Artigos

Ontario Immigrant Nominee Program (OINP)

ontario-immigrant-nominee-program

Tempo de Leitura  6 min

Você conhece a categoria de imigração Ontario ‘s Express Entry Skilled Trades Stream?

Através dessa categoria de imigração que pertence ao Ontario Immigrant Nominee Program (OINP).

Ela permite que estrangeiros que tenham experiência profissional qualificada possam morar e trabalhar em Ontário de forma permanente.

Sobre o OINP?

Ficou interessado e quer conhecer mais sobre o OINP?

Fica com a gente até o final desse post para saber como você pode imigrar através do programa para pessoas qualificadas.

Antes de mais nada, para fazer parte do programa provincial de Ontário é necessário possuir um perfil válido no sistema Express Entry do IRC, assim como possuir uma notificação de interesse de Ontário.

Assim você poderá realizar a sua inscrição para ser indicado pelo governo canadense para a residência permanente.

Express Entry como participar?

Para participar do express entry há certos requisitos que você necessita preencher, são eles:

  • Realizar um teste para avaliar o seu nível de inglês e obter a nota mínima;
  • Obter uma avaliação de credencial educacional caso você tenha concluído a sua educação fora do Canadá;
  • Por último, você precisa determinar o código de classificação ocupacional nacional para sua experiência de trabalho anterior.

Passada essa etapa, você poderá criar o seu perfil no express entry, devendo no ato indicar que você tem interesse em imigrar para Ontário selecionando Ontário e todas as províncias e Territórios.

Skilled Trades

Você pode estar agora se perguntando, mas afinal o que são Skilled Trades?

É uma função que o profissional necessita de comprovação de conhecimento especializado e trabalho prático.

O programa de skilled trades é para trabalhadores que buscam tornar o Canadá como sua residência permanente com base na sua qualificação em um profissão especializada.

Nela os trabalhadores realizam a maioria dos serviços de manutenção e funcionamento das indústrias das províncias, onde efetuam serviços relacionados a hospitais, fazendas, infraestrutura, etc.

Skilled Trades é uma categoria relativamente ampla e há várias funções que se enquadram nela.

Abaixo você pode observar alguns exemplos de setores relacionados ao Skilled Trade de Ontário:

  • Operação de equipamentos e serviços de manutenção
  • Padeiros e açougueiros
  • Setor Industrial e funções de elétrica
  • Trabalhos técnicos com recursos naturais e agricultura.

Requisitos obrigatórios para se qualificar para o Skilled Trades Stream de Ontário:

Para se qualificar no Express Entry Skilled Trades Stream de Ontário, você deve atender a todos os critérios nas sete categorias abaixo.

Você não precisa de uma oferta de emprego para se candidatar.

Os critérios para a qualificação no Express Entry Skilled Trades Stream de Ontário variam de acordo com a categoria em que você se enquadra, não sendo necessária a oferta de emprego para se candidatar a uma delas.

Confira abaixa os critérios exigidos nas categorias:

ontario-immigrant-nominee-program

Habilidade de linguagem

É necessário a capacidade de escrever, ler, falar e entender inglês ou francês no nível de referência de idioma canadense (CLB) de 5 ou maior.

Para provar que você possui as habilidades linguísticas obrigatórias, você deve passar em um teste de inglês ou francês antes de se inscrever neste fluxo.

Será realizado testes de inglês ou francês onde você deve comprovar que possui as habilidades linguísticas requeridas, confira os testes que são aceitos:

Idioma inglês

Idioma francês

Comprovação fundos

Para a participação no programa do Skilled Trades você deve comprovar que possui dinheiro e os meios suficientes para sustentar a si mesmo e seus familiares dependentes quando se estabelecer no Canadá.

Através da comprovação de fundos você atesta que contém os meios de sustentar você e a sua família quando residir no Canadá, assim caso tenha cônjuge e dependentes menores de 22 anos, eles serão considerados seus dependentes na aplicação.

Através dos requisitos abaixo você pode saber se é elegível para isso:

  • Extratos bancários que demonstrem outros investimentos, como investimentos não bloqueados, depósitos realizados a prazo fixo, fundos mútuos, etc.
  • Ganhos anuais de emprego contínuo em Ontário.
  • Uma oferta de emprego em Ontário.

Lembrando que o número de pessoas que estão aplicando com você influencia no valor total que você necessita comprovar.

Experiência profissional

Você deve ter

  • Pelo menos 1 ano de experiência de trabalho cumulativa e remunerada em tempo integral em Ontário(em comércio no grupo menor 633) ou nos grupos principais 72, 82 ou 73 da Classificação Nacional de profissões (NOC).
  • Major Group 72: Função em setor de elétrica, construção ou industrial.
  • Major Group 73: Operação de equipamentos e serviços de manutenção
  • Major Group 82: Trabalhos técnicos realizados em recursos naturais, produção e agricultura.

A experiência profissional obtida por você deve ter sido:

Além disso tudo, é necessário que a sua experiência profissional tenha sido realizada em Ontário em uma das ocupações listadas no seu perfil do Express Entry.

Fora isso, é importante que tenha sido realizada nos últimos dois anos contados da data de apresentação da sua candidatura ao OINP.

Certificado ou licença válida

Se você alegar ter experiência de trabalho em uma compulsory trade , mesmo que não trabalhe mais nesta função, você deve possuir um certificado ou licença válida de Ontário no momento de sua solicitação e deve possuir tal certificado ou permissão que comprove que você trabalhou nesta tradepor pelo menos um ano.

Nesse link você confere se o seu trabalho é uma compulsory trade que exige um certificado de qualificação.

A experiência de trabalho que você tenha em uma compulsory trade deve ser comprovada através de um certificado ou através de uma licença válida de Ontário que leva em consideração o momento da sua solicitação.

Residência atual em Ontário e status legal no Canadá

Você deve morar em Ontário e ter uma autorização de trabalho válida no momento de sua inscrição.

Se o seu Work permite atual já passou da validade, mas você aplicou para estender o seu status antes da sua permissão expirar e encontra-se em “Maintained Status”, você continua elegível para poder se inscrever no OINP.

Desta forma você pode permanecer no Canadá e continuar trabalhando nas mesmas condições da sua permissão existente até que o IRCC decida sobre sua solicitação.

Você precisa morar em Ontário caso queira participar do programa, isso porque além da residência é necessário uma autorização de trabalho válida no ato da inscrição.

 

 

5/5 - (15 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published.