Canada

Canadá: Toronto – Como é Morar Lá e Porque é Bom?

Você gostaria de morar em Toronto? Saiba o porquê da maior cidade do Canadá estar atraindo tantos brasileiros, o seu custo de vida, como se planejar para imigrar, opções de estudo e muito mais!

História de Toronto – Canadá

Fundada em 1793, Toronto nem sempre carregou esse nome, quando os funcionários coloniais britânicos decidiram fundar uma cidade nas margens do lago Ontário, a chamaram de “City of York”, somente em 1834 a localidade foi rebatizada como Toronto.

A cidade do interior, próxima da fronteira com os EUA, cresceu e se tornou a maior cidade do país e, apesar de não ser a capital, é o grande centro comercial e financeiro do Canadá.

Morar em Toronto é morar em uma cidade diversificada

A grande população de Toronto é formada principalmente por imigrantes, entre 1951 e 2006 a cidade passou de 1,5 milhões de habitantes para cerca de 5 milhões. As imigrações em massa, que dão o tom multicultural para a cidade até hoje, ocorreram principalmente em dois momentos.

O primeiro deles foi nas décadas de 1950 e 1960, após a Segunda Guerra Mundial, quando milhares de famílias saíram da Europa procurando um local para morar. Já o segundo momento foi na década 1970, nesses anos as leis de imigração foram relaxadas, abrindo a porta para mais recém-chegados da China e outros países asiáticos que foram morar em Toronto.

Canadá - Toronto

Essa pluralidade, composta por diversas etnias, fez de Toronto uma cidade cosmopolita, onde mais de 50% da população é composta por minorias étnicas.

Por que se mudar para Toronto?

Tanta diversidade fez o sonho de morar em Toronto entrar na mira dos brasileiros nos últimos anos também. Além da vantagem do respeito pelas culturas e diferentes formas de vida, outros fatores também contribuem para esse desejo.

Em 2019, Toronto ocupou o 7° lugar no ranking de cidades mais habitáveis do mundo, realizado pelo jornal inglês The Economist. A pesquisa examina dados relacionados à qualidade dos cuidados de saúde, educação, infraestrutura, estabilidade financeira e cultura das cidades.

Toronto também é conhecida por sua conexão com a natureza, com estações bem definidas e paisagens deslumbrantes, a capital do estado de Ontário conta com centenas de parques e praias, ideal para quem gosta de aproveitar o dia ao ar livre ou praticar exercícios.

Outro ponto forte do local é a cultura, uma cidade grande e marcante não poderia deixar de ter um calendário cultural recheado de atrações, shows, festivais e museus.

Estudar em Toronto é uma boa opção

É comum pessoas procurarem Toronto para estudar, a universidade de Toronto é umas das principais instituições do mundo, e usa boa parte de seus recursos para pesquisas e inovação, levando muitas pessoas a procurarem a instituição para cursos de graduação ou cursos de especialização em suas áreas.

Custo de vida em Toronto

Para morar em Toronto e usufruir de toda qualidade de vida da cidade, você deverá ter um bom valor em mente, considerando que o salário mínimo na cidade e no Canadá é de 2000 mil dólares canadenses, na média.

Morar de aluguel em Toronto

O custo de vida em Toronto é tido como caro principalmente por conta do preço do aluguel, que gira entre 1200 e 1800 dólares canadenses em lugares distantes do centro, mas confortáveis. O que vale nesse caso é pesquisar muito para encontrar a melhor oportunidade. O aluguel na região central de Toronto está no entorno de 4500 e 5000 dólares canadenses.

Você moraria em um basement?

Uma das opções mais baratas para diminuir seu custo de vida em Toronto é morar em um basement – literalmente no porão da casa de alguém -. O inquilino constrói uma casa equipada com cozinha, banheiro e quarto, embaixo da sua. O preço acaba sendo mais barato e você vai decidir se vale a pena ou não.

Custos com mercado

As compras também devem ser consideradas, o preço mensal com elas, para uma pessoa, varia entre 200 a 500 dólares canadenses, dependendo dos produtos. Gastos com o transporte também são considerados no custo de vida em Toronto

Umas das vantagens de Toronto é sua rede de transporte, seja de ônibus, metrô ou até de bicicleta, você estará em uma cidade planejada para te levar com eficiência ao seu destino. Por 156 dólares mensais você pode ter um cartão que te dá direito a entradas livres no sistema de transporte público da cidade.

Leve bastante dinheiro para não passar perrengue

O mais seguro ao ir para outro país é viajar com algo garantido, seja um emprego ou uma vaga em uma universidade. Porém, se você está indo para começar uma nova vida e procurar emprego assim que chegar, lembre-se de levar uma boa quantia de dinheiro com você.

Apesar da cidade oferecer muitas oportunidades para estrangeiros, você pode demorar para achar uma vaga que supra suas necessidades, até esse momento chegar é melhor ter uma reserva condizente para não passar apertos.

Processo imigratório Canadá

Você já decidiu que morar em Toronto é o seu destino? Então o próximo passo é saber se você pode imigrar para o Canadá. A situação mais comum é imigrar para estudar, nesse caso você deve ir atrás de um visto de estudante, após garantir sua vaga. Para conseguir o visto, você deve seguir as seguintes exigências:

  • Comprovação de vínculo acadêmico com a universidade;
  • Comprovação de condições financeiras: é exigida a comprovação de uma renda de no mínimo 1200 dólares canadenses por mês;
  • Comprovação de vínculo familiar: dados dos seus pais, irmãos, cônjuge e filhos.
  • Você também pode aplicar para o Express Entry. Basta preencher um formulário como interessado para morar no Canadá e, caso seu perfil seja adequado para o país, você receberá um convite para seguir adiante com o processo imigratório. Os requisitos para o Express Entry são:
  • Teste de proficiência em inglês: o IELTS é válido para essa situação;
  • Obter uma equivalência canadense para o seu diploma de graduação;
  • Ter ocupado em suas experiências profissionais cargos que o governo local considera elegível.

Pese as informações na balança e tome sua decisão

Morar em Toronto é um sonho que deve ser bem planejado, a cidade está equipada e preparada para receber imigrantes, mas seu custo de vida pode assustar, por conta disso pesquise muito, procure moradia em cidades vizinhas e vá preparado para construir sua nova vida!

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *