Artigos

Como Fazer Intercâmbio na Inglaterra? Melhores Formas!

Intercâmbio na Inglaterra

Berço da cultura, que atualmente abrange o mundo todo, a Inglaterra foi palco das principais revoluções que impactaram o mundo. Atualmente o país europeu conta com uma população diversificada, principalmente em suas grandes cidades.

Para conhecer e aproveitar toda essa cultura, confira as formas possíveis de se realizar um intercâmbio na Inglaterra e quais as principais cidades que costumam receber essa categoria de viajante. Boa leitura!

Formatos de intercâmbio na Inglaterra

Após decidir que um intercâmbio na Inglaterra é o que você busca, é importante definir também qual é o tipo de intercâmbio que melhor se encaixa na sua situação. Confira as opções disponíveis.

Intercâmbio na Inglaterra

Graduação ou pós-graduação

Uma das maneiras mais tradicionais de se realizar um intercâmbio na Inglaterra é realizando parte do seu curso superior, seja ele de graduação ou pós-graduação no país.

Lar de instituições com histórias centenárias e que compõem a lista de melhores faculdades do mundo, as universidades da Inglaterra são perfeitas para quem deseja aprofundar seus estudos, principalmente na área das pesquisas.

Nesse formato de intercâmbio, você também tem a chance de buscar por uma bolsa de estudos, que irá cobrir os seus custos com a faculdade e, dependendo do programa, até mesmo os gastos com moradia e alimentação.

Uma das vantagens de quem vai para a Inglaterra em busca de complementar seus estudos superiores, é a possibilidade de aplicar também para um visto de trabalho de meio período, amenizando os custos da viagem.

Cursos profissionalizantes

Aliando um estudo de extrema qualidade a um curso de curta duração que te concede um certificado, realizar uma formação profissionalizante é uma excelente maneira de efetivar o seu intercâmbio na Inglaterra.

Esse formato de curso pode te preparar de dois modos: a primeira opção é escolher um formato que te treina para o mercado de trabalho, em alguma área específica, como segurança do trabalho. Já o segundo formato, te prepara para ser pesquisador, focando os estudos em analítica e profundo conhecimento teórico.

Assim como o formato de intercâmbio para um curso superior, você pode conseguir um visto de trabalho de meio período enquanto passa por seus estudos profissionalizantes.

Curso de idiomas

Ideais para uma maior imersão na cultura inglesa, os cursos de idiomas acabam sendo a forma mais viável de intercâmbio para quem possui pouco tempo. Podendo ser realizados em períodos de 1 mês.

A grande vantagem desse formato de intercâmbio na Inglaterra é a não necessidade da comprovação de proficiência em inglês para realizar sua matrícula, já que o propósito do curso é melhorar suas habilidades com a língua.

Principais cidades de intercâmbio para a Inglaterra

Agora que você já conhece os principais formatos de intercâmbio, confira também quais são as principais cidades para colocar os seus estudos em prática.

Londres

Capital e principal cidade do país, Londres já foi a maior cidade do mundo, mantendo sua influência na economia de todo o globo até os dias de hoje.

A ampla diversidade cultural e a facilidade com os meios de transporte, faz de Londres a cidade perfeita para estudantes estrangeiros que também queiram fazer turismo. Porém, por conta de seu tamanho e importância, o local acaba sendo o mais caro para um intercâmbio na Inglaterra.

Liverpool

Distante 340 km temos a também famosa cidade de Liverpool. Com a vantagem do preço e do clima quente, a cidade agrada viajantes que buscam por menos agito, tendo em vista sua população de meio milhão de habitantes.

Lar dos Beatles e do time de futebol que leva o nome da cidade, Liverpool é perfeita para quem deseja se aprofundar um pouco mais na cultura da Inglaterra.

Manchester

Segunda maior cidade da Inglaterra, Manchester também oferece todas as vantagens de uma cidade grande e bem urbanizada, porém com menores preços quando comparada com Londres.

Considerada o centro financeiro do país, a localidade é ideal para quem busca em seu intercâmbio na Inglaterra opções de networking e até mesmo oportunidades de emprego.

Brighton

Conhecida como mini Londres, por conta das semelhanças na arquitetura, Brighton oferece diversas opções de lazer à beira-mar, porém com o ambiente pacato de uma cidade pequena devido sua população de 250 mil habitantes.

Oxford

Se os seus objetivos ao realizar um intercâmbio na Inglaterra são as possibilidades de ensino superior, certamente a cidade de Oxford está no seu radar.

Lar da famosa instituição, a cidade é o ambiente ideal para estudantes, inclusive os que não estudam na faculdade. Por conta da fama e dos centenas de anos de história da instituição, a localidade conta com os melhores aparatos em termos de educação, como museus, bibliotecas, teatros e galerias de arte.

Vistos

O formato de visto mais simples de se conseguir para realizar seu intercâmbio na Inglaterra é o de estudante, que te permite ficar no país por um período de 6 meses. Se a sua experiência for durar mais do que isso, você deverá pedir sua extensão no consulado britânico no Brasil.

Confira quais são os itens obrigatórios para conseguir o seu visto de estudante:

  • Passaporte com mínimo 6 meses de validade;
  • Apresentação da passagem de retorno para o Brasil;
  • Comprovante de matrícula da instituição;
  • Comprovantes de hospedagem e de renda;
  • Comprovantes de vínculo com o Brasil, para deixar claro que você não tem interesse em ficar na Inglaterra.

Aprimore o seu inglês

Para dois dos principais formatos de intercâmbio na Inglaterra – cursos de ensino superior e profissionalizantes – será necessário que você comprove suas habilidades de comunicação em inglês para que possa realizar sua matrícula.

No Reino Unido, a principal prova de proficiência da língua inglesa é o IELTS, que avalia suas habilidades com 4 aspectos da língua: fala, escuta, escrita e leitura. Uma excelente forma de se preparar para o exame é realizando um simulado IELTS gratuito.

A partir do simulado, você saberá em quais dos aspectos se encontram suas maiores dificuldades, aprimorando o seu inglês através de um estudo focado e otimizado para a sua necessidade.

E aí, pronto para dar início ao seu plano de realizar um intercâmbio na Inglaterra?

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *