Artigos

Quais são as Melhores Faculdades do Mundo?

melhor-faculdade-de-medicina-do-mundo-harvard

Você tem o sonho de estudar fora? Se imagina frequentando uma faculdade conceituada? Descubra as 5 melhores faculdades do mundo, como você pode acessá-las e muito mais!

Conheça o ranking que elenca as melhores faculdades do mundo

Realizado anualmente o The World University Ranking, elenca as melhores universidades do mundo. A pesquisa analisa dados de mais de 1500 instituições de 93 países, se tornando o ranking com maior abrangência do mundo.
Entre os aspectos considerados para a elaboração da lista estão 13 indicadores baseados em 4 áreas: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.

Selecionamos para você as 5 primeiras colocadas na lista de melhores universidades do mundo em 2021. Confira também uma seleção das melhores faculdades de medicina do mundo, para você que deseja aprofundar seus conhecimentos, ou se graduar na área.

1º Universidade Oxford

Pelo quinto ano consecutivo a inglesa Universidade Oxford ocupa o primeiro lugar na lista de melhores faculdades do mundo. Com fundação próxima ao ano de 1096, a instituição é quase milenar, Oxford é famosa não só por sua história, mas por seu ensino de alta qualidade e pela criteriosidade na seleção dos alunos.

Além de nomes famosos que já passaram por seu campus como, JRR Tolkien, Stephen Hawking, Thomas Hobbes e Adam Smith, outros dados também atestam a qualidade da universidade. 28 primeiros-ministros britânicos, cerca de 30 líderes internacionais, 55 vencedores de prêmio Nobel e 120 vencedores de medalhas olímpicas, já estudaram ou lecionaram em Oxford.

Melhor Faculdade do Mundo - Oxford

A instituição de renome internacional é conhecida também por ser um ambiente internacional, dados divulgados em 2020 afirmam que, juntando cursos de graduação e pós-graduação, cerca de 24 mil alunos frequentam a universidade, e destes 43% são estudantes internacionais.

2º Universidade Stanford

Fundada em 1885 e localizada no coração do Vale do Silício, na Califórnia, a universidade ocupa o segundo lugar na lista de melhores faculdades do mundo. O destaque da instituição está principalmente em sua contribuição para as tecnologias atuais.

Sua localização, a torna o epicentro das inovações que utilizamos em nossos notebooks ou celulares, ferramentas como Google, eBay, Instagram, Netflix, Yahoo e as marcas Nike e Tesla, tem ligação com a universidade, foram fundadas ou tiveram ajuda de alunos e professores em suas criações.

Melhores Faculdades do Mundo - Stanford

Por conta da sua excelente reputação, a intuição preza também pela qualidade de seus estudantes, mantendo uma taxa de aprovação de 5%. Além dos EUA, outros 56 países também possuem representantes internacionais no campus, representando um número de 9,9% do total de alunos.

3º Universidade Harvard

Quando você pensa em faculdade de excelência fora do Brasil, é bem provável que o primeiro nome que venha a sua cabeça seja Harvard. Isso não acontece à toa, a famosa instituição completa o top 3 das melhores faculdades do mundo.

Melhor Faculdade de Medicina do Mundo - Harvard

Fundada em 1636, no estado de Massachusetts, nos EUA, a universidade conta com o maior número de ganhadores do prêmio Nobel do que qualquer outra no mundo, 150 premiados. Ao todo, 22% dos estudantes de Harvard são estrangeiros.

4º Caltech

Menos conhecido da lista, o California Institute of Technology, é um dos principais centros de pesquisa de ciências naturais e engenharia do mundo. Fundado em 1891, o pequeno instituto preza pela qualidade de seu ensino e pesquisas, por isso comporta apenas cerca de 2000 alunos, sendo estes divididos em graduação e pós-graduação.

Caltech

A universidade também é reconhecida por seus avançados estudos em engenharia espacial, que em parceria com a Nasa já ajudaram a produzir e melhorar os propulsores dos foguetes da agência espacial.

5º MIT

Se você é um apaixonado por tecnologia e inovação, certamente já ouviu falar do MIT. Fechando a lista das 5 melhores faculdades do mundo, o Massachusetts Institute of Technology, é focado em pesquisas científicas de base e de inovação tecnológica. Dentre seus ex-alunos e professores, 85 já foram prestigiados com o prêmio Nobel e muitos fundaram empresas de sucesso após sua passagem pela instituição.

Melhor Universidade do Mundo - MIT

A qualidade da universidade vem também da sua taxa de aceitação, de 9%, selecionando os melhores estudantes para compor seu quadro de aluno. Das salas do MIT já saíram invenções tecnológicas que mudaram o mundo como, os primeiros jogos de videogame e as primeiras bases da rede mundial de computadores.

Melhores faculdades de medicina do mundo

Se o seu objetivo é realizar uma especialização, ou até mesmo se graduar, em medicina fora do país, saiba que dentre as 5 intuições que já citamos, 3 também estão na lista das 5 melhores faculdades de medicina do mundo, confira ela abaixo:

  • Johns Hopkins University
  • Universidade Stanford
  • Universidade Cambridge
  • Universidade Oxford
  • Universidade Harvard

Por que estudar fora

Contar com um curso superior de uma das melhores faculdades do mundo te abrirá portas e certificará que sua formação foi de qualidade. Outros pontos positivos são a autonomia que você irá desenvolver por passar tanto tempo longe do seu país de origem, a oportunidade aprender com professores renomados, alguns com prêmio Nobel, além do enriquecimento cultural ao entrar em contato com pessoas de diferentes países.

Quer tentar uma vaga? Esteja com o seu inglês afiado

Diferente do padrão brasileiro, onde realizamos provas de vestibular, e somos aprovados para o curso conforme nossa nota, as melhores universidades do mundo analisam outros aspectos além dos números.

Algumas delas pedem uma redação, nela você vai se apresentar e mostrar como o seu perfil se adequa com o da instituição, e outras fazem entrevistas com os candidatos. Ou seja, não basta se sair bem nos exames, você precisa ser uma pessoa que carrega os valores da intuição no âmbito social e pessoal também.

Além desses pré-requisitos, é de extrema importância para um estudante internacional obter o visto de estudante do país e passar em um exame de proficiência de língua inglesa, um deles é o IELTS, e sem ele você não conseguirá fazer sua matrícula.

Difícil, mas não impossível

Estudar em alguma das melhores faculdades do mundo pode parecer desafiador, mas com persistência e dedicação a tão sonhada vaga pode ser alcançada. Se prepare, não se esqueça do inglês e vá atrás dos seus sonhos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *