Ei, vamos conversar sobre o sistema de saúde aqui nos Estados Unidos.
Infelizmente, não é um sistema de saúde nada barato.
Muitas vezes, os pacientes precisam pagar pelos serviços médicos com o próprio dinheiro ou com seguro de saúde.
Existem alguns programas de saúde com financiamento público, como Medicare e Medicaid, que oferecem assistência médica para pessoas elegíveis, mas esses programas têm algumas restrições e não oferecem cobertura abrangente para todos.
De acordo com o último censo dos EUA de 2020, cerca de 27,2 milhões de americanos, o que equivale a 8,6% da população, não tinham seguro saúde.
Além disso, muitas vezes os altos custos ou restrições nas redes de atendimento podem dificultar o acesso a serviços médicos para quem tem plano de saúde.
Mas não se preocupe, há algumas opções que você pode considerar, como clínicas comunitárias, clínicas de saúde escolares ou até mesmo o departamento de saúde local.
Se você tem interesse em saber se existem serviços públicos de saúde nos Estados Unidos, continue a leitura deste post, no qual vamos apresentar todos os detalhes.
Breve história do sistema de saúde dos Estados Unidos
Desde o século 19, houve um grande debate político nos Estados Unidos sobre a viabilidade de um sistema de saúde financiado pelo governo.
Dorothea Dix, uma ativista, apresentou uma medida em 1854 com o objetivo de garantir o acesso à saúde pública para todos, mas na época, o presidente Franklin Pierce rejeitou a proposta, argumentando que o governo não deveria ser responsável pela saúde pública.
No início do século XX, Theodore Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos, buscou colocar em prática um programa de saúde com apoio do governo para a população em geral.
Infelizmente, ele foi derrotado pelos políticos das duas principais organizações, republicana e democrata, e desde então, o seguro médico tem sido administrado por organizações privadas.
No Brasil, os residentes podem escolher entre usar o SUS (Sistema Único de Saúde), mantido pelo governo federal, ou contratar um plano de saúde privado.
Já em algumas nações europeias, como Espanha e Inglaterra, o Estado é responsável pela prestação de cuidados de saúde em troca do pagamento de impostos.
Nos Estados Unidos, adquirir um plano de saúde privado é a única forma de obter atendimento médico.
Apenas aqueles que estão abaixo do nível de pobreza e os idosos são elegíveis para programas gratuitos como Medicare e Medicaid, que oferecem apenas cuidados básicos e urgentes.
Programas de saúde disponíveis
Existem duas iniciativas do governo dos EUA para ajudar com a saúde, mas infelizmente a cobertura e o tratamento são limitados.
No entanto, os gastos nesse setor são significativos. Em 2020, os gastos em saúde superaram a marca de 4,1 trilhões de dólares, um aumento de 9,7% em relação ao ano anterior. Mesmo o governo gastou mais, com um aumento de 19,7% ao longo do ano.
No entanto, há duas iniciativas de bem-estar que merecem destaque. Vamos dar uma olhada em cada uma delas e entender o que as torna únicas!
Medicare
Desde 1966, o Medicare tem sido um regime de segurança social que atende principalmente pessoas com mais de 65 anos.
É importante ressaltar que os segurados precisam ter contribuído para o custo da tributação da saúde enquanto estavam empregados.
No entanto, existem outros públicos que também são atendidos, como aqueles que possuem doenças ou deficiências que os impedem de trabalhar, como doenças fatais.
O Medicare oferece 4 categorias de serviços públicos diferentes, embora nem todos os destinatários possam se beneficiar de todos eles. Aqui estão essas categorias:
- Parte A – seguro hospitalar: envolve admissões em hospitais, tratamento em instalações de enfermagem especializadas e alguns cuidados paliativos e domiciliares;
- Parte B – seguro médico: inclui tratamento ambulatorial, suprimentos e programas de auxílio de profissionais de saúde e preventivos;
- Parte C – planos Medicare Advantage: são fornecidos aos funcionários por uma empresa privada. Eles têm as vantagens das seções A e B. No entanto, os custos dos serviços não é coberto pelo governo;
- Parte D – cobertura de medicamentos prescritos: são fornecidos por empresas privadas e seguradoras autorizadas pelo Medicare. Ainda há a inclusão da compra de remédios receitados pelos médicos.
Observação: os cidadãos estrangeiros geralmente podem usar o Medicare. No entanto, eles tiveram que colocar dez anos de trabalho lá. O sistema de seguridade social do país fornece financiamento para esta iniciativa.
Medicaid
O Medicaid é um programa criado para atender aqueles que vivem na pobreza, e é custeado pelo governo Federal ao lado dos estados americanos. Dessa forma, os profissionais de saúde que tratam dessas pessoas são remunerados.
No entanto, muitas vezes as demandas são tão grandes que o esquema não consegue atender a todos que precisam.
Além disso, a baixa remuneração oferecida aos profissionais de saúde pode afetar a qualidade do serviço prestado e muitas organizações de saúde podem optar por não participar do programa.
E quanto ao Obamacare?
A Lei de Proteção ao Paciente e Cuidados Acessíveis é uma medida que exige que todos que vivem nos EUA tenham acesso ao seguro saúde, por outro lado, é necessário realizar o pagamento de um certo valor. Vamos conhecer mais sobre o Obamacare:
- Concessão de benefícios a quem paga por plano de saúde;
- Proibir a exclusão de pessoas com doenças pré-existentes da cobertura; aumentar o mínimo exigido para financiar o seguro de saúde dos empregadores;
- Restrições de custos na capacidade das seguradoras de defender abertamente os aumentos de preços.
Por isso, o Obamacare não é um seguro de saúde. Ele apenas estabelece regulamentos para o sistema de saúde dos EUA. Não altera a estrutura do sistema de saúde americano de forma alguma.
Veterans Affairs
O governo dos Estados Unidos criou a agência de Assuntos dos Veteranos (VA) para cuidar daqueles que serviram nas forças armadas, incluindo suas famílias.
Desde 1930, o VA oferece serviços e benefícios para ajudar os veteranos americanos que enfrentaram momentos de paz e de guerra.
São muitos os benefícios e programas oferecidos pelo VA, como moradia, seguro de vida, educação, assistência médica e pensões.
Além disso, para veteranos com deficiência ou outros problemas de saúde relacionados ao serviço militar, o VA também oferece serviços de reabilitação, aconselhamento e emprego.
É uma maneira também de honrar aqueles que serviram ao país e proporcionar a assistência necessária para que tenham uma vida digna.
Média de custos com saúde nos EUA
Ah, a particularidade dos Estados Unidos é incrível, e isso reflete até no custo do plano de saúde!
Depende muito de onde você vive, mas, no geral, em 2020, o plano individual teve um valor médio de US$ 456, enquanto o plano familiar foi de US$1.152.
Eita, não é barato, né?!
Mas, vale lembrar que esses valores podem ser inclusos na anuidade ou mensalidade da sua universidade, então fique de olho nessa possibilidade.
Ei, e se você é um estudante internacional que sonha em estudar nos EUA, não deixe de pesquisar opções de seguro de saúde que ofereçam acesso de longo prazo ao sistema de saúde americano.
É super importante estar protegido e preparado para qualquer eventualidade.
Ah, e mais uma dica importante: as cidades americanas têm despesas de vida variadas, então se prepare para um possível aumento no custo do plano de saúde, principalmente se você morar em áreas mais caras.
Mas, não deixe que isso te impeça de ter a melhor experiência de vida e estudos nos Estados Unidos!
Enfim, quer ter acesso a mais conteúdos sobre os Estados Unidos?
Então não deixa de acompanhar nosso blog e fique bem informado!