Artigos

Como Conseguir Uma Bolsa de Estudo no Exterior?

Estudar no Exterior

Escolher uma área de atuação no mercado de trabalho, seja logo após o ensino médio ou em outro período da sua vida, requer muitos estudos. Dependendo da profissão, uma graduação será necessária, e posteriormente cursos de pós-graduação.

O caminho natural e mais seguido pelos brasileiros é realizar a faculdade em sua própria cidade ou se mudar para grandes centros, mas você já pensou em estudar fora do país?

O primeiro pensamento que vem à mente quando essa questão é levantada, certamente é o custo de se graduar no exterior. Porém, existem algumas possibilidades de bolsas de estudo internacionais disponíveis para brasileiros. Confira quais as formas existentes de bolsas de estudo no exterior, onde encontrá-las e como se candidatar. Boa leitura!

Estudar no Exterior

Formatos de bolsa

Existem 3 formas de bolsa para estudar fora do Brasil, confira quais são elas:

Baseada no local

Este formato de auxílio para quem deseja estudar no exterior com bolsa é disponibilizado para um local ou país que tenha interesse em atrair estudantes estrangeiros.

Neste caso, os cursos ofertados são todos que a cidade ou o território ofertam, esse tipo de bolsa pode ser oferecido pela própria região interessada ou pelo governo do Brasil, quando há parceria com outros países.

Baseada em programas

O segundo formato de bolsas para estudar no exterior é composto por programas que oferecem vagas para cursos específicos. As bolsas são ofertadas pela instituição que vai receber o estudante, o governo do país onde a instituição se localiza, por programas do governo brasileiro ou de faculdades nacionais.

Estes programas têm como finalidade o preparo de mão de obra qualificada em cursos pré-determinados, para que estudantes formados no exterior voltem ao Brasil para aplicar os ensinamentos aprendidos. Um exemplo notório é o extinto programa brasileiro de bolsas para estudar no exterior, chamado Ciências sem Fronteiras.

Baseada no estudante

Se o seu desejo é estudar em algumas das melhores e mais famosas instituições do mundo, saiba que a principal forma de conseguir uma vaga através de uma bolsa de estudo é por conta do seu mérito estudantil.

Alunos que se destacaram no ensino médio e realizaram atividades extracurriculares que demonstram envolvimento com a sociedade e a área de estudo pretendida, podem ter uma bolsa concedida na hora da inscrição no curso.

Esse formato de bolsa é ofertado por conta do interesse das universidades em conquistar para si alunos prodígios e que possam se destacar no seu campo de estudo e trabalho.

Baseada também no estudante, estão bolsas concedidas por cotas de gênero, raça, religião ou deficiência.

Onde se informar para conseguir uma bolsa de estudo no exterior

Agora que você já conhece os formatos de bolsas disponíveis, é primordial saber como encontrar essas vagas:

  • De maneira prática, o site do MEC, lista as oportunidades disponibilizadas por universidades do exterior, organizações e países;
  • A plataforma Hotcourses, especializada em orientação educacional, fornece um extenso banco de dados sobre vagas de bolsa de estudo no exterior;
  • Caso você já esteja cursando a graduação em uma universidade brasileira, você pode verificar com a mesma a disponibilidade de intercâmbio para realizar um ou mais períodos do seu curso no exterior como bolsista.
  • Por fim, se você busca um curso específico ou uma universidade específica, se informe diretamente com as instituições sobre os seus programas de bolsas de estudo disponíveis.

Inscrição e vistos

Após encontrar a bolsa ideal para o seu propósito, é importante realizar a inscrição com muita atenção. Cada instituição necessita de documentos específicos, mas de maneira geral você vai precisar apresentar os seguintes itens:

  • Histórico escolar e de atividades extracurriculares;
  • Certificado de conclusão do ensino médio;
  • Diploma da graduação (caso a bolsa seja para cursos de pós-graduação);
  • Nota de um exame de proficiência na língua inglesa;
  • Cartas de recomendação.

Além do cuidado com os documentos pedidos pela universidade, você também deve se atentar para o formato de visto necessário, evitando que você não consiga entrar no país para iniciar o seu curso.

Entre os principais requisitos para o visto estão os seguintes itens:

  • Possuir passaporte dentro da validade;
  • Apresentar a carta de aceite da instituição;
  • Comprovação de condições financeiras para se estabelecer no país (caso a bolsa de estudos também cubra esses custos, basta apresentar um documento de comprovação concedido pela universidade).

De importância ao inglês

Um dos requisitos necessários para a aplicação de bolsas de estudo no exterior, em países de língua inglesa ou onde aulas são ministradas em inglês, é a apresentação da sua nota em um exame de proficiência.

Você deve verificar com a instituição qual é o exame aceito, sendo o TOEFL e o IELTS os com maior taxa de uso pelas universidades. Algumas instituições possuem o seu próprio exame de proficiência.

Mesmo com todos os outros requisitos preenchidos, não ter conhecimento suficiente no inglês pode te fazer perder a oportunidade de uma bolsa. Por conta disso, se dedique ao estudo da língua de maneira prática e eficiente.

Uma excelente forma de fazer isso é realizando um simulado IELTS gratuito. A partir dele, você conseguirá identificar quais estágios do aprendizado representam maior dificuldade, e a partir disso montar um plano de estudos específico para a sua necessidade.

Depois de conseguir a bolsa, continue com um excelente desempenho acadêmico

Uma dica importante para que você não perca sua oportunidade após conseguir uma bolsa de estudo no exterior, é manter um excelente desempenho acadêmico. A maioria das vagas oferecidas é concedida mediante a um bom aproveitamento do estudante.

Ou seja, caso você obtenha notas baixas ou um alto número de faltas, a universidade poderá cancelar a sua bolsa ou optar por não renová-la para os anos subsequentes do curso.

Pronto para estudar no exterior?

Conhecer novas culturas, fazer amizades e frequentar instituições de renome internacional são somente algumas das qualidades de estudar no exterior. O caminho certamente não é fácil, requer dedicação e uma busca ativa pelas melhores oportunidades de bolsas de estudo internacionais.

Porém, a jornada é possível e já foi trilhada por milhares de brasileiros. E você, está pronto para estudar fora do país?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *