Artigos

Morar em Malta: Saiba Tudo Para Viver no Arquipélago

morar-em-malta

Tempo de Leitura  6 min

Malta é uma ilha vista como o verdadeiro paraíso na terra, clima agradável, paisagem espetacular, país cultural e histórico.

O arquipélago se encontra no mar mediterrâneo pertencente a União Europeia, a ilha fica próxima da cidade de Sicília na Itália.

O arquipélago é um conjunto de cinco ilhas, com habitação em apenas três, sendo Malta, Comino e Gozo. Entretanto, Malta é a mais popular entre sua população, estrangeiros e turistas, a ilha é um dos melhores destinos para quem deseja estudar inglês e até mesmo morar no país.

Malta é um país excelente e agradável, a qualidade de vida é superior a muitos países, por esse motivo todos os anos dezenas de brasileiros se mudam para o arquipélago, além do comercio ser valorizado, a beleza que o país possui enche os olhos de todos que visitam o lugar.

A ilha costuma encantar tanto que faz com que muitos voltem para ficar.

Caso esteja pensando em morar no arquipélago, leia nosso artigo até o final!

O que é necessário para morar em Malta?

Como mencionamos em artigos anteriores, Malta está entre os países do tratado de Schengen, ou seja, para se mudar para o arquipélago é preciso mostrar seu passaporte com 90 dias no mínimo, desde sua saída do Brasil ou qualquer outro país dentro do tratado Schenger.

Para simplificar, caso esteja pensando em mudar para a ilha, será necessário renovar seu passaporte, mesmo não estando perto da data de vencimento.

Se por acaso você não possuir passaporte, esse item deve ser providenciado antes de qualquer outro requisito.

Para os estudantes que desejam fazer intercambio em Malta por mais de 90 dias, é necessário solicitar um visto.

Caso o tempo de ensino seja inferior a três messes, o estudante pode viajar sem o visto.

Para obter o visto de estudante é necessário enviar sua documentação para o departamento de Cidadania e Expatriados, que fica em Valetta, a capital da ilha mediterrânea.

Os seguintes documentos devem ser apresentados para solicitar o visto:

  1. Formulário preenchido com assinatura.

  2. Fotos 3×4.

  3. Declaração da instituição de ensino que aceitou o estudante.

  4. Informações detalhadas sobre o curso e o tempo de duração.

  5. Cópia do passaporte.

  6. Comprovação Financeira (é necessário comprovar que você pode se manter).

  7. Seguro de saúde para território Schengen.

  8. Passagem de retorno ao Brasil.

Esses são os documentos exigidos para obter o visto de estudante, se esse for o seu caso. Confira outros requisitos!

  • Visto de residência

Para morar em Malta de maneira legal, existem dois tipos de visto.

Sendo Ordinany Residence, que é atribuído somente aos cidadãos europeus, e deve ser renovado no prazo de cinco anos.

Para os cidadãos estrangeiros, existe o visto Permanent Residence, que é atribuído para pessoas de qualquer país e deve ser renovado anualmente.

Esse visto pode ser solicitado já dentro da ilha, durante o prazo permitido para turistas, que é de 90 dias, ou seja, se você for para Malta e decidir ficar, você pode solicitar esse visto.

Para solicitar o visto de residência, os seguintes documentos devem ser apresentados:

  1. Comprovante de renda anual, no valor de eminente de 24 mil euros, ou se caso preferir, pode apresentar um patrimônio líquido com o valor superior a 350 mil.

  2. Comprovante de aluguel de residência. Para conseguir o visto será necessário pagar um aluguel anual, com o valor mínimo de 2.400 euros, e esse comprovante deve ser apresentado na data que solicitar o visto.

  3. Caso tenha comprado algum imóvel ao invés de alugar, será exigido o comprovante de compra e venda.

  4. É necessário declarar que tem uma renda anual de no mínimo 14 mil euros, caso você seja o responsável da residência, fora os 2.400 para cada integrante.

  • Seguro-viagem

Para quem não sabe, o tratado de Schenger mencionado acima é basicamente um acordo assinado entre os países da Europa, onde permitem que as pessoas circulem em seus territórios.

Malta está entre esses países, e de acordo com tratado, para entrar na ilha, seja para visitar ou morar é preciso adquirir um seguro-viagem de 30 mil euros para cobrir despesas hospitalares.

Sua apólice deve ser providenciada ainda no Brasil, isso porque provavelmente os agentes da imigração irão checar esses documentos, caso você não possua, pode ser enviado de volta ao seu país de origem, e para não correr esse risco, tenha ele em mãos quando viajar, afinal o país não garante saúde para cidadãos estrangeiros.

Quanto custa para morar em Malta?

Não existe um valor específico para viver no arquipélago, o custo de vida em Malta pode variar com base em muitos fatores, como a qualidade de vida que deseja, a residência, os locais que irá frequentar.

Entretanto, diante de relatos de moradores de Malta, a estimativa é que seja possível viver na ilha de maneira confortável com o valor de 1.200 euros mensais, que são basicamente 6.500 reais na cotação atual de março de 2022.

Se comparado a outros países, o custo de vida em Malta é bem inferior, por outro lado, as despesas em supermercados podem ser caras, isso porque o país não possui território para plantação, ou seja, todo alimento que entra em território Maltês é exportado.

Custo médio de moradia comum

  • Salário comum: 1.100 euros.

  • Residência: 590,00 a 760,00 euros para apartamento com 1 dormitório de acordo com a região.

  • Internet: 28,00 euros.

  • Despesas mensais: 80,00 euros para água, luz e aquecimento.

  • Transporte público: 1,40 gasolina 1,50 bilhete.

  • Refeição em média: 12 euros para pratos individuais e 50 para duas pessoas.

  • Cinema: 7,00 por pessoa.

  • Academia: 56,00 euros mensais.

Como é a população de Malta

Malta é um país famoso por seus festivais, o povo Maltês é divertido e adora festejar, especialmente no verão, basicamente todos os finais de semanas tem festas e fogos em vários locais na ilha.

Muitos desses festivais são religiosos, onde as pessoas passeiam pela cidade carregando bandeiras, mastros, palanco etc.

A queima de fogos é algo comum no arquipélago, inclusive eles possuem sites com datas e locais dessas queimas, para que todos possam apreciar o momento, além da ilha ser extremamente linda, o que torna a experiencia muito mais especial.

As pessoas são hospitaleiras, e apesar do maltês ser o idioma original do país, eles pronunciam o inglês, afinal não é à toa que o país é um dos melhores quando se trata de aprender inglês, muitos estrangeiros saem de Malta fluente na língua inglesa.

morar-em-malta

Lazer em Malta

Malta tem uma beleza tão incrível que foi usada como cenário para gravações da série GAME OF THRONES, isso mesmo, muitas das cenas que você viu na série foram gravadas na ilha. Apesar de ser um país pequeno, existem diversos pontos turísticos no arquipélago.

Tanto, que muitos moradores ainda não usufruíram totalmente do lugar em que vivem, a ilha é repleta de praias paradisíacas, locais cheios de histórias e culturas.

Além da gastronomia, folclore, tradições e festivais. Uma das regiões mais badaladas é a Paceville, onde ocorrem festas com músicas latinas, ambiente frequentado pelos jovens da área.

As praias são o ponto alto da ilha, entre as mais belas estão Paradise Bay, Pretty Bay e Golden Bay, e são responsáveis por cativar qualquer visitante.

Além da beleza e passeios ao ar livre, a ilha também é composta por Museus, Cinemas, Teatros, Passeios culturais, Arco e flexa, Esportes radicais, Boliche, Escalada, entre outros.

Com base em tudo isso, você ainda tem dúvidas sobre morar em Malta?

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.