Artigos

Planejando Estudar na Holanda? Confira esse guia completo

estudando-na-holanda

Tempo de Leitura  6 min

Holanda é um excelente país, além de belo, é reconhecido mundialmente por sua educação, tolerância e igualdade, onde não é permitido nenhum tipo de discriminação, por raça, cor, gênero, etnia ou sexualidade.

De fato, é um país muito acolhedor, abraça e aceita todos sem preconceito.

Holanda também é famosa por sua qualidade de vida elevada, isso porque o país consta com instituições de ensino incríveis, como: universidades, cursos, escolas, entre outros meios de educação.

Inclusive, os cursos de inglês são destaques no país, afinal, aprimorar o idioma ou até mesmo aprender do zero pode abrir portas internacionais para você, além de garantir uma boa experiencia em seu currículo.

Diante disso, produzimos esse guia completo esclarecendo o que precisa para estudar na Holanda, uma vez que para entrar em um país internacional é necessário todo um planejamento, seja para fins educativos ou de moradia em território Holandês.

Em ambos os casos, é necessária uma organização com antecedência, afinal mudar para um país novo requer preparativos, tanto financeiros quanto burocráticos.

Descubra tudo que precisa para estudar na Holanda.

Como funciona o ensino na Holanda e como escolher uma instituição

O país consta com um método educacional infalível, reconhecido mundialmente por sua qualidade e eficácia em formar alunos com excelência.

Essa didática de ensino se baseia no sistema conhecido como problem-based learningonde o aluno tende a solucionar sozinho alguns questionários por meio de autodisciplina e autoconhecimento.

No entanto, a grande maioria dos cursos técnicos e universitários proporcionados pela Holanda devem ser realizados nos idiomas Holandês ou Inglês.

O país não é famoso apenas por seus excelentes cursos de inglês, ao contrário, a Holanda forma profissionais de diversas áreas como; engenharia, logística, gestão de água e esgoto, arquitetura, designer etc.

Para escolher uma instituição de ensino você pode acessar sites como o Nuffic Neso Brasil, que é basicamente um site brasileiro oficial que coopera com a Holanda em quesitos de ensino internacional.

Nele você encontra todas as informações importantes sobre instituições de ensino na Holanda, incluindo ensino superior.

Logo após escolher sua instituição, você pode entrar em contato para exigir mais detalhes referentes a sua admissão no país.

Logo será exigido de você, seus documentos para avaliação, e só então será aceito.

Além do curso de inglês, na Holanda também é possível completar o ensino médio, afinal, quem não gostaria de adquirir essa experiência enriquecedora, não é mesmo?

Saiba como

  • Ensino Médio

Para aqueles que optarem por fazer o ensino médio na Holanda, o ideal é contactar uma agência de intercambio, facilitando todo o processo mais burocrático para o aluno.

No brasil existem algumas empresas nas quais você pode confiar caso esse seja o seu objetivo na Holanda, e através delas realizar sua cotação online.

Algumas delas são EF Brasil, CI e STB, no geral essas são algumas opções de agências de intercambio nacional.

Caso você queira praticidade, pode procurar uma empresa no seu estado e facilitar todo o processo de candidatura, no qual você poderia realizar pessoalmente.

estudando-na-holanda

  • Curso de inglês

Para aqueles com o objetivo de aprender inglês, há várias opções de universidades na Holanda, e até mesmo escolas, que disponibilizam cursos para aprender inglês do zero ou somente aprimorar o idioma.

Entretanto, antes de escolher o curso que deseja fazer, recomendamos que defina inicialmente o local que irá se estabelecer, assim poderá escolher a instituição mais próxima da sua residência.

Vale ressaltar que escolher o curso vai depender exclusivamente do seu objetivo profissional ou acadêmico.

Portanto, para ensinos práticos, o mais aconselhável é optar por ensino de ciências aplicadas, por outro lado, aqueles que desejam explorar uma carreira acadêmica, o ideal é as universidades de pesquisa.

Como realizar a candidatura

Na Holanda, os processos seletivos são bastante variáveis.

Por esse motivo, é vital definir seu curso antes de fazer a candidatura, e só então procurar qual instituição atende melhor as suas necessidades.

Definiu o curso e a instituição?

Ótimo, agora você deve pesquisar como funciona o procedimento para sua admissão.

Como supracitado, o site Nuffic Neso Brasil pode facilitar esse processo, já que através dele é possível analisar todos os critérios referentes aos ensinos superiores no país Holandês, e obter as informações necessárias sobre os cursos de inglês oferecidos.

Com tudo, o site pode auxiliar na escolha da sua instituição, e tudo de maneira gratuita.

É importante destacar que os processo de admissão são validos apenas para cursos superiores, ou seja, para completar o ensino médio ou estuda inglês não é necessário atravessar esse processo seletivo.

O candidato só precisa enviar os documentos necessários exigidos pela instituição que preferir.

No entanto, se o seu caso for o ensino superior, será necessário remeter seu histórico escolar, e em alguns casos realizar uma prova de proficiência (provar que sabe o básico do inglês) para então se candidatar ao processo seletivo.

As entrevistas e provas podem variar de acordo com a instituição ou curso que escolher, assim como a concorrência.

Planejamento para pré-candidatura

Como mencionamos no início do artigo, antes de imigrar para terras internacionais, é necessário realizar um planejamento, e nesse caso não é diferente, já que para estudar na Holanda será necessário atravessar um caminho um tanto quanto burocrático, que requer investimento financeiro.

O ideal é iniciar um planejamento com pelo menos um ano de antecedência.

Por tanto elaboramos uma lista par auxiliar nesse processo, caso você não saiba por onde começar, confira:

  • Estude a instituição e ensino da sua preferência.

  • Procure o curso que atenda suas necessidades e expectativas.

  • Veja quais os critérios exigidos para realizar esse curso.

  • Fique por dentro dos prazos definidos para a candidatura.

  • Em casos de dúvidas, procure a instituição de ensino.

  • Verifique em quais casos deve solicitar o visto.

  • Caso esteja dentro dos critérios estabelecidos pela instituição e governo da Holanda, pode se candidatar para o curso dentro do site.

Esse processo não precisa ser algo difícil, seguir esse planejamento certamente irá facilitar sua trajetória para Holanda.

Como conseguir o visto para estudar na Holanda

Geralmente, a própria instituição em que o aluno foi matriculado faz a solicitação do visto que permite que o aluno estude e more durante esse período na Holanda.

Entretanto, para solicitar o visto, a instituição deve entrar em contato com o aluno e pedir alguns documentos, como comprovação financeira, passaporte, entre outros.

O aluno é informado em todas as etapas desse processo.

Quando o visto é de fato aprovado pelo sistema de imigração da Holanda, o aluno é informado e deve agendar no site um dia para comparecer na representação holandesa do seu estado e apresentar os demais documentos:

  • Fotos coloridas recentes, que se encaixem no padrão da Holanda de 3,5×4,5cm.

  • O formulário do visto (MVV) assinado.

  • Comprovação de admissão pela Universidade.

  • Passaporte, com prazo de validade de no mínimo 180 dias após a chegada do aluno em terras holandesas.

Como supracitado, o aluno deve entregar esses documentos em um dos estados mais próximos da sua cidade.

No Brasil, os seguintes estados aceitam esses documentos; São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Custo de ensino e moradia na Holanda

Vale ressaltar que esses valores estão dentro da cotação do ano de 2020. Contudo, podem e devem ter sido alterados com o passar dos anos.

Apartamento comum: pode custar em média 580 euros.

Água, Internet, Luz e Aquecimento: o custo médio dessas contas básicas pode variar de 55 euros a 168 de acordo com a quantidade de alunos morando na mesma residência.

Compras no supermercado: cerca de 200 euros por pessoa.

Academia: em torno de 30 euros mensais.

Vale ressaltar que esse é o custo médio de moradia, não incluindo a mensalidade das universidades.

As instituições de ensino na Holanda constam com um sistema de mensalidade similar ao do Brasil, conhecido como tuition fee.

No entanto, o custo pode variar consideravelmente entre os estudantes europeus e estrangeiros. Infelizmente para os brasileiros esse valor pode ser significativamente alto, podendo ser negociado para que o estudante pague parcelado.

Confira o custo médio de acordo com as instituições de ensino mais reconhecidas na Holanda:

  • Wageningen University e Research

Graduação: valor anual de 15.700 euros.

Mestrado: valor anual de 18.700 euros.

Doutorado: valor mensal de 1.000 euros.

  • University of Amsterdam

Graduação: valor mensal de 2.143 euros.

Mestrado: valor mensal de 2.143 euros.

MBA: valor anual de 39.900 euros.

  • Leiden University

Graduação: valor anual de 13.000 euros.

Mestrado: valor anual de 22.000 euros.

Doutorado: o estudante só pode cursar doutorado com bolsa de estudo.

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.