Artigos

5 Melhores Universidades Para Estudar em Portugal!

Melhores Universidades de Portugal

Por conta da facilidade da língua, muitos brasileiros acabam escolhendo Portugal como lar de seus estudos na Europa. Seja para uma graduação, cursos de pós-graduação ou intercâmbios, as universidades portuguesas apresentam uma ótima qualidade de ensino.

Confira quais são as 5 melhores universidades para estudar em Portugal. Boa leitura!

1.  Universidade do Porto

Fundada no ano de 1911, a Universidade do Porto, é considerada a maior instituição de ensino e pesquisa científica de Portugal. Em seus primeiros anos a universidade ensinava ciência e medicina, mas logo após, outras escolas foram fundadas, como a de Engenharia, a de Letras e a de Farmácia.

Famosa no campo acadêmico, a melhor dentre as universidades em Portugal é também bastante procurada por estudantes estrangeiros, que ocupam 10% do corpo discente.

Atualmente a instituição conta com 15 escolas, sendo 14 faculdades e uma business school. Dentre as áreas de ensino com maior destaque estão, engenharia, economia, arquitetura e a farmácia.

Outro ponto de destaque da Universidade do Porto é a sua estrutura, que conta com 3 polos principais de ensino espalhados pela cidade e suas proximidades, 16 bibliotecas, 12 museus e 4 instalações esportivas.

2.  Universidade de Lisboa

Com a missão de tornar a cidade de Lisboa uma capital europeia famosa também pela inovação e pela ciência, a Universidade de Lisboa aposta alto na educação internacional.

Dentre as universidades em Portugal, a instituição é a que mais recebe estudantes internacionais, chegando a uma taxa próxima aos 20% de alunos que somam mais de 100 nacionalidades diferentes.

A Universidade de Lisboa possui uma rivalidade estudantil com a Universidade do Porto, ambas se declararam a melhor de Portugal e não é para menos, a qualidade de ensino da instituição que carrega o nome da capital do país também é considerada alta.

Outro dado, que pode fazer os interessados por história escolherem essa universidade como a morada de seus estudos em Portugal, é sua idade. A instituição que posteriormente recebeu o nome de Universidade Lisboa foi fundada em 1290, com o nome de Estudo Geral em Lisboa.

3.  Universidade Nova de Lisboa

Fundada em 1973, para suprir a necessidade crescente de cursos superiores na capital de Portugal, a Universidade Nova de Lisboa, diferente das intuições citadas anteriormente, não se divide em escolas, mas sim em departamentos que integram a tecnologia, as ciências sociais, humanas e médicas.

A universidade estrutura seus cursos a partir de 4 componentes sólidos, que visam entregar à sociedade profissionais qualificados e prontos para atuar. O primeiro componente é o perfil educacional internacional, o segundo é a investigação colaborativa que agrega áreas interdisciplinares.

O terceiro componente é o compromisso com a solidariedade e o desenvolvimento sustentável. E o quarto componente é a facilitação de projetos interinstitucionais, que integram diferentes áreas científicas.

Apesar de sua pouca idade, a Universidade Nova de Lisboa entra na lista não só por conta da qualidade do ensino, mas também por ter dentro de sua missão a internacionalização. Atualmente mais de 3.000 alunos estrangeiros estudam na universidade e cerca de 200 professores são de nacionalidades diferentes da portuguesa.

4.  Universidade de Coimbra

Assim como a Universidade de Lisboa, a Universidade de Coimbra também é a mais velha de Portugal, já que às duas dividem a data de aniversário. Ambas as instituições se consideram parte da linhagem do Estudo Geral fundado em 1290.

Melhores Universidades de Portugal

Em 1537 a sede da organização foi modificada para Coimbra, voltando para Lisboa posteriormente, mas deixando alicerces sólidos para a estruturação de uma universidade no local.

Apesar das divergências históricas, a universidade também se destaca pelo ensino voltado às pesquisas científicas e a qualidade das aulas. Cerca de 75% dos centros de pesquisa da universidade são avaliados com pontuação máxima.

Menos conhecida que suas irmãs mais famosas, Coimbra já foi capital do reino de Portugal e tanto a cidade quanto a universidade são considerados patrimônios da humanidade pela UNESCO.

5.  Universidade de Aveiro

Fundada em 1973, a relativamente jovem Universidade de Aveiro, tem como missão desde o ano de sua fundação atender as demandas das áreas de estudos ligadas à inovação. Isto porque a maioria das instituições do país ofereciam somente cursos de áreas tradicionais, como a medicina, engenharia e letras.

A partir da década de 80 a quinta melhor entre as universidades de Portugal, agregou novos cursos ligados a áreas com potencial de crescimento, como o turismo, gestão industrial e novas tecnologias.

Conseguindo uma vaga em uma universidade portuguesa

Diferente do modelo aplicado no Brasil, as faculdades públicas de Portugal não disponibilizam suas vagas conforme uma prova de vestibular, para conseguir uma vaga é necessário passar em um processo seletivo que considera o seu histórico acadêmico e os motivos que te capacitam para a vaga.

Além disso, a maioria das universidades também solicita a nota de um exame padronizado de educação, para sorte dos brasileiros, o ENEM é aceito pelas 5 universidades listadas.

Outra informação pertinente é que as universidades públicas do país não são gratuitas como no Brasil, porém suas taxas podem ser reduzidas se você aplicar para uma bolsa de estudos ou um programa que te conceda descontos.

Cada instituição tem suas particularidades para a realização do processo seletivo, mas de maneira geral esses são os pré-requisitos pedidos por todas:

  • Cópia do documento de identificação (no caso de brasileiro e estrangeiro, o passaporte);
  • Diploma da graduação (para casos de pós-graduação, mestrados ou doutorados);
  • Histórico escolar;
  • Nota do ENEM;
  • Currículo acadêmico e profissional, se houver;
  • Comprovante de residência;
  • Carta de motivação (nesse documento você deve vender o seu peixe, convencendo a instituição de você é o tipo de aluno que eles procuram);

Avalie as possibilidades, garanta sua vaga e aproveite tudo que Portugal tem a oferecer

As melhores universidades em Portugal para estrangeiros garantem além de um ambiente internacional, a facilidade com a língua para nós brasileiros e a possibilidade de explorar e conhecer as culturas de toda a Europa.

Como qualquer vaga para o ensino superior, garantir o seu lugar em uma das instituições requer focos e muitos estudos.

E aí, você está pronto para estudar em Portugal?

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *