Artigos

Medicina em Harvard? Como Ser Médico Lá!

Medicina em Harvard

Você já imaginou como é estudar na melhor faculdade de medicina do mundo? Saiba como é estudar medicina em Harvard, as oportunidades de entradas, bolsas, além da divisão do curso e qual é o custo de vida para frequentar uma instituição referência em educação mundial.

A universidade de Harvard

Quando você pensa em faculdade de excelência fora do Brasil, é bem provável que o primeiro nome que venha a sua cabeça seja Harvard. Isso não acontece à toa, a famosa instituição é considerada a terceira melhor do mundo, e a escola de medicina de Harvard aparece na primeira colocação entre todos os cursos de medicina.

Fundada em 1636, no estado de Massachusetts, nos EUA, a universidade conta com o maior número de ganhadores do prêmio Nobel do que qualquer outra, 150 premiados. Ao todo, 22% dos estudantes de Harvard são estrangeiros.

Como entrar na escola de medicina de Harvard

Para cursar medicina em Harvard, os pré-requisitos são os mesmos dos demais cursos, pois a medicina é tida como uma pós-graduação – você vai entender isso um pouco mais para frente.

O interessado deve realizar dois testes de conhecimentos gerais chamados de SAT e ACT, apresentar um certificado de proficiência na língua inglesa, como o IELTS, escrever uma breve redação sobre si, enviar cartas de recomendação e passar por entrevistas, além de também apresentar o histórico escolar.

Em caso de aprovação, o que acontece com cerca de 3% dos que aplicam, você acessa a chamada Harvard College, com duração de 4 anos.

Medicina em Harvard: preço

O curso para estudar medicina em Harvard, assim como os de outras áreas, fica na casa dos 60 mil dólares anuais, contando o preço do curso, taxas, gastos com materiais e o seguro de saúde obrigatório da instituição.

Bolsas de estudo para estudar medicina em Harvard

A principal forma de acessar uma bolsa de estudo para estudar em Harvard, é se preparando desde o ensino médio. Assim como outras grandes faculdades, a melhor faculdade de medicina concede isenção parcial ou total das taxas para alunos notórios.

Lembrando que, para ter acesso à bolsa, não é necessária nenhuma aplicação diferente, os estudantes contemplados são escolhidos a partir da inscrição no processo seletivo. Conheça os pontos considerados para ser bolsista em Harvard:

  • Desempenho excelente no ensino médio;
  • Desempenho excelente nos testes SAT e ACT;
  • Nota alta no exame de proficiência;
  • Participação em projetos sociais fora da escola;
  • Prêmios e títulos ligados ao conhecimento de alguma matéria específica ou prática esportiva.

Considere validar seu diploma nos Estados Unidos

Caso estudar medicina em Harvard seja um sonho muito distante para você, considere finalizar seus estudos na área no Brasil e conheça outras formas de ser médico nos Estados Unidos, validando seu diploma no país norte-americano.

Como é o curso de medicina em Harvard

Como já mencionamos, o curso de medicina oferecido pela escola de medicina de Harvard, e demais instituições do país, é equivalente à nossa pós-graduação. Isso acontece por conta do chamado College, o título de bacharelado dos Estados Unidos.

Ao conseguir uma vaga no College, você irá cursar matérias com ênfase em pesquisas, ganhando habilidades de escrita e prática de pesquisa.

Durante o College, que dura 4 anos, você pode escolher uma área para dar prioridade em seus estudos como medicina, economia ou psicologia. Somente após conquistado o diploma você poderá tentar uma vaga na escolha de medicina de Harvard.

Medicina em Harvard

Para estudar medicina preciso dar ênfase em matérias que a envolvem durante o meu College? A resposta é não, você pode se formar no College em qualquer área e ainda sim, estará apto para frequentar o curso de graduação em medicina.

O processo para entrar na escola de medicina de Harvard, também ocorre por aptidão, ou seja, somente os mais promissores alunos são selecionados. O College não garante uma vaga no curso, mas é indispensável para sua realização.

Custo de vida em Massachusetts

Ao lado de Boston, a cidade de Cambridge no Massachusetts, abriga todo o campus de Harvard. A opção mais procurada e também mais concorrida, é morar em um dos dormitórios da própria universidade, que tem o custo médio anual de 10.000 dólares, somados a mais 6.000 dólares para a alimentação.

Para quem deseja morar fora do campus, o preço do aluguel mensal de um quarto fica na casa dos 600 dólares mensais, acrescidos de 400 dólares para a alimentação e cerca de 90 dólares para o transporte.

Como é morar em Boston

Capital do estado de Massachusetts, e uma das principais do país, Boston é um centro cosmopolita que concentra muita cultura, arte e história.

Ideal para quem aprecia uma vida com oportunidades ao ar livre e equipamentos de primeiro mundo, como um sistema de transporte público muito elogiado, morar na cidade ou em seus arredores, é mais um dos motivos para se estudar medicina em Harvard.

Imigrando para estudar nos Estados Unidos

O processo de imigração para estudantes começa após sua aprovação, com a carta em mãos e o passaporte válido (com data de vencimento de no mínimo seis meses depois de sua viagem para os EUA), você deverá aplicar para o visto de estudante e marcar sua visita à embaixada para entrevista pessoal.

Além desses procedimentos, a comprovação de rendimentos e da capacidade de se manter no país também será requisitada. Por tanto, caso você consiga uma bolsa, leve para a entrevista todos os papéis que comprovam a ajuda financeira cedida pela instituição.

A maior taxa de negação do visto para estudantes ocorre por conta da não comprovação das suas intenções de voltar ao país de origem depois da conclusão do curso. Ofereça provas a partir de um plano de estudos, demonstrando sua vontade de aplicar os conhecimentos no Brasil posteriormente.

Não se esqueça do inglês

Para tentar uma vaga de medicina em Harvard, ou qualquer outra universidade que a língua inglesa seja a principal, você precisará estar com o inglês em dia. Umas das melhores formas de testar o seu inglês, é realizando um simulado de IELTS gratuito. A partir dele, você terá clareza para determinar quais aspectos do seu aprendizado merecem um maior foco na hora dos estudos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *