O debate sobre a educação bilíngue, repleto de questões teóricas, vai muito além da linguagem.
Falar sobre o seu verdadeiro significado não é tão fácil. Este assunto abrange interesses em história, ideologias, política, vida pessoal das pessoas e sociedade.
Essas variações e problemas complicados que permeiam o tópico afetam até mesmo como professores e pais de alunos veem os objetivos, princípios, tipos de programas e eficácia da educação bilíngue.
Pensando nisso, elaboramos um artigo para tirar todas as dúvidas de quem quer saber sobre o que é educação bilíngue.
Se esse é o seu caso, continue a leitura!
Afinal, o que é escola bilíngue?
As escolas bilíngues ensinam disciplinas em ambos os idiomas, geralmente inglês e a língua-alvo, ao contrário das escolas de idiomas, que podem ser inteiramente em um dos vários idiomas.
Como resultado, a língua estrangeira é usada como uma ferramenta para o crescimento de outras disciplinas como matemática, história e geografia, e não como um tópico distinto em si.
A educação bilíngue busca integrar o assunto, com a língua-alvo servindo como um modo adicional de instrução e avaliação.
Eles não dão uma olhada superficial na gramática tanto do idioma nativo quanto do idioma de destino, em vez disso, eles estudam e desenvolvem ambos ao mesmo tempo.
Como funciona a dinâmica de uma Escola Bilíngue?
Todas as atividades acadêmicas e sociais acontecem em dois idiomas em uma “Escola Bilíngue”. É por isso que, como mencionamos anteriormente, o idioma não é ensinado de forma isolada do restante do currículo.
Recomenda-se que pelo menos três horas por dia sejam dedicadas à segunda língua, a fim de oferecer ao aluno uma imersão mais profunda na língua e na cultura.
Diante disso, muitas instituições multilingues favorecem o modelo de educação integral. Até mesmo o tempo livre dos alunos deve ensiná-los sobre a cultura do país que estão visitando.
Programa e escola bilíngue: diferenciais?
Os programas bilíngues nas escolas também se baseiam na ideia de que ensinar uma segunda língua às crianças é essencial para sua preparação.
A diferença é que em um programa bilíngue, o conhecimento dos alunos da segunda língua é expandido para complementar o aprendizado da primeira língua.
A instrutora de inglês da escola ministra suas aulas com o objetivo de estimular o desenvolvimento da linguagem contextualizada e natural.
Ou seja, há aulas de outras disciplinas fora do inglês na instituição que opta pelo programa bilíngue. A capacidade dos alunos de raciocinar na língua-alvo é reforçada por algumas aulas em uma variedade de disciplinas ministradas na segunda língua.
As escolas que decidem implementar um programa multilíngue têm um currículo mais exigente. Essa expansão ocorre à medida que são criados projetos que promovem a fusão de linguagem e conteúdo.
Ambos os modelos educacionais estimulam o crescimento cognitivo diferenciado e a prontidão futura das crianças. O processo de aprendizagem de uma língua diferente da língua materna torna-se mais simples quando os alunos são expostos a ela com mais frequência.
Qual a diferença entre aulas de inglês e educação bilíngue?
Para responder, primeiro é necessário compreender o cenário educacional brasileiro.
A disciplina de língua inglesa é oficializada neste país a partir do ensino fundamental graças à Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Na realidade, existe um elemento curricular para as aulas de inglês que o professor trabalha durante as reuniões semanais com a turma.
Portanto, as escolas que oferecem aulas de inglês ensinam a gramática da língua inglesa para os alunos mais novos, ensinando-os a usar tudo, desde números, cores, nomes de animais e dias da semana até demonstrar como assuntos mais complexos, como conjugação irregular de verbos e frases trabalho de construção.
Enquanto oferece cursos do currículo básico (como matemática, ciências, história e geografia) com aulas elaboradas na língua materna ou transmitidas na língua estrangeira, a educação bilíngue é dedicada ao ensino natural do inglês.
A capacidade de se tornar fluente em outro idioma sem focar apenas em questões gramaticais é a grande diferença entre essa prática e as aulas de inglês.
Como resultado, as crianças pequenas são expostas a um ambiente multilíngue onde podem usar seus idiomas nas interações do dia-a-dia em casa e na escola.
Para seu conhecimento, também existem ‘escolas internacionais’ (principalmente suíças, inglesas, alemãs e britânicas). Apenas o currículo é diferente da educação bilíngue; embora a educação bilíngue utilize o currículo brasileiro, a educação internacional utiliza o currículo e o calendário acadêmico da nação a que está filiada.
Quais são as vantagens do ensino bilíngue?
Uma série de ajustes devem ser feitos na escola para implementar a educação bilíngue.
Os gerentes devem realizar extensa pesquisa e planejamento para este procedimento.
Apesar de difícil, a educação bilíngue tem uma série de benefícios em relação à instrução convencional.
Aliás, os alunos, professores, administradores, famílias e funcionários da escola podem aproveitar essas vantagens. Os principais estão listados abaixo.
A Educação Bilíngue Para alunos
Os benefícios da educação multilíngue são enormes para os alunos.
Em primeiro lugar, porque este tipo de educação amplia as perspectivas dos alunos sobre o mundo e os aproxima de outras culturas que não a sua.
Além disso, a capacidade das crianças de entender, raciocinar e compreender é melhorada pela instrução bilíngue.
Para professores
A implementação da educação multilíngue também beneficia os professores.
Eles têm a chance de proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado que amplia sua perspectiva, além de aprimorar seus conhecimentos e se preparar para uma tendência educacional que já está em demanda no mercado de trabalho.
Para gestores
Adotar um currículo bilíngue pode ajudar as escolas a se destacarem da concorrência.
Falar dois idiomas dá a uma pessoa mais opções, seja seguir uma carreira acadêmica, um emprego ou até mesmo participar de um programa de intercâmbio.
Por causa disso, os pais estão mais inclinados a escolher uma escola onde seus filhos possam estudar dois idiomas.
Para famílias
A aquisição de uma segunda língua tem naturalmente várias vantagens.
A geração mais jovem de pais está bem ciente das vantagens que seus filhos podem obter ao aprender uma segunda língua.
Como resultado, vê a busca pela educação bilíngue como fundamental desde cedo para facilitar o aprendizado.
Por fim, é muito interessante este artigo sobre como traduzir seu livro para outro idioma, não é mesmo?
Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo!