Um declínio preocupante no desempenho dos estudantes foi demonstrado pelos resultados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), sinalizando a necessidade urgente de reavaliar o sistema educativo e as escolhas de políticas públicas feitas durante a pandemia.
O Brasil teve quedas significativas em relação à média da OCDE, especialmente em leitura e matemática.
As razões potenciais incluem as consequências da pandemia, que resultaram no encerramento de várias escolas, e a integração insuficiente de crianças que são imigrantes de segunda e terceira geração.
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Aliás, as pontuações diminuíram na Suécia, apesar das escolas estarem abertas, e quase não registraram uma queda no Peru, apesar do encerramento prolongado das escolas.
Para compreender plenamente a ligação entre a pandemia, o encerramento das escolas e o declínio do PISA, são necessários mais estudos científicos.
Quaisquer que sejam as razões, tem havido uma falta de reação eficaz, como não prolongar o calendário escolar nem fazer investimentos para compensar a perda de aprendizagem, especialmente para alunos oriundos de meios desfavorecidos.
Por fim, a queda acentuada do PISA sublinha a importância de rever os quadros e medidas educativas adotadas durante a epidemia.
Fonte: ECO
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