Artigos

Imigração para o Canadá com baixo nível de inglês

Imigração para o Canadá com baixo nível de inglês

Posso me mudar para o Canadá com baixo nível de inglês?

É uma das dúvidas mais frequentes de quem quer sair do Brasil.

A realidade é que você pode, apesar de ser altamente discutível.

Embora existam vagas disponíveis no Canadá para pessoas que não falam inglês, nem todas as notícias são positivas.

Então, para saber tudo sobre imigração para o Canadá com baixo nível de inglês, continue acompanhando nosso texto!

É verdade que o Canadá precisa de imigrantes?

Você provavelmente já ouviu falar que os brasileiros estão entre os melhores estudantes canadenses que estudam no exterior.

No entanto, o país tem um longo histórico de concessão de vistos permanentes a imigrantes, além de vistos temporários para estudo e trabalho.

Este país vasto e escassamente povoado é o segundo maior do mundo em termos de área terrestre.

Está se tornando cada vez mais difícil movimentar a economia local à medida que a qualidade de vida melhora e a população envelhece.

Numerosas profissões são insuficientes, particularmente aquelas que exigem um alto nível de especialização. Um grande número de pessoas de todo o mundo escolhe o Canadá como seu novo lar a cada ano por causa disso.

Até 2023, o governo canadense espera ter convidado mais de um milhão de imigrantes para morar no país.

Como imigrar para Canadá legalmente?

Existem vários programas de vistos permanentes para imigração canadense legal. Nem todos se encaixam em todos os perfis de candidatos.

Primeiro, conheça as opções para determinar qual delas lhe dará um convite de imigração. Dependendo do programa que você escolher, você pode obter apenas um pedido de visto, então não se apresse.

O Express Entry é o mais tradicional. A aplicação ao convite é uma das mais rápidas. É também um dos critérios mais pesados.

Cada característica adiciona ou subtrai pontos do perfil de um candidato. Estrangeiros com mais pontos são mais propensos a obter um visto canadense. Os de baixo desempenho são removidos do programa.

Idade, proficiência em inglês/francês, educação e experiência profissional são avaliadas. Os maiores de 30 anos perdem pontos todos os anos.

Outros programas, como a província do Atlântico, ajudam aqueles que não se saem bem no Express Entry.

Imigração para o Canadá com baixo nível de inglês

 

Programa de imigração no Canadá para quem tem baixo nível de inglês

Existem programas disponíveis para pessoas que não falam bem o inglês, mas querem morar no exterior para praticá-lo. Esses programas exigem menos proficiência no idioma.

Você deve ter uma compreensão básica do idioma e da cultura do país que está visitando para sobreviver. No entanto, se você deseja morar no Canadá, mas não fala bem inglês, pode solicitar um visto de autorização de residência.

Uma dessas opções é o programa de imigração para as províncias atlânticas conhecido como Programa de Imigração do Atlântico (AIP).

Continua sendo uma das principais portas de entrada de brasileiros para o Canadá, apesar de ser extremamente competitiva, pois os empregadores locais buscam profissionais especializados em áreas onde há grave escassez de mão de obra qualificada.

Estudar ou trabalhar no Canadá pode ajudar a aumentar suas chances de obter um visto permanente. Estudantes com ênfase nas províncias do Atlântico e aqueles que receberam uma oferta de emprego de uma empresa local são normalmente valorizados pelo governo canadense.

Em outras palavras, programa dessas províncias exige que os candidatos cumpram pelo menos um desses dois requisitos.

O governo quer saber se você pode se sustentar no país, então ter comprovante de renda é outro requisito crucial.

Conheça as províncias do Atlântico

As quatro províncias atlânticas de Newfoundland e Labrador, New Brunswick, Prince Edward Island e Nova Scotia estão incluídas no Programa Piloto de Imigração do Atlântico.

Como as economias de cada um desses lugares são únicas, o programa é vantajoso para diversas profissões.

Newfoundland & Labrador

A província mais oriental do Canadá é Terra Nova e Labrador, que tem duas massas de terra distintas: Terra Nova é uma ilha e Labrador está conectada ao resto do Canadá.

A economia da província está se expandindo como resultado do boom de recursos e energia. Serviços financeiros, saúde, mineração, pesca, produção de petróleo e manufatura são indústrias importantes na província.

A maioria das pessoas reside em St. John’s, a capital da província e uma das cidades mais antigas e historicamente significativas da América do Norte.

Além disso, a cidade possui uma paisagem arquitetônica intrigante, com construções que se destacam significativamente das de outras cidades canadenses.

New Brunswick

Uma das indústrias que impulsiona a economia é o turismo, mas também há oportunidades de emprego nas indústrias de manufatura e construção. A prestação de serviços nas áreas de negócios, assistência social e saúde também é forte.

Prince Edward Island (PEI)

O sector agrícola da província é o ponto mais alto da economia dessa província.

A economia local também se beneficia de segmentos como turismo, pesca, fabricação de matérias-primas, tecnologia da informação, entre outros.

Nova Scotia

É a província mais populosa da região atlântica. A tradição na indústria cinematográfica canadense serve como um diferencial.

É também o maior exportador de frutas silvestres, lagostas e árvores de Natal.

A área é conhecida por atrair um grande número de estudantes que desejam fazer especializações nas universidades da província.

Como você pode ver, existem muitas profissões diferentes que você pode escolher ao procurar um emprego nesta área.

Um intercâmbio de estudos em uma universidade em uma das províncias do Atlântico é uma forma de se candidatar a essas províncias no futuro.

A pressa é inimiga da perfeição

E se temos alguma coisa quando queremos nos mudar para o Canadá, é urgência. Há momentos em que o desejo de morar no exterior é tão forte que a ideia de se esforçar mais para se preparar parece torturante.

Podemos acabar tomando decisões precipitadas como resultado dessa ansiedade. Não só isso também! Pode até fazer com que as pessoas assumam compromissos financeiros grandes e desnecessários.

Será que estudar inglês no Brasil e se mudar para o Canadá com RP seria preferível a investir em uma faculdade no Canadá?

Ou seria mais sensato se preparar em casa e evitar o caminho?

Considere intensificar seus estudos de inglês para facilitar sua integração no Canadá se você já recebeu seu PR e está fazendo os preparativos finais para se mudar para lá.

Mesmo para falantes nativos de inglês, leva uma vida inteira para aprender a se comunicar em inglês com a mesma facilidade que fazemos em português.

Afinal, são muitas nuances e sutilezas que dependem da cultura e da experiência além do que está escrito nos livros.

Nada impede que você alcance a fluência se o seu inglês ainda for básico ou intermediário.

Pode não ser um caminho fácil, mas a escolha é sua.

Por fim, é muito interessante este artigo, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo!

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *