Artigos

Mitos sobre a imigração para o Canadá

Mitos-sobre-a-imigração-para-o Canadá

Qualquer pessoa que viajou para viver na América do Norte, especificamente para o Canadá, ou está pensando em fazê-lo provavelmente já ouviu de alguém que o Canadá é inverno 24 horas ou não tem problemas sociais.

No entanto, essas questões, assim como outras, não passam de mitos.

O Canadá recentemente se tornou um país queridinho dos brasileiros quando se trata de imigrar em razão de ter uma boa qualidade de vida, mas tirando esse ponto bastante falado, ainda existem muitas dúvidas dos brasileiros sobre o Canadá e algumas dessas dúvidas acabam virando mitos.

No texto de hoje, vamos esclarecer todas as conversas de pescadores (os famosos mitos) sobre a imigração para o Canadá.

Boa leitura!

1. O clima no Canadá é sempre frio

Você pode não saber, mas o Canadá tem quatro estações bem definidas, além de um verão incrível com temperaturas que frequentemente chegam aos 40 graus.

O Canadá é um país grande, assim como o Brasil, então a temperatura varia dependendo de onde você está no país.

Assim, os moradores do Québec experimentam temperaturas mais altas do que os de Nunavut, assim como os do Rio Grande do Sul experimentam temperaturas mais baixas do que os de Pernambuco.

Aqueles que estão familiarizados com a geografia do Canadá podem ver que há uma inversão familiar onde as temperaturas são mais altas no sul e mais baixas no norte.

Por fim, as estações também são invertidas em relação ao que estamos acostumados no Brasil por ser o hemisfério norte; o inverno mais frio é em janeiro e o verão mais quente é em julho.

2. O país é vazio

Desde que o Canadá procurou atrair trabalhadores estrangeiros por meio de sua política de imigração controlada por muitos anos, a ideia de que é uma nação despovoada com muito espaço aberto, mas poucos residentes ganhou força.

O problema com o Canadá não é sua população, mas sua estrutura organizacional. Em outras palavras, a questão não é o número de pessoas, mas sim a distribuição etária da população.

A explicação para isso é que, devido à “baixa taxa de natalidade do país, há menos pessoas nas primeiras fases da vida e a mortalidade ocorre mais tarde, em decorrência de seu alto nível de qualidade de vida e acesso universal à saúde”.

É uma nação com uma população significativamente envelhecida como resultado dessas duas circunstâncias, continuou.

Em outras palavras, existem indivíduos no Canadá de todas as idades, mas há mais idosos do que crianças.

Além disso, ao analisar a taxa de fertilidade, uma métrica que conta quantos filhos uma mulher tem ao longo da vida, torna isso óbvio.

O número previsto de filhos necessários para manter a população atual é de 2,1 filhos por mulher globalmente. Por pelo menos 20 anos, as mulheres no Canadá tiveram menos de 2,1 filhos por mulher.

Por fim, os dados da ONU indicam que atualmente é de 1,47 no Canadá. O objetivo da nação é atrair imigrantes em idade reprodutiva e ativa, pois eles ajudarão a aumentar a população jovem no longo prazo, além de impulsionar o mercado de trabalho e a seguridade social.

3. É verdade que eles dão muitos benefícios?

Para começar, o argumento de que o governo oferece “mimos” é problemático e nebuloso, e isso precisa ficar claro.

Embora alguns subsídios estejam disponíveis para imigrantes, eles nem sempre são concedidos em dinheiro e dependem de diversas variáveis.

Cada província do Canadá tem um governo municipal independente e é responsável por administrar seu próprio orçamento.

Nessa abordagem, o imigrante terá acesso aos auxílios prestados na área dependendo de onde mora. De acordo com o seu perfil também.

No Canadá, os imigrantes geralmente não recebem assistência financeira direta.

O Canadá, por outro lado, tem apoiado a integração por meio de terceiros desde a década de 1990.

Ele escolhe organizações que apoiam serviços de assentamento e integração em localidades e regiões. Essas agências são obrigadas a solicitar e renovar o orçamento de forma contínua.

4. É fácil encontrar emprego no Canadá

Apesar de que o Canadá tenha um mercado de trabalho robusto em comparação com outras nações, alguns imigrantes podem ter problemas para conseguir trabalho, principalmente se não tiverem o treinamento e a experiência adequados.

Muitas pessoas carecem da proficiência em inglês necessária para competir no mercado, além das habilidades técnicas.

Isso quer dizer que muitas pessoas que vêm para cá acreditam que é fácil encontrar emprego. De jeito nenhum! Inglês e qualificações são necessárias.

5. O Canadá é um país sem problemas sociais

O Canadá enfrenta problemas sociais como pobreza, crime e discriminação, assim como qualquer outra nação.

Você está redondamente enganado se acredita que as questões do Brasil são as únicas que dizem respeito à política.

O primeiro-ministro e a rainha da Inglaterra, nenhum dos dois escolhidos pelo povo, controlam o Canadá porque não tem nem presidente.

As regiões de língua inglesa e francesa do país estão em “guerra” umas com as outras, e Quebec ainda quer se separar do resto do Canadá.

Você também deve estar ciente do incidente em que foi descoberto que o prefeito de Toronto usava crack. Craque, mesmo! Antes disso, ele já lutava contra o álcool, frequentemente faltava compromissos do cargo como prefeito e traía a esposa com prostitutas.

Enfim, como você verificou neste tópico, Canadá tem sim alguns problemas sociais como qualquer país (mesmo claro, não sendo tão intensos como o Brasil).

6. A vida no Canadá é fácil e sem problemas para todos os imigrantes

A dificuldade de ser imigrante, não falar a língua original e não conhecer o local somam-se ao esforço da vida profissional e pessoal.

Embora o processo de adaptação tenha sido lento, aprendemos muito. Não olhamos constantemente para trás ou esperamos no semáforo por medo.

Ao mesmo tempo, a questão é que grande parte da força de trabalho ou não reside em locais onde há necessidade de mão de obra, ou não possui qualificação para preencher essas vagas.

Além disso, um número crescente de canadenses está deixando seus postos de trabalho, deixando um vazio que não foi preenchido.

7. Todos os imigrantes têm acesso à moradia e educação gratuitas

A princípio, aproximadamente 92.000 latino-americanos obtiveram residência permanente no Canadá entre abril de 2021 e abril de 2007, sendo a maioria proveniente do Brasil, Colômbia, México e Venezuela.

Normalmente, são profissionais que frequentemente ingressam em um programa de captação de mão de obra qualificada.

Ao mesmo tempo, eles devem concluir com sucesso uma avaliação exigente utilizando um sistema de pontos para obter a residência permanente no Canadá.

Além disso, sua situação legal lhes dá acesso à assistência médica gratuita, educação gratuita, emprego subsidiado e, eventualmente, cidadania canadense.

Por fim, espero que tenha gostado deste conteúdo sobre mitos sobre a imigração para o Canadá e que tenhamos ajudado você a tirar dúvidas sobre a imigração para o Canadá.

 

 

 

Avalie a post

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *