A Polícia de Imigração e Alfândega (ICE) está empregando inteligência artificial (IA) para verificar postagens nas redes sociais daqueles que buscam vistos ou residência no país.
O programa GOST examina publicações em redes sociais na procura de mensagem “negativa” sobre os Estados Unidos, por exemplo, comentários hostis ao governo ou ao modelo político.
Desde que o uso da IA pelo ICE se tornou de conhecimento público, surgiram questões sobre a privacidade da ferramenta e os problemas éticos.
Leia também: Framingham: brasileiros farão parte do conselho consultivo da cidade americana
O vice-diretor do Projeto de Segurança Nacional da ACLU, Patrick Toomey, afirmou que o governo não deveria usar algoritmos para monitorar postagens nas redes sociais, a fim de determinar quem é “arriscado”.
Um terço dos americanos (32%) pensa que a utilização da IA para contratar e avaliar trabalhadores fará mais mal do que bem, de acordo com uma investigação do Pew Research Center.
Por sua vez, um estudo feito pela da Reuters desenvolvida durante o verão indicou que boa parte dos americanos considera a IA uma tecnologia perigosa aos humanos.
Fonte: Gazeta Brazilian News
Encontrou algum erro no artigo? Avise-nos.