Artigos

Comprovação Financeira Para Estudar no Canadá

comprovação-financeira-canada

Você tem interesse em estudar no Canadá, porém não sabe por onde começar, e muito menos qual situação financeira precisa comprovar?

Então esse artigo vai esclarecer suas dúvidas. Confira!

Comprovação Financeira Para Estudar no Canadá

O Canadá é um dos destinos mais escolhidos por estudantes ao redor do mundo, e principalmente por brasileiros, em 2021 tivemos um exemplo disso, com cerca de 400 mil vistos estudantis aprovados.

O país oferece inúmeros benefícios para os estudantes, como sua beleza, cultura, economia, segurança, moeda valorizada, assim como a qualidade dos ensinos superiores, pois se trata de um país internacionalmente reconhecido por sua capacidade de formar ótimos profissionais.

Se você é estudante de graduação, mestrado, doutorado, ou até mesmo deseja iniciar uma carreira internacional do zero, precisa saber que o primeiro passo para fazer seus estudos decolarem e obter seu visto de estudante é realizar a comprovação financeira Canadá.

Esse é um método utilizado por alguns países afim de saber se os estudantes são capazes de suprir suas necessidades ou de seus familiares durante o programa de ensino.

É possível receber ajuda de custo para os estudos internacionais?

A resposta para essa pergunta é SIM! um sponsor é uma pessoa que pode servir como patrocinador para seus estudos, especialmente se você não possuir o valor necessário para estudar no Canadá.

Contudo um sponsor irá bancar sua estadia no país, podendo custear apenas uma parte do custo ou até mesmo o valor integral.

Qualquer pessoa pode ser seu sponsor, tanto seus pais, irmãos quanto seus parentes mais distantes, desde que possa patrocinar sua permissão de estudos, mais conhecido como study permit.

O sponsor não se limita a apenas uma pessoa, é possível ter mais de um, basta apresentar a documentação necessária.

Por que é preciso uma comprovação financeira?

Como mencionamos acima, alguns países exigem uma comprovação, isso serve como garantia de que o estudante que migrar será perfeitamente capaz de se sustentar durante o período necessário.

Isso ocorre devido a carga horária dos cursos superiores ou vocacionais, onde o estudante só poderá trabalhar cerca de 20 horas semanais, e é por isso ele deve provar que tem uma boa condição financeira e que possa se manter pagando suas contas sem depender totalmente dos empregos de meio período.

Valor necessário para comprovar

A comprovação financeira precisa ser realizada quando o visto de estudante é solicitado, ou seja, você precisa comprovar para os oficiais responsáveis por os imigrantes que você pode pagar no mínimo por:

  • Valor do seu estudo anual (tuition)

  • Custos necessários para moradia, transporte, alimentação, entre outros.

  • Passagens para você e seus familiares (caso migrem) de ida e volta.

Com exceção do Quebec, o valor mínimo que deve ser comprovado anualmente é:

Imigrantes

Custo anual

(fora o curso)

Custo mensal

Estudante

CAD$ 10.000

CAD$ 833

Conjugue

CAD$ 4.000

CAD$ 333

Outro membro

CAD$ 3.000

CAD$ 255

Os valores apresentados na tabela acima resultaram em CAD$ 17.000 anual, não incluindo o valor do seu curso (tuition)

Os valores para aqueles que preferem estudar com a Quebec são um pouco mais elevados. Nesse caso, o estudante precisa contestar CAD$ 11.000, e caso haja mais algum familiar, o valor será de acordo com sua idade, sendo ou não maior de 18 anos.

Caso o primeiro familiar tenha mais de 18 anos, o valor adicional é de CAD$ 5,100 e quando menor de idade, o valor é de CAD$ 3,800.

Para familiares adicionais maiores de idade o valor é de CAN$ 5,125 e para menores é de CAD$ 1,903. Vale ressaltar que esses são os custos anuais na Quebec, e não aplica a tuition.

Valor anual com a Quebec:

Imigrantes

Custo anual

(fora o curso)

Custo mensal

Estudante

CAD$11.000

CAD$ 997

Conjugue

CAD$ 5,100

CAD$ 425

Outro membro

+ 18 ou – 18

CAD$ 5,125

CAD$ 1.903

CAD$ 317/427

É de suma importância entender que o valores citados nesse artigo podem não ser os valores atuais, uma vez que foram emitidos no início de 2021. Por tanto uma variação pode de fato ocorrer.

Documentos necessários para a comprovação financeira no Canadá 

Não limite os meios de comprovar sua situação financeira, você pode utilizar seus documentos, do seu sponsor, caso tenha e do seu conjugue.

Envie todos os documentos que considerar importante para sua comprovação financeira ser aprovada.

Atualmente a recomendação é que os documentos enviados estejam em inglês ou francês, caso não estejam nesses idiomas, é necessário obter uma tradução juramentada.

Quanto aos valores informados nos documentos, se não estiverem no dólar canadense, será preciso uma prova de conversão, do real para o dólar, é possível obter essa prova apenas com uma captura de tela do bank of canada currency converter.

Os documentos podem ser:

  • Documentos pessoais

  • Extratos bancários de pelo menos quatro meses

  • Declaração de imposto de renda

  • Recibo ou contracheque de serviços prestados

  • Comprovante de compra ou conversão de dólares canadenses

  • Comprovantes de pagamento de matrícula, tuition e moradia

  • Carta do Sponsor

  • Em casos de bolsa de estudo, é preciso uma declaração da instituição

  • Certificado de Investimento Garantido (GIC) de uma instituição financeira canadense participante

comprovação-financeira-canada

Declaração do Sponsor

Seu sponsor deve apresentar uma carta onde contém algumas informações pessoais assim como também a maneira detalhada de como ele irá custear tais estudos e estadia no Canadá.

Também será preciso esclarecer suas intenções em oferecer essa ajuda financeira, incluindo o parentesco que tem com o estudante.

Como o visto é aprovado?

Quando a permissão de estudo é solicitada para o Canadá, é realizado um período de aplicação, onde os documentos citados acima são analisados, a fim de descobrir sua veracidade, também é importante que o estudante explique os cursos que deseja realizar.

O pedido de visto é analisado por um oficial canadense responsável pela imigração dos estudantes.

Nesse processo ele tenta entender a fundo o motivo que essa pessoa tem para deixar seu país de origem para passar um período de estudos no Canadá.

O programa de imigração também precisa saber quais benefícios o estudo no Canadá irá proporcionar para a vida profissional ou acadêmica do solicitante brasileiro.

Por último e não menos importante, é analisado os vínculos e as razões que o estudante tem de voltar a seu país, assim como sua situação financeira, pois a imigração precisa se certificar que o estudante imigrante terá condições de atravessar esse período sem passar por necessidades até o fim do processo de ensino no Canadá.

Agradecemos a leitura do nosso artigo e esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre a permissão de estudos no Canadá.

Agora você está um passo mais perto de mudar sua vida e sua carreira profissional com a imigração para o Canadá, já que irá adquirir experiencias únicas que farão com que sua carreira decole.

Desejamos boa sorte!

5/5 - (6 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published.