Hoje em dia o Canadá é reconhecido internacionalmente pela a qualidade da sua educação.
Sabendo da qualidade da educação do Canadá, você já pensou em estudar por meio de uma bolsa de estudos em alguma das universidades desse país?
Existe uma solução para isso, o ELAP Canadá, que é uma assistência de estudos fornecida pelo governo do Canadá para alunos estrangeiros.
Tem interesse em saber mais sobre o ELAP Canadá?
No texto de hoje, vamos falar sobre o ELAP Canadá. Por isso, trataremos sobre questões como: o que é ELAP Canadá, benefícios que o estudante da bolsa ELAP receberá, processo de cadastro no ELAP, etc.
Boa leitura!
O que é ELAP?
O governo do Canadá desejando melhorar sua relação com os países da América Latina e América Central criou em 2009 o Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), uma bolsa de mobilidade acadêmica, ou seja, estudantes da América Latina e América Central podem conseguir uma bolsa de estudos canadense para passar uma temporada estudando em alguma universidade do Canadá.
Questões ligadas à proteção da natureza, responsabilidade diante das diferenças das pessoas, respeito do governo popular, direitos humanos e sociedades de índios são também objetivos que o governo canadense tem interesse em desenvolver com ELAP, já que esse programa estimula estudos nessas áreas que podem beneficiar os países que fazem parte da América.
O Canadá é um país famoso por seu aberto e respeitoso aos mais diversos costumes e povos. Dado isso, o governo canadense tem a intenção de que com o ELAP, os estudantes da América Latina e América Central que viverem no Canadá por um período abracem os princípios canadense e os passem adiante.
Os estudantes brasileiros que fizerem parte do ELAP conseguem estudar em uma universidade canadense por aproximadamente 4 ou 6 meses.
Mas os estudantes brasileiros só podem participar do ELAP se forem estudantes de graduação ou pós-graduação, além de que a instituição de ensino superior canadense que esses estudantes brasileiros farão parte tem que estar na lista de universidades associadas ao ELAP.
Os estudantes que fazem parte de mestrados ou doutorados que quiserem uma bolsa de estudos do ELAP não precisam ser de instituições de educação superior brasileiras associadas ao ELAP.
Por outro lado, estudantes de graduação que desejam uma assistência estudantil do ELAP têm que estar vinculados às universidades brasileiras ligadas ao ELAP.
Além disso, um graduando que está no ELAP tem um limite de 4 meses para estudar em uma universidade do Canadá.
Esse prazo de estadia no Canadá para quem faz parte do ELAP e é um mestrando ou doutorando é diferente, 6 meses.
Benefícios que o estudante da bolsa ELAP receberá
Nesse momento é bem capaz de que você já tenha acesso de pelo menos uma fagulha de vontade de saber quais são os benefícios e o que é coberto pelo programa do ELAP.
Felizmente essa assistência estudantil para estrangeiros do Canadá é muito generosa, já que é recheada de benefícios que com certeza todo mundo sonha.
Um matriculado no ELAP do Canadá não terá que arcar com quase nenhuma despesa, pois o programa bancará a maioria dos gastos.
Apesar de que há ligeiras diferenças no quanto o programa arcará com os gastos de acordo com tipo de estudante, graduando ou pós-graduando. Veja abaixo essas diferenças:
- Graduando: o estudante recebe 8.200 dólares canadenses durante 4 meses de estudo em uma universidade canadense.
- Pós-graduando: o participante da bolsa conta com 11.100 dólares canadenses ao longo de 6 meses de estudo matriculado em uma instituição de ensino superior do Canadá.
A quantia recebida pelo estudante é dada pela instituição de ensino superior canadense que o estudante optou. Aliás, o dinheiro que o estudante ganha permite tratar de gastos financeiros como transporte, recursos para o aprendizado (livros e cadernos, por exemplo), autorização, assinatura, refeição, moradia, entre outros.
É comum também que a universidade de origem (brasileira) e a universidade de destino (canadense) façam um acordo para isentar estudantes brasileiro de ter que pagar custos de burocracia, porém há situações em que esses custos de burocracia tem que ser pagos.
Enfim, um aviso deve aparecer nas orientações gerais do processo seletivo do ELAP Canadá informando se haverá taxas administrativas.
Processo de cadastro no ELAP
Uma característica muito positiva da inscrição no ELAP é que o candidato não precisa lidar com uma burocracia intensa, já que basta o estudante brasileiro enviar os documentos e o que mais for pedido de acordo com o edital ELAP para sua própria universidade.
A partir disso, a universidade de origem (universidade do candidato brasileiro) e a universidade canadense de destino (e o governo canadense) ficam responsáveis pelos processos administrativos.
Devido a isso, algumas universidades do Brasil que estão na lista do ELAP como associadas podem realizar processos de escolhas de estudantes com algumas universidades do Canadá. Essas instituições de ensino superior do Canadá possuem certas liberdades também para criar seus editais.
Há restrição imposta pelo governo canadense, que diz que todos os processos de escolha de candidatos para o ELAP têm que possuir candidaturas anteriores à data limite dada pelo governo canadense.
Fora essa limitação, os processos seletivos para o ELAP acontecem no primeiro trimestre do Canadá e apresentam prazos (e editais) que variam de acordo com cada universidade canadense.
Mesmo que as universidades canadenses tenham a liberdade de definirem os seus editais para escolha de estudantes para o programa de assistência estudantil, o ELAP, essas instituições de ensino superior ainda devem atender algumas regras para criação dos seus editais com base nas regras gerais definidas pelo governo canadense para o ELAP.
Então, as regras gerais conforme com o governo canadense para participar do ELAP são as seguintes:
- Fazer parte de uma das nações afiliadas do ELAP, por exemplo, o Brasil;
- Estar em universidade que esteja funcionamento legalmente no Brasil e que seja aprovada;
- O estudante não pode ter solicitado uma autorização para morar viver no Canadá ou ter uma nacionalidade do Canadá;
- De modo algum o candidato deve estar vinculado atualmente em um programa de assistência estudantil do Canadá;
- O solicitante não pode fazer parte na época presente como estudante de uma universidade do Canadá.
As instituições canadenses enviam seus pedidos de bolsas online. As universidades e faculdades locais realizam triagens preliminares por meio de seus próprios portais online devido à natureza individualizada do processo de inscrição. Alguma papelada, no entanto, é necessária sempre:
- Documentação da cidadania do requerente (passaporte ou RG); Uma Declaração de Privacidade assinada pelo requerente (um exemplar está disponível aqui);
- Uma Declaração de Propósito (que explica os objetivos da pesquisa e por que você escolheu a universidade e o orientador especificados);
- Documentação que comprove matrícula universitária no Brasil;
- Carta oficial de recomendação da instituição brasileira (destacando os benefícios da bolsa para a instituição de origem);
- Estudantes de pós-graduação no Canadá precisam de um convite de um orientador acadêmico de uma universidade canadense;
- Carta oficial entre instituições de ensino brasileiras e canadenses garantindo que o curso será oferecido gratuitamente aos alunos
Condições para ser escolhido para o ELAP
A cada ano centenas de estudantes se candidatam às bolsas disponíveis do programa de assistência estudantil do Canadá, o ELAP. Assim, o governo canadense define algumas condições para escolher os candidatos, como:
- A importância da pesquisa;
- Vantagens para universidade de origem;
- Vantagens para universidade canadense;
- Importância das conexões que podem ser formadas ao longo do intercâmbio;
- Padrões de seleção desenvolvidos pela universidade canadense.
Muito mais do que atender a esses requisitos, o governo canadense dá prioridade à concessão de bolsas de estudo para pessoas que nunca receberam assistência financeira estudantil antes.
Assim, as chances de um bolsista anterior da ELAP receber outra bolsa são bem baixas.
E então, o que achou do conteúdo de hoje?
Não deixe de compartilhar nas redes sociais e mostrar para seus amigos este artigo!