Em resposta ao relatório da ProPublica detalhando a investigação de má qualidade sobre a morte de um jovem nicaraguense em 2019 em uma fazenda leiteira, as autoridades do condado de Wisconsin aprovaram melhorias.
Além disso, entre as modificações estão medidas para melhorar o acesso dos cidadãos que não falam inglês aos serviços governamentais e um fundo de 8 milhões de dólares para alojamento de trabalhadores agrícolas.
Embora pareça ser o primeiro do género no Wisconsin, um estado dependente da agricultura, este projeto habitacional não oferece proteção a imigrantes não autorizados.
O relatório descreveu a investigação desorganizada sobre a morte de Jefferson Rodriguez, provocada por um acidente envolvendo uma máquina de limpeza de esterco.
As imprecisões e falsas acusações públicas do pai da criança foram causadas em parte pela barreira linguística.
O condado de Dane respondeu analisando o assunto e criando a sua primeira política formal sobre como lidar com cidadãos que não falam bem inglês.
O gabinete do xerife também pretende avaliar a proficiência linguística entre os funcionários e oferecer instruções sobre como encontrar intérpretes certificados.
Leia também: Enfermeiros estrangeiros na Irlanda ficam aliviados com extensão de teste de inglês
Foi criado um fundo de 8 milhões de dólares para abordar a questão da habitação a preços acessíveis, como resultado da ênfase do relatório na ausência de regulamentação e inspeção do alojamento para os trabalhadores do setor leiteiro.
O objetivo deste fundo é avaliar e fornecer as necessidades de habitação dos trabalhadores agrícolas, especialmente dos imigrantes sem documentos que não são elegíveis para programas devido a restrições financeiras federais.
Não se prevê que o executivo distrital vete o orçamento, que inclui as alterações autorizadas.
As iniciativas procuram aliviar as condições de habitação precárias encontradas pelos trabalhadores leiteiros imigrantes no Wisconsin, aumentar a acessibilidade linguística e oferecer formação ao pessoal.
Fonte: ProPublica
Encontrou algum erro no artigo? Avise-nos.