Artigos

Como é a Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford!

Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford

Saiba como é frequentar a faculdade de medicina da Universidade de Stanford, a melhor instituição dos Estados Unidos, conheça também as opções de entrada do curso e como é viver no Vale do Silício.

Conheça a Universidade de Stanford

A Universidade de Stanford, ocupa a segunda colocação do ranking de melhores faculdades do mundo – atrás somente da britânica Oxford – e a terceira posição da lista das melhores faculdades de medicina no mundo. Localizada na Califórnia, no coração do Vale do Silício, Stanford carrega na sua história, iniciada em 1885, a inovação.

A instituição foi responsável pelo surgimento de empresas e tecnologias que modificaram o mundo e a forma como nos relacionamos com os aparelhos eletrônicos. Foram fundadas ou tiveram a ajuda de professores e alunos de Stanford em sua formulação, empresas como: Google, eBay, Netflix, Yahoo, Nike e Tesla.

Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford

Porém, estudar em Stanford é uma tarefa complicada, a universidade da grande importância não somente a qualidade de ensino, mas também a qualidade dos estudantes. Sua taxa de aprovação fica na média de 5%.

Esse alto padrão, reflete também na divisão dos estudantes, a maioria está em cursos de pós-graduação, sendo os cursos de graduação representados por 40% dos alunos. A proporção de alunos para professores também chama a atenção, a cada 5 estudantes, Stanford conta com 1 professor.

Como entrar na faculdade de medicina da Universidade de Stanford

Para estudar em Stanford, independente da área que você pretenda atuar, você terá de realizar 4 anos de estudos no chamado College, conseguindo um diploma de graduação. O College, é um período de estudos voltado principalmente para a escrita e pesquisa científica, nele você poderá escolher as matérias que gostaria de dar ênfase, podendo ser de diversas áreas, ligadas ou não a medicina.

Como conseguir uma vaga e realizar o College em Stanford

O processo seletivo de Stanford avalia 5 itens que precisam ser enviados para a instituição durante o período de inscrições:

  1. Histórico escolar;
  2. Preparo acadêmico: suas notas no ensino médio e envolvimento com atividades da escola devem ser altos;
  3. Nota dos exames SAT ou ACT;
  4. Nota de um exame de proficiência de língua inglesa, como o IELTS;
  5. Essay: a universidade pede que os candidatos produzam duas redações para participar do processo seletivo. Na primeira, você deverá se vender, explicar o porquê você é o aluno ideal para estudar em Stanford, já a segunda deve responder três perguntas propostas anualmente pela universidade.

Os alunos escolhidos, serão aqueles que apresentarem não só melhores notas, mas também mais desenvoltura social e capacidade de impactar o mundo.

Como conseguir uma vaga de medicina da Universidade de Stanford

Com o College realizado, você poderá aplicar para a escola de medicina, onde mais 4 anos de estudos serão necessários. Para isso, um novo processo seletivo rigoroso é realizado. Confira os itens considerados na avaliação dos alunos que irão estudar medicina em Stanford:

  • Realização de matérias obrigatórias, para ser considerado apto a estudar medicina, durante o College, chamadas Pré-Med;
  • Nota do teste MCAT, prova específica para a admissão em faculdade de medicina;
  • No mínimo três cartas de recomendação.

Medicina em Stanford: preço

Os cursos da universidade de Stanford, ficam na casa dos 65 mil dólares anuais. Porém, a universidade possui um programa, que cobre os custos do curso para alunos com renda familiar comprovada de menos de 150 mil dólares anuais. Para alunos com família cuja renda é inferior a 65 mil dólares anuais, os custos com alimentação e hospedagem também são cobertos.

Considere validar o seu diploma nos Estados Unidos

Se estudar na faculdade de medicina da Universidade de Stanford for um desejo distante para você, considere terminar os seus estudos médicos no Brasil e, posteriormente, tentar a validação do seu diploma para trabalhar nos Estados Unidos.

Como é o curso de medicina de Stanford

Conhecida por ser uma instituição que tem a inovação como norte, estudar na faculdade de medicina da Universidade de Stanford, vai te permitir entrar em contato com uma rede globalizada e pronta para impactar o mundo.

Segundo a escola de medicina de Stanford, o objetivo do curso é, educar, inspirar e formar um grupo de líderes em medicina e ciência, que irão melhorar a saúde humana por meio da descoberta, inovação, bolsas de estudo, educação e prestação de um excelente serviço centrado no paciente.

A grade de matérias, é composta pelo aluno, conforme suas aptidões e desejos para a carreira, assim como a aplicação do estágio durante o curso, que também considera o caminho pretendido pelo estudante.

Morando no Vale do Silício

Lar de inovações que impactam todo mundo, o Vale do Silício e a universidade de Stanford se misturam, um não existiria sem o outro. A universidade fica na pequena cidade de Palo Alto, a 53 km de San Francisco. Além do contato com as principais empresas tecnológicas e a possibilidade de networking, ser aluno da faculdade de medicina da Universidade de Stanford, também é excelente para quem gosta do clima quente, praias e natureza.

Palo Alto está próxima de praias famosas da Califórnia, como Santa Cruz, além de ser cercada de montanhas recheadas de trilhas e espaços de lazer.

Como imigrar para estudar nos Estados Unidos

O processo de imigração para estudantes começa após sua aprovação, com a carta em mãos e o passaporte válido (com data de vencimento de no mínimo seis meses depois de sua viagem para os EUA), você deverá aplicar para o visto de estudante e marcar sua visita à embaixada para entrevista pessoal.

Além desses procedimentos, a comprovação de rendimentos e da capacidade de se manter no país também será requisitada.

A maior taxa de negação do visto para estudantes ocorre por conta da não comprovação das suas intenções de voltar ao país de origem depois da conclusão do curso. Ofereça provas a partir de um plano de estudos, demonstrando sua vontade de aplicar os conhecimentos no Brasil posteriormente.

Lembre-se de dominar o inglês

Para frequentar a faculdade de medicina da Universidade de Stanford, o caminho é trabalhoso e requer dedicação, porém uma peça é fundamental para você viver o sonho de estudar fora, dominar o inglês.

Se você quer descobrir em qual nível está o seu inglês, realize um simulado IELTS gratuito e descubra quais áreas do aprendizado você precisa focar para atingir um excelente desempenho no exame de proficiência.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *