Artigos

Impacto da pandemia na educação: resultados do PISA

Impacto da pandemia na educação resultados do PISA

Um declínio preocupante no desempenho dos estudantes foi demonstrado pelos resultados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), sinalizando a necessidade urgente de reavaliar o sistema educativo e as escolhas de políticas públicas feitas durante a pandemia. 

O Brasil teve quedas significativas em relação à média da OCDE, especialmente em leitura e matemática. 

As razões potenciais incluem as consequências da pandemia, que resultaram no encerramento de várias escolas, e a integração insuficiente de crianças que são imigrantes de segunda e terceira geração. 

Leia também: Êxodo em massa: quase meio milhão de israelenses deixaram o país após 7 de outubro, diz Jornal Times of Israel

Aliás, as pontuações diminuíram na Suécia, apesar das escolas estarem abertas, e quase não registraram uma queda no Peru, apesar do encerramento prolongado das escolas.

Para compreender plenamente a ligação entre a pandemia, o encerramento das escolas e o declínio do PISA, são necessários mais estudos científicos. 

Quaisquer que sejam as razões, tem havido uma falta de reação eficaz, como não prolongar o calendário escolar nem fazer investimentos para compensar a perda de aprendizagem, especialmente para alunos oriundos de meios desfavorecidos. 

Por fim, a queda acentuada do PISA sublinha a importância de rever os quadros e medidas educativas adotadas durante a epidemia.

 

Fonte: ECO

 

Encontrou algum erro no artigo? Avise-nos.

Avalie a post

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *