Artigos

Quais as Melhores Faculdades de Medicina do Mundo?

Você quer estudar medicina fora do país? Conheça as 5 melhores faculdades de medicina no mundo!

Por que estudar medicina fora do Brasil?

Quando falamos do curso de medicina, estamos falando também de um curso onde a estrutura é primordial para a formação. Contar com bons equipamentos, bons professores e principalmente, boas oportunidades de emprego e residência, são primordiais.

A lista que elenca as melhores faculdades de medicina do mundo em 2021, foi elaborada pela respeitada instituição de pesquisa britânica Quacquarelli Symonds. Para chegar no resultado, são considerados os seguintes itens:

  • Reputação acadêmica;
  • Reputação entre empregados;
  • Proporção de professores por estudante;
  • Citações em trabalhos acadêmicos;
  • Número de estudantes e docentes internacionais.

Estudar em uma das melhores universidades de medicina do mundo, te garantirá a segurança de um ensino de qualidade, e de que muitas portas serão abertas para você, seja na área clínica ou na acadêmica.

Outros pontos positivos são a autonomia que você irá desenvolver por passar tanto tempo longe do seu país de origem, a oportunidade de aprender com professores renomados, alguns com prêmio Nobel, além do enriquecimento cultural ao entrar em contato com pessoas de diferentes países.

Melhores faculdades de medicina do mundo

Além da possibilidade, dependendo do seu visto, de atuar no exterior sem a necessidade de aplicar para uma prova de revalidação do diploma.

5 melhores faculdades de medicina do mundo

1.  Harvard University

Com uma pontuação no ranking das melhores faculdades do mundo de 98,6, a Universidade de Harvard é um reconhecido centro de ensino mundial. Alunos e professores que tiveram relação com a instituição somam 157 prêmios Nobel.

Para cursar medicina em Harvard, os pré-requisitos são os mesmos dos demais cursos, o interessado deve realizar dois testes de conhecimentos gerais, apresentar o certificado de proficiência na língua inglesa, escrever uma breve redação sobre si, enviar cartas de recomendação e passar por entrevistas, além do histórico escolar também ser considerado.

Em caso de aprovação, o que acontece com cerca de 3% dos que aplicam, você escolherá um curso da chamada Harvard College, com duração de 4 anos. Os cursos deste departamento são genéricos e desenvolvem o estudante para realizar pesquisas e escrever da melhor forma.

Passado esses 4 anos, você poderá escolher uma área de especialização, nesse caso a medicina, a partir daí, você fará parte da escola de estudos médicos da instituição.

2.  University of Oxford

Segundo o ranking Times Higher Education, que elenca as melhores universidades do mundo, Oxford é a primeira colocada, sendo seu departamento de medicina o melhor da Europa. Fundada em 1096, a instituição é uma das mais tradicionais do mundo, perdurando com o passar dos séculos e mantendo um alto padrão de ensino, aliado a altos investimentos em pesquisa.

O departamento de medicina da faculdade, faz parte da divisão de ciências médicas, e tem como missão enfrentar os maiores desafios de saúde do mundo, integrando, biologia básica e inovadora com pesquisa clínica de ponta. Entre os programas de ensino de renome internacional, os que mais se destacam na área são os de: ciências cardiovasculares, diabetes e endocrinologia, imunologia, hematologia e patologia.

Caso o seu sonho seja trabalhar na Inglaterra, mas estudar em Oxford é uma opção distante, uma opção válida é terminar o curso no Brasil e revalidar o seu diploma em terras inglesas.

3.  Stanford University

Reconhecida pelo seu ambiente de inovações, a Universidade de Stanford, é tida como mãe de várias ferramentas que utilizamos em nosso dia-a-dia, como o Google, o eBay, o Instagram, a Netflix e marcas como a Nike e a Tesla. Porém, sua escola dedicada à medicina também é lar de avanços e referência na formação de profissionais de qualidade, por isso garante o seu lugar na lista das 5 melhores universidades de medicina do mundo.

4.  University of Cambridge

Mais uma representante do Reino Unido, a universidade de Cambridge, tem como missão fornecer para os alunos aspectos de liderança em educação, descoberta e saúde.

Além de ter como garantia a formação de médicos excepcionais, Cambridge também dá grande importância para as habilidades de comunicação dos alunos, combinando um profundo conhecimento científico com a capacidade de demonstrar uma abordagem atenciosa, compassiva e profissional para os pacientes.

Dentre as principais áreas de interesse médico da instituição, estão as pesquisas sobre câncer, medicina cardiorrespiratória, infecção e imunidade.

5.  Johns Hopkins University

Finalizando nossa lista das 5 melhores universidades de medicina do mundo, temos mais uma americana e assim como as demais, também segue o padrão de ocupar as primeiras posições por conta do foco em pesquisas.

A instituição foi fundada justamente para ter a pesquisa como principal elemento, tendo por conta disso alcançado um nome de referência mundial. Na área de medicina, a universidade se destaca pelos estudos no campo da engenharia genética.

Assim como na Inglaterra, caso estudar medicina nos EUA não seja possível para você, existem possibilidades para trabalhar no país após formado, sendo a principal delas, revalidar o diploma.

Inglês obrigatório!

Diferente do padrão brasileiro, onde realizamos provas de vestibular, e somos aprovados para o curso conforme nossa nota, as melhores universidades do mundo analisam outros aspectos além dos números.

Algumas delas pedem uma redação, nela você vai se apresentar e mostrar como o seu perfil é compatível com o da instituição, e outras fazem entrevistas com os candidatos. Ou seja, não basta se sair bem nos exames, você precisa ser uma pessoa que carrega os valores da intuição no âmbito social e pessoal também.

Além desses pré-requisitos, é de extrema importância obter o visto de estudante do país e passar em um exame de proficiência de língua inglesa, um deles é o IELTS, e sem ele você não conseguirá fazer sua matrícula.

Caso você não saiba em qual nível está o seu inglês, realizar um simulado IELTS gratuito é uma ótima opção, a partir dele você terá clareza sobre as áreas onde os seus estudos devem focar para que a proficiência seja atingida.

Pode parecer difícil, mas não é impossível

Conseguir uma vaga e concluir o curso em uma das melhores universidades de medicina do mundo demanda tempo e muita dedicação. Lembre-se da sua motivação, se prepare, não se esqueça de afiar o inglês e vá atrás dos seus sonhos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *