Artigos

Quais as Melhores Faculdades de Psicologia do Mundo?

Melhores Faculdades de Psicologia do Mundo

Responsável por estudar e analisar os processos da mente humana, a psicologia é uma das áreas mais nobres do ensino. Se você quer entrar em uma universidade e se graduar no estudo da mente, cursos no exterior possuem ótima base e qualidade de aprendizagem garantida.

Estudar psicologia em universidades de renome vai te garantir além de um ensino de qualidade, a possibilidade de seguir uma brilhante carreira acadêmica, por conta do foco em pesquisas designadas pelas grandes instituições. Conheça as 3 melhores faculdades de psicologia do mundo e seus modelos de entrada. Boa leitura!

Psicologia: melhores faculdades do mundo

Confira quais são as 3 melhores faculdades de psicologia do mundo segundo o ranking Time Higher Education, que avalia os cursos segundo aspectos de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.

Melhores Faculdades de Psicologia do Mundo

1 – Universidade Stanford

Fundada em 1885 e localizada no coração do Vale do Silício, na Califórnia, a universidade ocupa o posto de melhor faculdade de psicologia do mundo. O destaque da instituição está principalmente em sua contribuição para as tecnologias atuais.

Sua localização, a torna o epicentro das inovações que utilizamos em nossos notebooks ou celulares, ferramentas como Google, eBay, Instagram, Netflix, Yahoo e as marcas Nike e Tesla, tem ligação com a universidade, foram fundadas ou tiveram ajuda de alunos e professores em suas criações.

Por conta da sua excelente reputação, a intuição preza também pela qualidade de seus estudantes, mantendo uma taxa de aprovação de 5%. Além dos EUA, outros 56 países também possuem representantes internacionais no campus, representando um número de 9,9% do total de alunos.

2 – Universidade Princeton

Fundada em 1746, a Universidade de Princeton figura não só na lista das melhores faculdades de psicologia do mundo, como também entre as mais antigas dos Estados Unidos. Com menos alunos comparada às outras instituições de renome, a universidade se destaca por pesquisas importantes que saíram do seu campus e trouxeram para pessoas ligadas a Princeton 40 prêmios Nobel.

Dos alunos matriculados em curso de graduação, 12% são estrangeiros, fazendo da universidade um excelente local para trocas culturais, além do seu potencial em auxiliar em uma carreira acadêmica.

3 – UCL

Na terceira posição da lista das melhores universidades de psicologia do mundo, temos a única representante inglesa e de fora dos Estados Unidos da lista. Fundada em 1856 a universidade localizada em Londres foi a primeira da Inglaterra a admitir mulheres em seus cursos.

Os cerca de 36 mil alunos da instituição são oriundos de 150 países diferentes. A UCL também carrega em sua história prêmios e descobertas científicas significativas.

Além do renome e tradição, umas das vantagens da universidade é sua localização no centro de Londres, permitindo além de estudo de qualidade e um suporte para uma carreira promissora, uma vivência em uma das principais cidades do mundo.

Acesso a universidades dos EUA e da Inglaterra

Para conseguir sua vaga em uma universidade dos EUA, é importante ter em mente que a forma de ensino superior no país difere da que estamos habituados no Brasil.

Ao entrar na faculdade, você irá primeiro realizar os 4 anos do college. O College, é um período de estudos voltado principalmente para a escrita e pesquisa científica, nele você poderá escolher as matérias que gostaria de dar ênfase, podendo ser de diversas áreas, ligadas ou não a psicologia.

O processo seletivo das universidades americanas e inglesas avaliam 5 itens que precisam ser enviados para a instituição durante o período de inscrições:

  1. Histórico escolar;
  2. Preparo acadêmico: suas notas no ensino médio e envolvimento com atividades da escola devem ser altos;
  3. Nota dos exames SAT e ACT ou equivalente (no caso da Inglaterra);
  4. Nota de um exame de proficiência de língua inglesa;
  5. Essay: a universidade pede que os candidatos produzam duas redações para participar do processo seletivo.

Imigrando para estudar nas melhores faculdades de psicologia do mundo localizadas nos EUA

O processo de imigração para estudantes começa após sua aprovação, com a carta em mãos e o passaporte válido (com data de vencimento de no mínimo seis meses depois de sua viagem para os EUA), você deverá aplicar para o visto de estudante e marcar sua visita à embaixada para entrevista pessoal.

Além desses procedimentos, a comprovação de rendimentos e da capacidade de se manter no país também será requisitada.

A maior taxa de negação do visto para estudantes ocorre por conta da não comprovação das suas intenções de voltar ao país de origem depois da conclusão do curso. Ofereça provas a partir de um plano de estudos, demonstrando sua vontade de aplicar os conhecimentos no Brasil posteriormente.

Imigrando para estudar na Inglaterra

Após a sua aprovação você deve aplicar para o Tier 4, um visto específico para estudantes de longo período, graduação e pós-graduação, que também te dá o direito de trabalhar 20 horas semanais no país. É indicado que a aplicação para o visto seja feita pelo menos 3 meses antes do início do curso e os requisitos básicos para o conseguir são:

  • Passaporte em dia;
  • Seguro de saúde;
  • Comprovante da matrícula da instituição já paga;
  • Carta de aceite da UCL;
  • Comprovação de renda de pelo menos 945 euros mensais.

Inglês

Um dos principais requisitos para estudar em uma das melhores faculdades de psicologia do mundo certamente é o inglês, sem ele você não poderá disputar uma vaga.

Para comprovar sua fluência, você deverá apresentar sua nota de uma prova de proficiência na língua. Em instituições dos EUA, o TOEFL é a mais utilizada, já na Inglaterra o IELTS ocupa esse posto.

Se você tem dúvidas sobre como estudar inglês e saber em quais etapas do aprendizado focar para ter bons resultados no teste, realizar um simulado IELTS gratuito é uma ótima opção.

Se dedique ao máximo e conquiste sua vaga

Estudar em uma das melhores faculdades de psicologia do mundo requer dedicação e investimentos. Porém, uma vez alcançado esses itens, aliados ao estudo focado do inglês, seu maior problema será em qual das instituições se inscrever. Escolha a que melhor combina com você e boa sorte!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *