Artigos

Melhores Lugares Para Fazer Intercâmbio nos EUA!

Intercambio nos EUA

Já pensou em passar um tempo da sua vida nos Estados Unidos? O país norte-americano oferece diversas oportunidades para brasileiros que desejam realizar um intercâmbio.

Independente se o seu objetivo for estudar inglês, realizar parte da graduação ou buscar experiências de trabalho, existem ofertas para todos os estilos, com estadas de longa ou curta duração.

Saiba quais são os melhores lugares para fazer intercâmbio nos EUA, e as modalidades disponíveis dessa forma de viagem. Boa leitura!

Melhores lugares para fazer intercâmbio nos EUA

Assim como o Brasil, os Estados Unidos também é um país de proporções continentais, por conta disso, diferenças de clima e principalmente de preço podem impactar bastante a sua escolha.

Intercambio nos EUA

Vamos começar pela costa oeste do país, onde está a Califórnia, procurada por muitos brasileiros quando o assunto é intercâmbios nos EUA. E depois passaremos para a costa leste, lar de grandes cidades.

San Francisco

Uma das principais cidades do país, San Francisco abriga além de paisagens bonitas, como a ponte Golden Gate, um ambiente perfeito para quem busca a expressão de suas liberdades individuais.

A cidade mantém o seu tom inovador e de respeito às culturas e diferentes formas de vida. Realizar um intercâmbio na cidade é uma oportunidade única por conta da proximidade com grandes empresas.

A inovação presente nos arredores da cidade deu vida a grandes nomes do mercado mundial como o Google, a Apple, a Microsoft e inclusive o Facebook.

Dificilmente você encontrará um lugar melhor para realizar networking e se colocar em contato com ideias que estão transformando o mundo.

San Diego

Também localizada na Califórnia, assim como San Francisco, a cidade litorânea costuma receber muitos brasileiros em busca de intercâmbio nos EUA.

Com sol em boa parte do ano, e a possibilidade de aproveitar diversas praias entre os estudos ou o trabalho, San Diego garante a qualidade de vida e a calma de uma cidade litorânea nos Estados Unidos.

Chicago

Trazendo uma perspectiva nova dos Estados Unidos para brasileiros, Chicago é uma cidade cercada de história e cultura norte-americana.

Lar de grandes mafiosos como o famoso Al-Capone, a capital do Illinois é uma excelente opção para quem gosta de uma cidade grande e quer vivenciar o dia-a-dia americano em um lugar com menos estrangeiros.

New York

Atravessando o país até a sua outra extremidade, temos a costa leste, lar de uma das cidades mais influentes do mundo.

Com uma cultura fervilhante e diversas opções de lazer, NY é o sonho de muitos brasileiros quando pensam em realizar um intercâmbio nos EUA.

Certamente a cidade pode oferecer tudo o que um estrangeiro necessita, mas sua importância acaba influenciando os seus preços, tornando New York um dos lugares mais caros para se viver do mundo.

Por tanto se o seu sonho é ser intercambista em NY, planeje-se.

Miami

Famosa por ser um destino internacional de compras, Miami também tem muito a oferecer para intercambistas.

Com belíssimas praias e uma cultura influenciada por latinos americanos, a capital da Flórida se localiza próxima a grandes parques, como a Disney, além de contar com algumas colônias de brasileiros, ideais para quem fica com saudades da terra natal.

Formatos de intercâmbio

Agora que você já conhece alguns dos melhores lugares para fazer intercâmbios nos EUA. Saiba quais são os formatos da prática existentes:

Intercâmbio de estudos

Começando pelo formato de intercâmbio mais famoso dentre todos. As possibilidades dessa prática vão além do que você provavelmente imagina. Mesmo sem experiência ou com pouco tempo para passar fora do Brasil você pode realizar um intercâmbio de estudos.

Esse intercâmbio pode ser para:

  • Estudar inglês em uma escola de idiomas americana (podendo ser de curta duração, como 3 semanas);
  • Realizar parte do high school: equivalente ao nosso ensino médio, esse formato de intercâmbio te possibilita fazer meio ano ou um ano inteiro desse período de aprendizagem como intercambista nos Estados Unidos;
  • Cursar um ou mais períodos da sua graduação em um intercâmbio nos EUA: muitas universidades no Brasil, possibilitam que os seus alunos realizem um ou mais períodos do seu curso em outro país como intercambista, e ir para o país norte-americano está incluso nessa possibilidade.

Intercâmbio para trabalhar nos EUA

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, um intercâmbio nos EUA pode ir além de somente estudar. Confira quais são as oportunidades disponíveis para brasileiros trabalharem em um formato de intercâmbio:

  • Estudos e trabalho: Dependendo do tempo de duração dos seus estudos nos EUA, você poderá solicitar um visto que te permite trabalhar durante meio período. Essa oportunidade permite que você vivencie o país como um residente e possa garantir meios de se sustentar;
  • Intercâmbio de experiência de trabalho: ofertado para quem está cursando uma faculdade, esse formato de intercâmbio permite que você adquira experiência trabalhando nos EUA durante suas férias, sem necessariamente estar estudando. Entre as vagas mais comuns estão trabalhos em estações de ski e resorts.
  • Programa de Au Pair: oferecido normalmente para mulheres, o Au Pair também é uma maneira de trabalhar nos EUA sem estar estudando algo. A experiência consiste em morar na casa de uma família americana para auxiliar no cuidado de seus filhos enquanto os pais estão fora. Possibilitando uma oportunidade única de entrar em contato com a cultura do país e a língua inglesa.

Lembre-se do inglês

Se o intercâmbio que se encaixa nas suas pretensões for ligado somente a trabalho ou estudos universitários, é importante que você possua uma certa preparação com o idioma.

Como as aulas das faculdades são ministradas em inglês, você terá de comprovar suas habilidades com a língua através de um exame de proficiência. A prova mais aceita nos Estados Unidos é o TOEFL, porém outros exames como IELTS também podem ser realizados.

Uma excelente maneira de descobrir qual o seu nível de aprendizado com a língua, é realizado um simulado IELTS gratuito, a partir dele você saberá em quais etapas se concentram as suas dificuldades, facilitando um estudo otimizado e focado, baseado no que você realmente precisa melhorar.

E aí, pronto para realizar o seu intercâmbio nos EUA?

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *