No dia 6 de novembro de 2023, a administração estadual de São Paulo divulgou uma nova iniciativa chamada Prontos pro Mundo, que proporcionará a 1000 alunos do ensino médio da rede estadual bolsas de estudo de seis meses para estudar em escolas no exterior.
Por uma taxa adicional, o programa também pagará um curso intensivo de inglês para os 70 mil estudantes e 15 mil educadores do estado.
Na primeira etapa do programa, que terá início após aprovação da Alesp, 70 mil alunos do nono ano terão acesso a aulas de inglês online, ao vivo, ministradas por falantes nativos, no horário normal de aula.
Em segundo lugar, serão escolhidas mil crianças para participar do intercâmbio: uma de cada um dos 645 municípios paulistas e outras 355 escolhidas proporcionalmente nas 91 Diretorias de Educação do estado. Serão utilizados para seleção dois exames de língua inglesa, realizados no meio e no final do curso.
Leia também: Itália e Albânia assinam acordo para lidar com migração
O Estado concorda em pagar por todos os aspectos da educação internacional de um aluno, incluindo, mas não se limitando ao custo de passaporte, visto, hospedagem, mensalidades, transporte e passagem aérea.
As despesas pessoais do aluno durante a sua experiência de estudo no exterior serão cobertas por uma bolsa separada.
No ano seguinte ao curso de inglês, quando os alunos estiverem no segundo ano do ensino médio, o embarque ocorrerá após um tempo de preparação para alunos e responsáveis.
Dos 15 mil professores de inglês da rede estadual que participarão do curso intensivo de inglês, 100 serão escolhidos para intercâmbios de um mês a partir de 2025.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Encontrou algum erro no artigo? Avise-nos.