Artigos

Tudo sobre o Fullbright

fullbright-bolsas

Já imaginou ganhar uma bolsa para estudar, realizar uma pesquisa ou até mesmo lecionar nos Estados Unidos?

Conheça a Fullbright e saiba como o seu sonho pode se tornar realidade!

O que é o Fullbright

O Fullbright é um programa de intercâmbio educacional e cultural criado pelo governo dos Estados Unidos no ano de 1946, através de uma lei criada pelo Senador J. William Fullbright.

O objetivo do programa é ampliar a parceria dos Estados Unidos com outros países, concedendo bolsas de estudo, sendo de pesquisa ou estudo, para mais 370 mil pessoas de 150 países. 

Em 1957 o Fullbright Brasil foi estabelecido através de uma ampliação do programa. Desde essa data uma a uma organização administra as relações do Brasil com os EUA, fazendo o intermédio entre os bolsistas e as instituições norte-americanas que oferecem os benefícios, a Comissão Fullbright.

Nesses mais de 50 anos de história, um número aproximado de 5000 brasileiros foi aos Estados Unidos realizar parte dos seus estudos com bolsistas, enquanto o programa também já facilitou o acesso de 3400 alunos norte-americanos a estudar no Brasil.

As bolsas ofertadas pelo Fullbright têm como foco estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que têm como desejo fazer a diferença em suas comunidades, utilizando com meio a pesquisa cientifica e a propagação do conhecimento,

Além da realização dos programas ofertados pela Fullbright, ser um profissional que conseguiu uma de suas bolsas confere um status que acaba valorizando sua carreira. 

Entre as pessoas que participaram do programa estão ganhadores do Prêmio Nobel, no Brasil, por exemplo, nomes influentes como o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa e o diretor de teatro Antônio Abujamra estudaram no exterior por meio da bolsa.

Quais são as bolsas Fullbright disponíveis?

As bolsas disponíveis para o Fullbright Brasil são atualizadas a cada ano e tem as suas inscrições abertas entre os meses de março e junho.

Para 2022 foram anunciados 22 programas que podem ser conferidos no site da Fullbright. Entre os principais estão:

  • Professor e pesquisador visitante júnior: 20 bolsas de estudo ou pesquisa para docentes que atuam em instituições de ensino superior, tendo finalizado o PhD em menos de 7 anos.
  • Doutorado sanduíche: serão ofertadas até 40 bolsas em todas as áreas de conhecimento para brasileiros que desejam desenvolver parte de sua pesquisa nos Estados Unidos.
  • FLTA – ensino de português nos Estados Unidos: um dos programas mais tradicionais e concorridos do Fullbright é o que dá a oportunidade de profissionais de letras formados no Brasil lecionarem o português nos EUA. O programa visa jovens professores que atuarão como auxiliares em classes de alunos que escolheram o português como segunda língua. 
  • Mestrado em roteiro de cinema: bolsa para estudar na Fine Arts (MFA) em um curso de roteirização para cinema sem similar no Brasil.
  • Artes e Ciências Humanas em Yale: a bolsa de categoria cátedra reconhecida pela famosa universidade de Yale é destinada para professores e pesquisadores que possuem experiência comprovada na área. O candidato selecionado ganhará o benefício para realizar uma pesquisa ou lecionar uma disciplina para o curso de pós-graduação ou graduação avançada.

fullbright-bolsas

Requisitos e benefícios

Os requisitos e benefícios variam conforme cada programa, porém alguns tópicos são exigidos e ofertados por todos, confira quais são eles:

Requisitos

  • Ter nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
  • Ter fluência em inglês para os programas que envolvem o ensino e a comprovação das habilidades em inglês através de um exame de proficiência para bolsas de estudo e pesquisa;
  • Não receber bolsa, benefício financeiro de outras agências ou entidades brasileiras com o mesmo objetivo;
  • Permanecer no Brasil durante a seleção, afiliação e partida aos EUA.

Benefícios

  • Acesso as aulas do programa na qual o aluno foi inscrito;
  • Um valor em dinheiro que visa cobrir as despesas com a passagem área e com a vida no país;
  • Seguro para acidentes e doenças limitado (ASPE Accident and Sickness Program for Exchanges);
  • Taxa do visto J-1;
  • Acesso às instalações e serviços da universidade, tais como: escritório compartilhado, internet, bibliotecas e demais meios necessários à efetiva consecução das atividades de ensino e ou pesquisas.

Como é o processo de inscrição?

O processo de inscrição para as bolsas do Fullbright Brasil é feito totalmente online, através do site onde os programas são ofertados.

Para ser elegível e concorrer a bolsa, o interessado deverá preencher formulários e enviar documentos de identificação, diplomas universitários, comprovações de experiência profissional e pesquisas já realizadas.

Cartas de recomendação também podem ser enviadas pelo sistema e possuem grande peso na hora da sua escolha.

Lembrando que a seleção dos beneficiados pelo Fullbight é feita por mérito e potencial.

Ou seja, os estudantes e docentes contemplados são aqueles que demonstram maior interesse nas áreas tratadas pelo programa e capacidade de impactar a comunidade acadêmica com os seus estudos, além de proporcionar um maior grau de conhecimento em seu país de origem após o seu retorno. 

No processo de inscrição também deverá ser enviada a proposta de projeto, caso o programa envolva a realização de pesquisas e estudos de doutorado, mestrado e pós-doutorado. 

Visto J1

O visto utilizado pelos contemplados por uma bolsa do Fullbright é o J1, um visto exclusivo para intercambistas.

A organização do programa prestará todo auxílio para que os aprovados consigam atravessar o seu processo de aquisição facilmente, incluindo com suporte financeiro.

Com a aprovação e o inglês afiado, o visto J1 pode ser considerado fácil, sendo necessário após o preenchimento dos formulários apenas de uma entrevista para comprovar os interesses em entrar nos Estados Unidos apenas para estudar.

Lembrando que essa categoria de vista não concede o direito de trabalho, nem mesmo em meio período.

Não se esqueça do inglês

Para ser apto a concorrer a uma das bolsas do Fullbright, não dá para correr, você precisará obrigatoriamente possuir boas habilidades com o inglês.

A nota do exame de proficiência poderá ser exigida em 3 momentos, na inscrição do Fullbright, na matrícula da universidade e no momento da obtenção do visto.

Os exames mais aceitos nos Estados Unidos são o IELTS e o TOEFL.

Uma excelente maneira de iniciar os seus estudos de maneira focada e eficiente é realizando um simulado IELTS gratuito.

A partir dele você terá maior clareza sobre quais são os seus pontos fortes e fracos com a língua.

E aí, pronto para conseguir sua bolsa nos EUA através do Fullbright?

5/5 - (14 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published.