Artigos

Saiba como Conseguir o Certificado FCE Cambridge!

fce-cambridge

Você está procurando um exame para certificar o seu inglês no nível intermediário? Conheça o FCE Cambridge e conquiste oportunidades de trabalho e estudo!

O que é o FCE Cambridge?

Criado e organizado pela Universidade de Cambridge, First Certificate in English (primeiro certificado em inglês), faz parte da área da instituição chamada de Cambridge English Qualifications, que produz exames em nível mundial para certificar as habilidades dos interessados na língua.

A prova é a mais popular dentre as formuladas pela instituição e outras nomenclaturas podem a designá-la, confira a lista para não se confundir:

  • FCE-exam;
  • Cambridge English: first;
  • B2 first.

O FCE-exam foi formulado pensando em quem quer atestar sua proficiência no nível B2 da língua. Esse nível é definido pelo Common European Framework of References for Language (CEFR), padrão internacional para classificar as habilidades em diversas línguas e adotado por diversas intuições.

Os níveis de capacidade de uso da língua são divididos em 6: A1, A2, B1, B2, C1, C2. Sendo A1 o nível mais básico de aprendizagem, e o nível C2 a fluência completa. Os dos níveis abrigados pelo B são os intermediários, por tanto o nível B2, que o FCE atesta, é o intermediário avançado.

Por que atestar o meu nível intermediário?

Conseguir um certificado no nível B2 já será o suficiente para que novas portas se abram em sua vida, muitas empresas ao redor do mundo o consideram suficiente para uma vaga de emprego. O certificado também é aceito por intuições de ensino. Nos países onde a língua inglesa é a principal, o exame garante que você possa preencher vagas de pré-seleção, aquelas onde você ainda vai estudar um pouco mais da língua antes de ingressar no curso escolhido.

FCE Cambridge

Já em países onde o inglês não é a língua nativa, mas as aulas da universidade são ministradas em inglês, o FCE-exam é suficiente para a aplicação da vaga e iniciação dos estudos de graduação ou pós-graduação. Em ambos os casos é importante verificar as regras de cada universidade.

Meça seus avanços através de um exame imparcial

Outra vantagem de realizar o FCE Cambridge, é sua reputação e imparcialidade. Atingindo a nota necessária, você terá uma excelente prova de sua habilidade com o inglês em mãos, mas também saberá com mais clareza quais suas maiores dificuldades para atingir os níveis após o B2, e realizar exames que atestam um maior domínio, como o IELTS.

Quais as habilidades que o nível B2 atesta?

Segundo a Universidade de Cambridge quem passa no exame, e ganha o certificado de nível B2, possui as seguintes habilidades em inglês:

  • Capacidade se comunicar com uma ou mais pessoas, apresentando opiniões e argumentos;
  • Conhece as novidades da língua;
  • Consegue escrever em inglês de forma clara e detalhada.
  • Escreve variadas categorias de texto: cartas, relatórios, histórias, etc.

Como funciona o FCE Cambridge?

O exame pode ser realizado de forma tradicional, no papel, ou pelo computador. Nos dois casos a prova é aplicada em centros credenciados pela universidade espalhados por diversos países, com diversas opções no Brasil. O FCE Cambridge é ofertado pelos centros credenciados algumas vezes por ano e tem um custo médio de R$975,00. Sim, o valor não é baixo, por isso a importância de estudar bastante e realizar simulados no processo de preparação. Apesar do alto custo, o exame possui validade vitalícia.

Como é a prova FCE Cambridge?

A prova tem duração aproximada de 3 horas e meia, e é dividida em 4 partes:

1. Reading – capacidade de leitura e interpretação textual: a primeira parte tem duração de 75 minutos e é a mais importante, sua nota compõe 40% da pontuação final do exame. Ela é composta por 52 questões objetivas, formuladas a partir de textos presentes na prova, esses textos podem ser de: jornais, revistas, propagandas, trechos de livro de ficção e não ficção.

2. Writing – capacidade de escrita: para avaliar a capacidade de escrita, o FCE Cambridge pede a produção de dois textos, que podem variar entre, cartas, ensaios, resenhas e relatórios. O tempo de duração dessa etapa é de 80 minutos e representa 20% da nota final.

3. Listening – capacidade de escuta: nessa parte da prova, que também vale 20% da pontuação, você terá 40 minutos para acompanhar e compreender uma variedade de áudios de: programas de TV, apresentações e conversas do dia-a-dia.

4. Speaking – Conversação: por último, o FCE-exam irá analisar sua habilidade de conversar em inglês. O examinador formará duplas ou trios entre os candidatos e irá propor temas para que o diálogo aconteça. O teste oral dura 14 minutos e também corresponde a 20% da nota.

Notas e certificado

Após a realização da prova e o período indicado de correção, você poderá verificar sua nota correspondente com cada etapa, a nota final e o seu nível CEFR. O exame também garante que se o seu nível CEFR indicado por ele for C1 ou B1, o resultado também é confiável. Para comprovação de níveis inferiores, A1 e A2, ou para o maior nível de fluência, C2, é necessário realizar outras provas mais específicas. As notas e o seu nível CEFR, se dão da seguinte maneira:

  • Se a pontuação total da prova for entre 180 e 190, sua nota correspondente é A, e o seu nível é C1;
  • Se a pontuação for entre 173 e 179, sua nota é B, e o seu nível é B2;
  • Se a pontuação for entre 160 e 172, sua nota é C, mas o seu nível também é B2;
  • Já se a sua nota for entre 140 e 159, você não receberá uma nota, mas o seu nível será certificado com B1;

Todas as opções acima garantem certificado, seja de nível B2, B1 ou C1. Notas entre 122 e 139, também serão mostradas na declaração de resultados, mas não serão elegíveis para certificado. Os certificados são enviados para o centro onde o exame foi realizado em até três meses após a realização da prova.

Você sente que está preparado? Realize o exame, pegue o certificado e abrace as oportunidades que o inglês traz! Apesar de não existir um limite de tentativas, o valor alto do FCE Cambridge pede cautela na hora da realização da prova.

Uma forma excelente de descobrir em qual nível está o seu inglês, e saber se é o momento certo para uma certificação no nível B2, é realizar os testes gratuitos disponibilizados pela própria Cambridge. Estude bastante e boa sorte!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *