Artigos

Como ser professor de inglês na Inglaterra

professor-de-ingles-inglaterra

Exercer a profissão de professor de inglês na Inglaterra pode ter diversas vantagens, tanto pessoal quanto profissional.

No entanto o caminho a ser trilhado até a formação profissional pode ser um desafio, mas completamente possível de cumprir.

Ser professor é algo extremamente gratificante, especialmente quando se trata de ensinar idiomas, como é o caso do professor de inglês, que deve se preparar para exercer com excelência essa função, e para isso é necessário concluir alguns passos, como a pós-graduação, além de obter bastante experiência nessa área até se tornar um instrutor completamente qualificado.

Além da pós-graduação, existem outros exames a serem feitos para se tornar de fato um professor na Inglaterra, e na maioria desses exames, sua nota deve ser C ou superior.

Ou seja, para ser um professor é necessário muita dedicação e esforço, que obviamente valerá a pena.

Para esclarecer suas dúvidas sobre o que é preciso para ser um professor na Inglaterra, elaboramos esse artigo com os passos principais para exercer essa tão sonhada profissão em um país renomado no Reino Unido. Confira!

  1. Obter qualificação de professor (QTS) ou de ensino (TQ)

Para ser professor na Inglaterra é necessário se inscrever para um bacharelado em educação, especialmente em casos de professores do ensino fundamental.

Esse certificado deve ser adquirido por meio de uma pós-graduação (PGCE) enquanto estiver trabalhando como professor não qualificado.

Para professores que desejam atuar no ensino fundamental, é preciso adquirir um BED, que é um diploma de três anos para lecionar nesse setor.

O diploma para educação primária é composto por três etapas estabelecidas pelo governo britânico que exigem notas de 1-2 e 3-6 para a primeira e segunda etapa.

  1. Se inscreva para um bacharelado na disciplina de inglês

Para professores que desejam lecionar inglês no ensino médio, é necessário obter um diploma com notas de 07-09 e 10-11 que geralmente ocorre na terceira e quarta etapa.

Se esse for o seu caso, com o diploma, você estará qualificado para exercer sua profissão de professor de inglês para ensino médio na Inglaterra antes mesmo da pós-graduação.

  1. Obter o certificado de pós-graduação (PGCE) na educação

Esse certificado é um dos mais importantes, afinal, é através dele que o professor poderá lecionar em todos os níveis que desejar. Ou seja, se você deseja ensinar tanto o fundamental quanto o médio ou superior, deve adquirir esse certificado, e provar que conquistou o bacharelado e está apto para ensinar inglês.

Curiosidade!

Você sabia que na Escócia um resultado equivalente ao (PGCE) é o (PGDE)

Ok, mas como conseguir o certificado PGCE?

Algumas universidades oferecem o curso para adquirir o certificado PGCE, que geralmente dura em torno de 1 ou 2 anos. Quando em regime pós laboral, ele serve para conferir o estatuto do professor.

O curso é pago, e custa em média 5.000 euros, porém existe a chance de o professor conseguir uma bolsa. O curso só é pago quando existe a possibilidade de o professor exercer algum trabalho ou prestação. Claro, se for algo pretendido.

  1. Seja aprovado nos exames QTS

Esses exames têm como objetivo reconhecer a competência e estatutos dos professores, por isso é tão importante passar em todas as provas do Certificado Geral de Ensino Médio (GCSE) com uma nota C ou superior, nas matérias de inglês e matemática. Assim, sua equivalência será avaliada na Inglaterra.

professor-de-ingles-inglaterra

  1. Realizar o GTP

Bem semelhante ao PGCE, o GTP envolve a prestação de serviço em escolas para professores não qualificados, com carga horária reduzida na universidade.

O professor que realizar o GTP, recebe um salário da instituição de ensino que estiver lecionando, porém, conseguir prestar esse serviço vindo de outro país e com pouca experiência, pode ser algo desafiador, mas não impossível.

  1. Se inscreva para ser professor inicial assistente (ITT)

Essa pode ser uma ótima oportunidade para construir sua carreira como professor de inglês na Inglaterra.

É possível ser professor assistente com ou sem o QTS. O ITT é um excelente programa para professores iniciantes adquirirem experiencia na área.

Geralmente o ITT é separado por três blocos, em diferentes instituições de ensino, com cerca de dois meses atuando em cada. Essa colocação é ótima para conseguir experiencia na prática, afinal os iniciantes são convidados a executar atividades comuns que os professores fazem, o diferencial, é que você será acompanhado por um mentor em todas as etapas.

Dicas para ser um professor qualificado na Inglaterra

Existem algumas dicas preciosas para ser um professor de inglês competente na Inglaterra, que quando aplicadas corretamente, não falham. Confira!

  • Providencie os documentos para verificar antecedentes.

Para quem não sabe, algumas instituições de ensino, antes de contratar um professor, exigem seu histórico criminal e médico. Caso em seu registro haja alguma condenação, pode ser que os administradores não o contratem.

Já o histórico médico serve para que os médicos legistas da instituição analisem se você está apto a exercer sua função de professor. Essa avaliação é feita de acordo com as regras estabelecidas pela lei da igualdade.

  • Passe em um teste de habilidade numérica e alfabética

Esse teste é indicado para todos os professores, independente do assunto que deseja ensinar e tem como objetivo medir sua capacidade de processar informações, dados e tudo que lhe será apresentado em uma instituição de ensino.

  • Atravesse o período de professor recém qualificado (NQT)

O NQT pode durar cerca de 1 ano, e durante esse período, os professores recém qualificados são monitorados minuciosamente em sala de aula e devem fazer revisões constantes para analisar seu progresso.

Mas não se preocupe, durante as revisões, os professores têm o auxílio de um professor capacitado designado pela instituição.

Curiosidade!

Em alguns casos, o diretor da escola, pode, se achar necessário, prorrogar o período do NQT. No Reino Unido, muitas escolas privadas não exigem essa indução estatutária.

Basicamente, esses são os passos necessários para se tornar um professor qualificado na Inglaterra.

Vale ressaltar que os requisitos podem ser alterados, por tanto antes de iniciar qualquer procedimento, pesquise bem e descubra as exigências necessárias.

Agradecemos a leitura! Ficou curioso sobre como ensinar em outro país, clique aqui e confira assuntos relacionados.

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.