Artigos

Tudo sobre empregos em Dubai

empregos em dubai

Com um mercado de trabalho aquecido, Dubai tem atraído cada vez mais brasileiros.

Saiba qual é o caminho para quem deseja conquistar uma vaga nos Emirados Árabes Unidos e quais as oportunidades disponíveis.

Boa leitura!

Por que se mudar para Dubai?

Dubai é um destino internacional, apesar de estar localizada nos Emirados Árabes Unidos a cidade é um dos locais mais cosmopolitas do mundo árabe.

Sua longa tradição de isenção de impostos e de oferta de facilidades para empresas estrangeiras que lá se estabelecem, tornaram o local multicultural e um marco dos avanços tecnológicos.

Mesmo localizada no deserto, Dubai, oferece aos seus moradores, diversas atividades de lazer, como shoppings, restaurantes de luxo e atividades marítimas.

As principais vantagens da cidade são a isenção de impostos sobre salários, a alta segurança presente em todas as regiões e a facilidade com a língua, tendo em vista que por lá o idioma mais falado é o inglês.

Todas as qualidades que fazem de Dubai uma cidade conhecida internacionalmente fizeram também da cidade um local propício para a abertura e expansão de negócios, gerando diversos postos de trabalho, ocupados principalmente por quem vem de fora, sejam de países árabes ou não.

Principais vagas de emprego disponíveis em Dubai

Agora que você já conheceu um pouco sobre Dubai, confira quais são as vagas de empregos mais disponíveis para estrangeiros recém-chegados na cidade:

  • Garçom
  • Garçonete
  • Atendente
  • Bartender
  • Vendedor

Como a cidade vem despontando para o cenário turístico nos últimos anos, principalmente para o de luxo, as vagas direcionadas a pessoas com pouca experiência e baixo nível de inglês são ligadas primordialmente à hotelaria.

É importante lembrar que mesmo não sendo exigida a fluência, o nível de inglês para ocupar esses postos deve incluir uma boa comunicação, afinal ela faz parte dos cargos deste ramo.

Se você já possui um bom nível de inglês, encontrar empregos em outras áreas é uma possibilidade.

Na cidade estão situadas diversas empresas multinacionais que possuem vagas a serem preenchidas, vagas essas que muitas vezes não exigem nem experiência prévia, mas sim um excelente entendimento da língua inglesa.

Como conseguir emprego em Dubai

Para conseguir um emprego em Dubai, é importante saber que apesar das vagas existirem, as melhores são sempre mais concorridas.

Além de brasileiros, cidadãos de países da África e Ásia também procuram a cidade para mudarem de vida.

Por conta disso, o mais indicado é que você busque por vagas ainda no Brasil, diversos sites especializados nessa busca podem te ajudar, confira alguns deles:

Outra maneira é encontrar vagas através do LinkedIn, que também é amplamente utilizado no país.

Vistos para trabalhar em Dubai

Como os Emirados Árabes Unidos têm interesse na mão de obra estrangeira, a obtenção de vistos para trabalhar por lá não é considerada difícil.

Confira quais são as opções:

Visto de estudante

O visto de estudante é válido por até 1 ano e para consegui-lo basta se inscrever em um curso que tenha duração mínima de 3 meses no país, um dos mais visados é o curso de idiomas.

A partir da matrícula na instituição e da obtenção do visto, você também terá direito a trabalhar por meio período.

Por tanto, uma opção é aplicar para um visto de estudante e viajar para Dubai com o foco de encontrar um emprego logo nas primeiras semanas, assim quando o visto e o curso estiverem chegando ao fim, você poderá tentar solicitar um visto de trabalho, que te dará direito a ocupar funções de tempo integral e viver no país.

Visto de trabalho

Para aplicar ao visto de trabalho em Dubai, você necessita de uma oferta de emprego, podendo ser feita enquanto você ainda está fora do país, que é também a opção mais segura.

O processo para se tornar elegível ao visto de trabalho inclui que uma empresa sediada no país atue como sponsor, sua patrocinadora.

Todo o processo para o visto deverá ser feito por ela também.

A empresa contratante oferece ao estrangeiro uma carta de oferta, gerada nos moldes do governo, a ser preenchida.

Nesse documento estão todas as condições do cargo, que devem ser aceitas pelo trabalhador e pelo governo.

A partir do aceite dessa carta, você já será considerado empregado em Dubai, porém, ao chegar no país deverá passar por uma série de exames médicos que visam comprovar que você não apresenta as seguintes condições: AIDS/HIV, tuberculose, lepra, hepatite ou sífilis.

Caso o resultado seja positivo para algumas delas você deverá sair do país.

empregos em dubai

Não se esqueça do inglês

Como você viu, em Dubai, a língua mais utilizada é o inglês, e mesmo que em menor nível de fluência, você precisará do idioma. 

Para que essa etapa não seja um problema, é ideal que você se dedique ao aprendizado do idioma antes de sair do Brasil.

Confira algumas dicas que vão facilitar o seu processo de aprendizagem:

Se conecte com a língua

Sua jornada será difícil sem uma conexão com inglês, por isso se coloque em contato com a língua, torne coisas do seu dia-a-dia parte do seu aprendizado.

Uma boa maneira de iniciar essa conexão é mudar a língua do seu celular de português para inglês.

Estude a partir do que você gosta

O processo de aprendizagem online não precisa e não deve ser chato.

Escolha filmes, séries e músicas que você gosta para melhorar a sua escuta e até mesmo sua leitura a partir das legendas.

Pegue aquela música em inglês que você ama e pesquise a letra dela. Identifique as palavras que você não conhece, compreenda sua pronúncia.

Após algumas horas de estudo você já conseguirá escutá-la e até cantá-la tendo certeza do que ela diz.

Escutar podcasts em inglês, também pode ser uma excelente opção, procure por temas que você gosta e aproveite a funcionalidade de diminuir a velocidade do áudio, para o tornar mais fácil de escutar e entender.

Leia livros em inglês

Uma parte fundamental das provas de proficiência em inglês é a leitura.

E nada melhor de estudá-las do que a partir de livros.

Procure livros com linguagem mais fácil, como contos infantis, e conforme sua interpretação vai melhorando passe para os mais difíceis.

Outra boa estratégia é ler novamente o seu livro favorito, mas dessa vez em inglês.

Você já conhece a história e fará a conexão com as palavras mais rápido.

Procure alguém para conversar em inglês

A fala costuma ser a etapa mais desafiadora do processo de aprendizagem de uma nova língua, e muitas vezes realizar uma conversação pode sair caro.

Procure amigos que falam ou também estão aprendendo inglês e proponha uma conversa semanal.

Isso vai desenvolver o inglês de ambos.

E aí, pronto para trabalhar em Dubai?

 

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.