Artigos

Planejamento para estudar no Canadá

planejamento-para-estudar-canada

Tempo de Leitura  6 min

Por mais de 10 anos, milhares de brasileiros escolheram o Canadá como destino para investir em seus estudos, já que o país oferece programas excelentes de intercâmbio.

O país também possui diversas instituições de ensino para estrangeiros, onde podem passar por um processo de seleção e tirar seus sonhos do papel.

As universidades oferecem programas de ensino tanto curto quanto a longo prazo, profissionais de saúde e TI podem contar com diversas opções de curso para mestrado, doutorado, graduação e pós-graduação.

O país é pioneiro quando se trata de formar especialistas que podem atuar em território canadense ou em seu país de origem.

Confira alguns dos benefícios que o país oferece para quem deseja concluir sua formação no Canadá:

  • O Canadá está entre os melhores países do mundo com maior índice de IDH.

  • O dólar canadense é mais barato do que outras moedas americanas.

  • Território multicultural.

  • Universidades reconhecidas mundialmente.

  • Paisagens incríveis que atendem a todos os gostos.

  • País escolhido por quem deseja aprender inglês e francês.

  • O Canadá é um país extremamente receptivo aos estudantes estrangeiros.

  • Segurança em primeiro lugar.

  • Ótimo destino para quem não tem muitos recursos financeiros.

  • Qualidade de ensino.

  • Quatro universidades dentre as melhores do mundo sendo; University of Toronto, Mcgill University, University of British Columbia (UBS), Simon Fraser University (SFU).

  • Todas são universidades internacionalmente conceituadas, com estruturas impressionantes, além de lançar excelentes profissionais ao mercado de trabalho.

Como realizar um bom planejamento

O primeiro passo para realizar seu sonho de estudar no Canadá, é criar um planejamento, assim você evitará possíveis transtornos, como retornar a seu país de origem com dívidas.

Antes de tudo, o indicado é que tire seus planos do papel pelo menos seis meses antes da viagem, assim você conseguirá organizar tudo nos mínimos detalhes antes do tão sonhado dia.

  • Controle financeiro

Ter um controle financeiro é vital durante sua estadia no Canadá, como supracitado, voltar ao Brasil com débitos não seria muito legal, não é mesmo?

Como mencionamos em artigos anteriores, a maioria dos empregos oferecem vagas de meio período, onde o estudante só pode trabalhar 20 horas semanais, por isso é essencial manter o controle das suas finanças.

Uma dica de ouro, é levar uma quantia que possa suprir suas necessidades sem precisar recorrer ao um emprego por pelo menos seis meses, já que as vagas de emprego levam cerca de quatro meses para serem preenchidas, assim, durante esses primeiros seis messes você se dedicara apenas aos estudos.

Além disso, você deve se atentar a outros gastos, já que provavelmente fará novas amizades no Canadá, e com certeza será convidado para programas, como; jantar, tomar uns drinks ou até mesmo explorar alguns pontos turísticos que tanto você quanto os outros estudantes terão interesse em conhecer.

Em alguns casos é possível dividir os gastos com esses colegas, é de suma importância que tenha uma reserva em dinheiro, caso algo dê errado.

  • Pesquise sobre seu objetivo

Você já sabe o que deseja estudar durante seu intercâmbio?

O seu interesse é em idiomas, mestrado, doutorado, graduação ou até mesmo alguma especialização? Seja qual for seu objetivo no Canadá, é importante explorar bem sobre suas possibilidades, tanto quanto o lugar que deseja estudar também.

O país consta com diversas regiões profissionalizantes, como Quebec, Toronto, Vancouver, entre outras.

Para quem não sabe, alguns desses lugares coopera com o Brasil, além disso é possível estudar em Colleges que oferecem cursos técnicos semelhantes aos cursos praticados em território nacional.

A maioria desses cursos são vocacionais, e de acordo com a área escolhida pode ter cerca de quatro anos de duração.

É importante que você tenha certeza sobre a especialização que deseja realizar, para não ocorrer desistência no meio do caminho, por tanto estude os pós e contras de cada curso e veja qual se adapta melhor aos seus requisitos.

planejamento-para-estudar-canada

  • Proficiência linguística

Os idiomas locais do Canadá são o francês e o inglês, então certamente você terá que fornecer uma prova de proficiência, comprovando que sabe o mínimo desses idiomas.

Essa é uma regra exigida pelo país para todos os estudantes imigrantes.

Vale ressaltar que os certificados de proficiência possuem validade, por tanto, cuidado para não ultrapassar esse prazo.

Lembrando que assim como os outros requisitos, esse também deve ser providenciado com antecedência a sua viagem, já que muitas vezes mesmo sendo aprovados rapidamente, podem levar alguns messes para serem entregues.

  • Obtenha seu visto

Outra dica relevante é solicitar seu visto muito antes da data da sua viagem, o ideal é dar início a esse processo pelo menos cinco meses antes do início das aulas, já que pode haver alguns problemas, podendo ser um atraso do estado canadense como também outros problemas relacionados a você.

Contudo para não ter seus planos adiados, o melhor é se antecipar e evitar possíveis inconvenientes.

Nota: é extremamente importante planejar tudo com antecedência, siga as metas traçadas por você ainda no Brasil, já que provavelmente planejou com clareza, pois em outro país pode haver algumas distrações.

Por tanto tenha em mente que a realização dos seus objetivos depende unicamente de você.

Desejamos boa sorte na sua estadia no Canadá.

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.