Artigos

Um Guia sobre LLM Internacional

llm internacional

Você está finalizando a sua faculdade de direito, é recém-formado ou até mesmo um profissional com anos de atuação e quer ter uma vivência jurídica em países como os Estados Unidos e a Inglaterra?

Saiba tudo sobre o LLM Internacional e como ele pode representar uma grande mudança na sua carreira.

Boa leitura!

O que é LLM internacional?

A sigla LLM significa Latim Legum Magister, e funciona como um curso de mestrado aplicado em países que fazem uso da Common Law.

Os estudos possuem duração de um ano e conferem diploma de especialização, porém o grande diferencial do LLM está em sua forma de ensino.

Diferente dos modelos de mestrados e doutorados do Brasil, onde o foco é no estudo da teoria, o LLM em direito, ofertado principalmente em países onde o inglês é a principal língua, tem toda a sua programação voltada à prática.

Os programas de LLM dão ênfase nos seguintes métodos de aprendizado:

  • Análise e discussão de conteúdos em sala de aula;
  • Estudos de caso;
  • Participação em workshops;
  • Trabalhos em equipe;
  • Simulações.

Para cursar um LLM basta possuir um diploma de graduação, não sendo necessária nenhuma especialização prévia.

llm internacional

Vantagens de fazer um LLM em Direito

A principal vantagem de realizar um LLM fora do Brasil é conhecer de forma profunda a Common Law.

Além disso, o curso é uma oportunidade de se aperfeiçoar na língua inglesa com ênfase na área jurídica, contando com excelentes oportunidades de networking.

O LLM também pode ser um excelente divisor de águas na sua carreira, abrindo portas para vagas de trabalho no exterior ou no Brasil.

Vantagens do LLM internacional:

  1. Oportunidade de experiência internacional

O LLM não é um programa de universidades estrangeiras, ele também pode ser realizado no Brasil, porém a experiência internacional assegurada pelos programas ofertados em outros países é o que faz esse formato de formação valer a pena.

Se o advogado atua em uma empresa que já possui escritórios em outras localidades do mundo, o curso pode auxiliar na melhora de cargos e na designação para se trabalhar no exterior.

A experiência internacional conferida pelo LLM permite também que o advogado possa atuar com mais clareza em áreas onde ocorre a interpretação de leis de diferentes países.

Por exemplo, se você trabalha em uma empresa que mantém contato com a Inglaterra, o LLM internacional é uma excelente maneira de conhecer profundamente as leis do Reino Unidos.

  1. Melhorar sua posição perante o mercado

Como já falamos, um profissional que possui o diploma de LLM em outro país, vai sair na frente em processo de seleção, já que a experiência fora do país e com atuação prática é bem recebida, e até procurada, por recrutadores de grandes escritórios e empresas, principalmente as que atuam em outras localidades além do Brasil

  1. Ser habilitado para atuar como advogado nos Estados Unidos

Se você decidir cursar um LLM em direito nos Estados Unidos, isso pode te dar a chance de atuar no país.

Para que isso ocorra, você vai depender da decisão do estado onde o curso está sendo realizado.

Por exemplo, em Nova York um advogado formado em LLM é tido como um profundo conhecedor das aplicações das leis que regem o país. Mesmo que o profissional escolha voltar ao Brasil, ele poderá representar empresas em suas ações, que podem ser ligadas ao direito comercial, bancário e internacional, no estado NY.

  1. Se tornar um especialista

O LLM confere aos seus alunos um título de especialização na área na qual o curso é focado.

Além de escolher o país e um curso que permita uma atuação da sua preferência, participando de mais simulações, por exemplo, o advogado também pode escolher o foco do curso em que ele quer se inscrever.

Algumas das áreas mais contempladas pelos LLM’s, são:

  • Direitos humanos
  • Direito ambiental
  • Direito criminal
  • Direito marítimo
  • Direito empresarial
  • Direito de contrato
  • Direito da família
  • Direito da saúde
  • Direito financeiro
  1. Melhorar o inglês e ter trocas culturais

Além do refinamento do inglês, o LLM também permite que trocas culturais aconteçam.

Muitos advogados estrangeiros procuram por esse formato de curso, tornando as turmas diversificadas.

Os alunos que cada parte do globo agregarão as suas experiências, tornando as aulas mais proveitosas e ampliando o conhecimento de todos no meio jurídico internacional.

As trocas culturais trazem além do networking, a possibilidade do surgimento de amizades que estarão espalhadas pelo mundo após a finalização do curso.

Como se inscrever em um LLM?

Se você analisou todas essas vantagens e acha que elas se casam com o que você procura e podem realmente mudar a sua carreira, basta escolher uma universidade e verificar os seus cursos disponíveis e os modelos de entradas.

Universidades famosas, como Harvard e Yale, podem exigir um pouco mais dos seus pretendentes, mas de maneira geral, além da graduação, os seguintes itens são necessários para se candidatar a uma vaga:

  • Cartas de recomendação;
  • Nota do exame de proficiência, como o TOEFL e o IELTS;
  • Participação em entrevistas;
  • Comprovantes de outros cursos já realizados e currículo, se houver.

A maioria dos LLM em direito não exige nenhuma experiência prévia de trabalho, porém alguns cursos que possuem um foco mais específico, podem destinar sua vaga apenas para quem já atuou em escritório, estabelecendo também um tempo mínimo.

Se prepare para realizar um LLM em direito

Um fator é necessário para a realização de um LLM em direito no exterior: o conhecimento do inglês.

Mesmo que você não escolha uma universidade focada em um país em que a língua inglesa é a principal, as chances de as aulas serem ministradas no idioma são altas.

Uma excelente forma de verificar em qual estágio você se encontra com a língua, possibilitando um estudo baseado nas suas reais necessidades, é realizado um simulado IELTS gratuito.

A partir dele, você saberá quais são os seus pontos fracos e fortes com a língua.

E aí, pronto para realizar um LLM internacional e se tornar um especialista reconhecido mundialmente?

5/5 - (10 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published.