Artigos

Os Principais Temas Educacionais para Acompanhar em 2024

A primeira enfatiza o impasse em torno do Novo Ensino Médio, que foi criado em 2017 e será implementado em 2022 após muitas críticas.

Uma consulta pública, inclusive, foi lançada pelo Ministério da Educação para reorganizar a política.

Entre as modificações propostas estava o aumento da carga horária da formação básica geral. A medida tramita agora no Congresso, com emendas apresentadas pelo deputado Mendonça Filho.

Outro aspecto são os programas de bolsas de estudo recentemente autorizados e sancionados que visam manter crianças de baixa renda matriculadas no ensino médio.

Com o objetivo de garantir que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas até a conclusão do segundo ano do ensino fundamental, o Compromisso Nacional pela Criança Alfabetizada ganha destaque no terceiro. A iniciativa enfrentou problemas financeiros apesar de um investimento previsto de cerca de R$ 3 bilhões.

Em quarto lugar, porque a legislação não foi atualizada, o Fundeb, que é essencial para a atribuição de recursos educativos, enfrenta problemas e potenciais ramificações legais.

Para terminar, um dos Temas Educacionais para Acompanhar em 2024 é avaliação mais rigorosa e capaz de medir competências mais complexas dos alunos, além de revisar o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para torná-los indicadores mais eficazes de qualidade educacional.

 

Veja também:

 

Fonte: Correio Braziliense

 

Encontrou algum erro no artigo? Avise-nos.

Avalie a post

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *