Reconhecido e aceito por diversas instituições de ensino ao redor do mundo, assim como por alguns países que necessitam da validação das habilidades em inglês para o andamento do processo imigratório, o PTE Academic é um dos principais exames de proficiência do mundo.
O destaque do teste sempre foi a sua proposta mais dinâmica e com tempo reduzido, em comparação a outras provas, como o IELTS e o TOEFL.
Recentemente, o PTE Academic passou por mudanças que vão facilitar a resolução do teste, confira quais são elas. Boa leitura!
O que é o PTE Academic?
O PTE Academic é um exame de proficiência realizado pelo computador, que atesta as habilidades dos participantes em falar, ouvir, escrever e ler em inglês.
Tudo isso através de um teste curto e único.
A nota da prova é aceita em mais de 3.000 instituições que ministram suas aulas em inglês, incluindo grandes universidades como Oxford, Harvard e Yale.
Outro foco do exame também é o seu uso para propósitos migratórios, sendo aceito pela Austrália, Reino Unido e a Nova Zelândia.
O que mudou no PTE Academic?
Tido como um dos testes mais práticos para quem deseja comprovar suas habilidades com a língua, o PTE Academic passou por mudanças que o tornaram mais simples e menos burocrático.
As alterações passaram a valer a partir do dia 16 de novembro de 2021 e em breve a opção para a realização do exame em sua própria casa será habilitada.
Confira quais foram as mudanças:
- O teste ficou mais curto: a duração total da prova passou de 3 horas para apenas 2. A organização garante que as mesmas habilidades são testadas assim como as perguntas mantêm o mesmo nível;
- Aprimoramento do feedbacks de pontuação: o feedback de pontuação, que já era entregue antes, agora está mais completo. As informações são formuladas de maneira personalizada e são complementadas com dicas de como você pode melhorar o seu inglês;
- Realização do exame em casa: um dos diferenciais do PTE Academic sempre foi sua realização completa em computador, porém a ser respondida em centros credenciados. Futuramente isso não será mais necessário, pois o estudante poderá optar por responder à prova em casa, em seu próprio computador.
Algumas dúvidas relacionadas a essas mudanças podem surgir, separamos as principais para você compreender mais a fundo os seus impactos:
Terei menos tempo para responder às perguntas?
Não, a organização do exame garante que o tempo foi reduzido por conta da diminuição de questões apresentadas e não do tempo de resolução.
Anteriormente, o teste contava com 70 a 82 questões e a partir de agora conta com 52 a 64.
Além disso, a diminuição no tempo de prova eliminou também a necessidade de pausa durante o teste.
O teste continua sendo aceito por milhares de instituições e em processos migratórios de alguns países?
Sim, a entidade responsável pela formulação do PTE Academic também garante que o exame continua sendo aceito nas mesmas intuições e órgãos que já o aceitaram antes.
O que vai permanecer igual?
A variedade de perguntas e o seu nível de dificuldade, assim como o formato de pontuação.
Por que essas mudanças foram implementadas?
O PTE Academic foi fundado com a missão de ser um teste inovador e o mais conveniente disponível do mercado. As mudanças apresentadas em 2021 vêm reafirmar esse compromisso.
Como estudar para o PTE Academic
Apesar de ser um exame mais curto que os demais, o PTE Academic não é considerado fácil. Para se sair bem no exame você deve se dedicar aos estudos para garantir que a sua nota seja condizente com a necessária para os seus objetivos.
Confira algumas dicas para realizar um estudo de inglês focado e que vai te deixar mais próximo do sucesso no PTE Academic.
Identifique os seus pontos fracos a partir aplicativos
Alguns aplicativos, como o Duolingo, podem ser uma boa forma de identificar rapidamente suas maiores dificuldades. Em poucos dias de uso você poderá analisar métricas e facilmente compreender para onde seu foco deve se direcionar.
Se conecte com a língua
Sua jornada será difícil sem uma conexão com inglês, por isso se coloque em contato com a língua, torne coisas do seu dia-a-dia parte do seu aprendizado. Uma boa maneira de iniciar essa conexão é mudar a língua do seu celular de português para inglês.
Estude a partir do que você gosta
O processo de aprendizagem não precisa e não deve ser chato.
Escolha filmes, séries e músicas que você gosta para melhorar a sua escuta e até mesmo sua leitura a partir das legendas.
Pegue aquela música em inglês que você ama e pesquise a letra dela. Identifique as palavras que você não conhece, compreenda sua pronúncia.
Após algumas horas de estudo você já será capaz de escutá-la e até cantá-la tendo certeza do que ela diz.
Escutar podcasts em inglês, também pode ser uma excelente opção, procure por temas que você gosta e aproveite a funcionalidade de diminuir a velocidade do áudio, para o tornar mais fácil de escutar e entender.
Leia livros em inglês
Uma parte fundamental das provas de proficiência em inglês é a leitura. E nada melhor de estudá-las do que a partir de livros.
Procure livros com linguagem mais fácil, como contos infantis, e conforme sua interpretação vai melhorando passe para os mais difíceis.
Outra boa estratégia é ler novamente o seu livro favorito, mas dessa vez em inglês.
Você já conhece a história e fará a conexão com as palavras mais rápido.
Utilize cards de memorização
Programas gratuitos, como o Anki, são uma excelente opção para fixar as novas frases ou palavras aprendidas.
Você cria cards próprios e conforme treina diariamente o próprio programa vai centrar o seu estudo nas palavras de maior dificuldade.
Procure alguém para conversar em inglês
A fala costuma ser a etapa mais desafiadora do processo de aprendizagem de uma nova língua, e muitas vezes realizar uma conversação pode sair caro.
Procure amigos que falam ou também estão aprendendo inglês e proponha uma conversa semanal. Isso vai desenvolver o inglês de ambos.
E aí, pronto para realizar o PTE Academic após as suas mudanças?