Você tem interesse em estudar no Canadá, porém não sabe por onde começar, e muito menos qual situação financeira precisa comprovar?
Então esse artigo vai esclarecer suas dúvidas. Confira!
Comprovação Financeira Para Estudar no Canadá
O Canadá é um dos destinos mais escolhidos por estudantes ao redor do mundo, e principalmente por brasileiros, em 2021 tivemos um exemplo disso, com cerca de 400 mil vistos estudantis aprovados.
O país oferece inúmeros benefícios para os estudantes, como sua beleza, cultura, economia, segurança, moeda valorizada, assim como a qualidade dos ensinos superiores, pois se trata de um país internacionalmente reconhecido por sua capacidade de formar ótimos profissionais.
Se você é estudante de graduação, mestrado, doutorado, ou até mesmo deseja iniciar uma carreira internacional do zero, precisa saber que o primeiro passo para fazer seus estudos decolarem e obter seu visto de estudante é realizar a comprovação financeira Canadá.
Esse é um método utilizado por alguns países afim de saber se os estudantes são capazes de suprir suas necessidades ou de seus familiares durante o programa de ensino.
É possível receber ajuda de custo para os estudos internacionais?
A resposta para essa pergunta é SIM! um sponsor é uma pessoa que pode servir como patrocinador para seus estudos, especialmente se você não possuir o valor necessário para estudar no Canadá.
Contudo um sponsor irá bancar sua estadia no país, podendo custear apenas uma parte do custo ou até mesmo o valor integral.
Qualquer pessoa pode ser seu sponsor, tanto seus pais, irmãos quanto seus parentes mais distantes, desde que possa patrocinar sua permissão de estudos, mais conhecido como study permit.
O sponsor não se limita a apenas uma pessoa, é possível ter mais de um, basta apresentar a documentação necessária.
Por que é preciso uma comprovação financeira?
Como mencionamos acima, alguns países exigem uma comprovação, isso serve como garantia de que o estudante que migrar será perfeitamente capaz de se sustentar durante o período necessário.
Isso ocorre devido a carga horária dos cursos superiores ou vocacionais, onde o estudante só poderá trabalhar cerca de 20 horas semanais, e é por isso ele deve provar que tem uma boa condição financeira e que possa se manter pagando suas contas sem depender totalmente dos empregos de meio período.
Valor necessário para comprovar
A comprovação financeira precisa ser realizada quando o visto de estudante é solicitado, ou seja, você precisa comprovar para os oficiais responsáveis por os imigrantes que você pode pagar no mínimo por:
-
Valor do seu estudo anual (tuition)
-
Custos necessários para moradia, transporte, alimentação, entre outros.
-
Passagens para você e seus familiares (caso migrem) de ida e volta.
Com exceção do Quebec, o valor mínimo que deve ser comprovado anualmente é:
-
Imigrantes
Custo anual
(fora o curso)
Custo mensal
Estudante
CAD$ 10.000
CAD$ 833
Conjugue
CAD$ 4.000
CAD$ 333
Outro membro
CAD$ 3.000
CAD$ 255
Os valores apresentados na tabela acima resultaram em CAD$ 17.000 anual, não incluindo o valor do seu curso (tuition)
Os valores para aqueles que preferem estudar com a Quebec são um pouco mais elevados. Nesse caso, o estudante precisa contestar CAD$ 11.000, e caso haja mais algum familiar, o valor será de acordo com sua idade, sendo ou não maior de 18 anos.
Caso o primeiro familiar tenha mais de 18 anos, o valor adicional é de CAD$ 5,100 e quando menor de idade, o valor é de CAD$ 3,800.
Para familiares adicionais maiores de idade o valor é de CAN$ 5,125 e para menores é de CAD$ 1,903. Vale ressaltar que esses são os custos anuais na Quebec, e não aplica a tuition.
Valor anual com a Quebec:
-
Imigrantes
Custo anual
(fora o curso)
Custo mensal
Estudante
CAD$11.000
CAD$ 997
Conjugue
CAD$ 5,100
CAD$ 425
Outro membro
+ 18 ou – 18
CAD$ 5,125
CAD$ 1.903
CAD$ 317/427
É de suma importância entender que o valores citados nesse artigo podem não ser os valores atuais, uma vez que foram emitidos no início de 2021. Por tanto uma variação pode de fato ocorrer.
Documentos necessários para a comprovação financeira no Canadá
Não limite os meios de comprovar sua situação financeira, você pode utilizar seus documentos, do seu sponsor, caso tenha e do seu conjugue.
Envie todos os documentos que considerar importante para sua comprovação financeira ser aprovada.
Atualmente a recomendação é que os documentos enviados estejam em inglês ou francês, caso não estejam nesses idiomas, é necessário obter uma tradução juramentada.
Quanto aos valores informados nos documentos, se não estiverem no dólar canadense, será preciso uma prova de conversão, do real para o dólar, é possível obter essa prova apenas com uma captura de tela do bank of canada currency converter.
Os documentos podem ser:
-
Documentos pessoais
-
Extratos bancários de pelo menos quatro meses
-
Declaração de imposto de renda
-
Recibo ou contracheque de serviços prestados
-
Comprovante de compra ou conversão de dólares canadenses
-
Comprovantes de pagamento de matrícula, tuition e moradia
-
Carta do Sponsor
-
Em casos de bolsa de estudo, é preciso uma declaração da instituição
-
Certificado de Investimento Garantido (GIC) de uma instituição financeira canadense participante
Declaração do Sponsor
Seu sponsor deve apresentar uma carta onde contém algumas informações pessoais assim como também a maneira detalhada de como ele irá custear tais estudos e estadia no Canadá.
Também será preciso esclarecer suas intenções em oferecer essa ajuda financeira, incluindo o parentesco que tem com o estudante.
Como o visto é aprovado?
Quando a permissão de estudo é solicitada para o Canadá, é realizado um período de aplicação, onde os documentos citados acima são analisados, a fim de descobrir sua veracidade, também é importante que o estudante explique os cursos que deseja realizar.
O pedido de visto é analisado por um oficial canadense responsável pela imigração dos estudantes.
Nesse processo ele tenta entender a fundo o motivo que essa pessoa tem para deixar seu país de origem para passar um período de estudos no Canadá.
O programa de imigração também precisa saber quais benefícios o estudo no Canadá irá proporcionar para a vida profissional ou acadêmica do solicitante brasileiro.
Por último e não menos importante, é analisado os vínculos e as razões que o estudante tem de voltar a seu país, assim como sua situação financeira, pois a imigração precisa se certificar que o estudante imigrante terá condições de atravessar esse período sem passar por necessidades até o fim do processo de ensino no Canadá.
Agradecemos a leitura do nosso artigo e esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre a permissão de estudos no Canadá.
Agora você está um passo mais perto de mudar sua vida e sua carreira profissional com a imigração para o Canadá, já que irá adquirir experiencias únicas que farão com que sua carreira decole.
Desejamos boa sorte!