que respeite as suas escolhas e preferências.
  • Trabalho em equipe: as midwifes não trabalham sozinhas. Elas têm que se dar bem com outros profissionais de saúde, como médicos, enfermeiras e atendentes. Enfim, essas profissionais têm que saber se comunicar bem e valorizar o que cada um sabe e faz.
  • Tomada de decisão compartilhada: uma midwife tem que deixar que as pacientes escolham como querem ser cuidadas durante e depois da gravidez. Isso significa que ela tem que saber conversar e orientar as pacientes, explicar quais são as opções de tratamento e ajudar elas a decidirem o que é melhor para elas.
  • Resolução de conflitos: uma midwife tem que saber resolver problemas quando há briga ou estresse entre as pessoas que trabalham com ela ou entre ela e a paciente, bem como ser uma profissional que seja bastante capaz de tentar acalmar a situação e encontrar uma solução boa para todos.

midwife-canada

Por que trabalhar como midwife no Canadá?

Muita gente no Canadá quer ser midwife por vários motivos. Pode ser porque ganha bem, porque tem muita vaga ou porque tem muita procura. 

Enfim, ser midwife no Canadá tem várias vantagens. Algumas delas são:

  • Grande oferta de trabalho;
  • Média salarial de midwifes interessante, $ 44,59 por hora no Canadá;
  • Futuro promissor como midwife;
  • Visão bastante positiva de crescimento na profissão.

 

Etapas para ser midwife no Canadá

 

1. Ter completado o ensino médio 

A princípio, para ser midwife no Canadá, você tem que terminar o ensino médio. Isso é porque as faculdades de obstetrícia pedem o seu diploma. 

Você também tem que tirar pelo menos 75% nas matérias de biologia, química e inglês do último ano. 

Mas isso pode mudar de uma faculdade para outra, então é bom você se informar melhor com quem cuida das inscrições.

2-Passar em uma prova de proficiência em Inglês

Para ser midwife no Canadá como em qualquer outra profissão você precisa comprovar sua proficiência no idioma inglês através de um score específico a ser atingido no IELTS 

 

3. Entrar em um programa de obstetrícia

Para ser midwife no Canadá, você tem que fazer uma faculdade de obstetrícia de quatro anos em algum lugar. Isso é o que você precisa para começar a trabalhar. 

Por outro lado, você não precisa de mais nada para entrar nessas faculdades. 

Você vai estudar coisas como ciências básicas, ciências da saúde, ciências sociais e algumas matérias que você pode escolher. Clique aqui para conhecer algumas das faculdades e programas de obstetrícia no Canadá.

 

4. Obtenha sua licença como enfermeira registrada

Primeiro, para trabalhar como midwife no Canadá, você tem que ter um certificado. 

Por outro lado, você tem que fazer uma prova chamada Exame de Registro de Obstetrícia Canadense (CRM). 

Quem gerenciar o exame, por sua vez, é o Conselho Regulador de Obstetrícia Canadense. 

A prova acontece duas vezes por ano. Mas dependendo da sua província, você pode ter que fazer mais coisas além da prova do CRM.

5. Candidate-se a empregos como midwife no Canadá

Depois que você tiver o seu certificado, você pode procurar empregos simples. 

Por exemplo, você pode trabalhar em clínicas ou hospitais. 

Muitas midwifes também atendem em consultórios próprios, hospitais universitários ou na casa das pacientes. 

Você também pode fazer trabalhar como agente de saúde, pesquisador ou administrador na área de obstetrícia.

5. Obtenha uma pós-graduação

Quer ser midwife no Canadá? 

Com seu diploma e licença, você já pode. 

Mas se quiser mais oportunidades e ganhar mais, vale a pena estudar mais. 

Um mestrado em obstetrícia pode ser uma boa ideia. Só precisa ter um diploma de obstetrícia e um certificado de registro para entrar.

Por fim, gostou deste artigo?

Ficou com alguma dúvida ou quer fazer algum comentário ou observação?

Então, participe através do espaço abaixo e nos conte suas opiniões sobre o assunto.

 

 

Avalie a post

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *