Artigos

Melhores faculdades de medicina na Bolívia

melhores-faculdades-de-medicina-bolivia

A profissão de médico está longe de ser algo que todo mundo deseja seguir.

Mas mesmo haja poucas pessoas que querem ser médicos, a jornada para atingir esse sonho é árdua, porque as opções para conseguir entrar em uma faculdade de medicina são muito difíceis.

Para você ter uma ideia de quanto isso é difícil, as formas para ingressar em uma faculdade de medicina acabam sendo normalmente: ter uma dedicação extraordinária para estudar para concorrer a uma vaga bastante concorrida em uma universidade pública, pagar por mês uma verdadeira fortuna em uma mensalidade de uma faculdade privada de medicina ou tentar ganhar as raras bolsas de estudo das faculdades privadas.

No entanto, para fazer uma faculdade de medicina só há essas opções?

Não.

Outra solução para entrar numa faculdade de medicina é consultar as formas de ingressos de brasileiros nas instituições de ensino superior dos nossos países vizinhos, como a Bolívia, um dos países da América do Sul que mais atraem brasileiros para suas faculdades de medicina.

A seguir, saiba por que é tão interessante estudar medicina na Bolívia e, principalmente, conhecer as melhores faculdades de medicina na Bolívia.

Por que estudar medicina na Bolívia?

Um grande número de brasileiros opta por cursar medicina na Bolívia devido à abundância de vagas disponíveis e ao baixo custo das mensalidades lá.

Além disso, as universidades públicas da Bolívia não exigem que os candidatos prestem vestibular.

Por outro lado, as instituições de ensino superior privadas podem optar por administrar ou não os testes, e normalmente não o fazem.

Além disso, a proximidade da Bolívia com muitos estados brasileiros (Norte do Brasil), o que torna mais fácil a locomoção de brasileiros que querem viajar para a Bolívia.

Estudantes de medicina na Bolívia também enfrentam menos obstáculos burocráticos do que seus colegas de outras nações.

Embora a Bolívia seja semelhante ao Brasil em relação ao estilo de vida, talvez esse estilo de vida seja abaixo ao do Brasil, a Bolívia tem uma vantagem significativa na escolha e ingresso em faculdade de medicina.

A língua também é uma dificuldade.

A Constituição Federal da Bolívia reconhece mais de 30 dialetos indígenas, além do castelhano, como línguas oficiais devido à grande população indígena do país.

Por fim, a Bolívia é um destino turístico popular para os brasileiros por causa da semelhança entre a língua portuguesa e o castelhano.

Medicina na Bolívia: conheça as melhores faculdades

1. Universidad Cristiana de Bolivia (UCEBOL)

A UCEBOL é uma universidade católica e privada em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia.

É a única instituição com acreditação MERCUSUR na área médica, que é o curso mais procurado da universidade.

Esta instituição é guiada por vários princípios e tem como objetivo fornecer educação acadêmica, científica e tecnológica de alta qualidade.

2. Universidad Nacional Ecológica (UNE)

A UNE é uma universidade com foco em saúde e meio ambiente.

Santa Cruz de la Sierra é sede dessa instituição.

Esta é uma instituição privada que acolhe muitos brasileiros. Pode não ter uma longa história, mas é uma boa instituição com inúmeros cursos.

3. Universidade de Aquino (UDABOL)

A UDABOL foi fundada em 1995, com sua primeira sede em La Paz, além de um campus em Oruro e um terceiro campus em Santa Cruz de La Sierra, inaugurado em 2003.

Uma universidade com infraestrutura completa e uma variedade de cursos.

Possui inúmeras localizações de campus e é uma das mais bem estruturadas.

Ser a pessoa mais importante de Santa Cruz.

Como você pode ver, as três instituições médicas estão todas localizadas em Santa Cruz de La Sierra, a cidade mais desenvolvida e populosa da Bolívia.

E fica bem perto da fronteira brasileira.

Um curso de medicina com duração aproximada de cinco anos está disponível nas três faculdades indicadas acima, e os alunos pagam entre R$ 10.500,00 a R$ 22.000,00.

Esses números são extremamente baixos quando comparados ao Brasil, onde quase tanto é gasto por mês em uma instalação privada.

Por fim, considere o quanto esse dinheiro seria mais caro se fosse pago em um único semestre em uma faculdade particular brasileira.

4. Universidad Mayor de San Simón (UMSS)

Uma das universidades públicas mais velhas da Bolívia, a terceira deste país

Essa instituição de ensino superior pública está entre as melhores universidades da Bolívia devido aos seus fortes padrões educacionais.

A cidade de Cochabamba abriga a sede dessa universidade.

Para entrar na Faculdade de Medicina da UMSS, os alunos devem concluir um curso de preparação de três meses.

Especialmente os países como Chile, Peru, Brasil e Argentina possuem alunos nas mais diversas faculdades da Universidad Mayor de San Simón.

5. Universidad del Valle (Univalle)

A Univalle tem campi em Cochabamba e La Paz, entre outras cidades. Medicina é um curso oferecido em ambos.

Além disso, a Univalle é uma das maiores instituições de educação médicas privadas da Bolívia, graças à sua excelente estrutura.

Apesar da fama de ser o mais caro, muitos brasileiros o preferem por ser o único de Cochabamba com hospitais próprios.

Outras faculdades têm convênios com hospitais privados, o que limita o número de aulas práticas disponíveis.

Além disso, a Univalle possui um departamento dedicado a auxiliar os estudantes internacionais em sua transição.

Essa instituição também oferece conselhos sobre alojamento estudantil, recepção em um aeroporto ou terminal terrestre e acomodações temporárias em hotel.

melhores-faculdades-de-medicina-bolivia

O diploma de medicina da Bolívia vale no Brasil?

Fique tranquilo, o diploma de medicina da Bolívia é válido no Brasil, tudo o que você precisa fazer é passar em uma prova para validar o diploma de medicina da Bolívia.

Enfim, se você tem a vontade de fazer faculdade de medicina na Bolívia, agora tem uma noção melhor do que esperar depois deste texto.

Para conseguir o que deseja, tudo o que você precisa fazer é tomar a iniciativa e passar por todas as etapas necessárias.

Seus comentários me fortalecem!

Por favor, deixe comentários, sugestões e perguntas abaixo relacionados ao texto que você acabou de ler “melhores faculdades de medicina na Bolivia”.

Eu adoraria discutir qualquer assunto que eu falei com mais profundidade com você!

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.