Artigos

Por que estudar inglês em grupo?

Por que estudar inglês em grupo?

Todos nós nos lembramos das salas de aula do ensino médio cheias de alunos colados ao professor e ao nosso livro quando pensamos em voltar às aulas.

Nos centros de estudo, a abordagem à aprendizagem está a alterar-se drasticamente; no entanto, esta abordagem é ineficaz, especialmente em academias de línguas.

A estratégia mais eficaz para aprender inglês é priorizar a comunicação oral em vez do material escrito, evitar o uso de livros didáticos e frequentar aulas em pequenos grupos.

Descubra os motivos pelos quais estudar inglês em grupo é eficaz no artigo de hoje.

 

1. Personalização da aprendizagem

Os alunos podem receber instruções mais individualizadas em pequenos grupos.

Ao tentar melhorar, esteja ciente de seus objetivos, de seus pontos fortes e fracos e de onde você deseja chegar.

Além disso, liderar um pequeno grupo para o sucesso é menos difícil para o professor de inglês e para o aluno.

 

2. Melhora a fluência

A chave para ser fluente em um idioma é, sem dúvida, utilizá-lo o máximo possível. 

Cada idioma tem expressões idiomáticas (gírias e jargões) que podem nos ajudar a sair de situações complicadas quando não temos palavras para dizer. E, essas expressões idiomáticas podem ser encontradas em todos os idiomas. 

Se praticarmos consistentemente com a mesma pessoa, nos acostumamos a dizer sempre a mesma coisa, pois intuímos de onde virá a pessoa que está à nossa frente. 

No entanto, fazer isso em grupo é bastante útil, pois evita que nos acostumemos a repetir a mesma coisa.

E, falar na frente de outras pessoas pode ajudar a pessoa a superar o medo de praticar e, com o tempo, desenvolverá maior fluência ao se expressar, o que é um aspecto importante da comunicação cotidiana.

 

3. Promove confiança e facilidade

Para começar, falar em público é algo que quase ninguém gosta de fazer (independentemente do idioma), mas logicamente falar em um idioma que você não domina completamente pode fazer você se sentir inseguro.

E, para ser mais específico, é possível que você tenha mais facilidade para falar se frequentar aulas em uma academia de inglês e for em pequenos grupos. 

É possível também que a primeira semana de aula seja desafiadora para você; você poderá participar menos das conversas ao seu redor. 

No entanto, com o passar do tempo, você verá uma melhora na maneira como se expressa, expandirá seu vocabulário e desenvolverá um senso de familiaridade tanto com seu professor nativo quanto com o restante de seus colegas. 

Ao mesmo tempo, sua autoconfiança aumentará como resultado de tudo isso, e a melhora será evidente em seu desempenho acadêmico.

 

4. Aperfeiçoe sua pronúncia

Antes de tudo, ao tentar aprender um novo idioma, um dos desafios que o aluno enfrenta é superar as dificuldades de compreensão. 

Quando você se ouve falar, isso pode ajudá-lo a ajustar os sons e fonemas da sua fala para que estejam de acordo com as diretrizes específicas de um idioma. 

Porém, ouvir outras pessoas é outra forma de o ouvido se habituar a novos interlocutores e melhorar a sua capacidade para o fazer.

É falado de forma diferente por cada indivíduo, e se estamos acostumados a ouvir os mesmos sons o tempo todo, podemos ter dificuldade em visitar outras nações e ouvir os nativos falarem. Cooperar neste esforço com outros é benéfico.

Leia também: Como pensar em inglês? 11 dicas para dar conta do idioma!

 

5. Aumentar o vocabulário

A princípio, os estudantes que estão tentando adquirir um novo idioma encontram grande benefício em ouvir o mesmo conceito expresso em uma variedade de formas linguísticas. 

Além disso, se estudarmos sozinhos, adquirimos o hábito de utilizar sempre os mesmos termos, pois são os mais adequados ao nosso nível de proficiência. 

Se contarmos, por sua vez, a outras pessoas sobre as explicações, cada uma delas terá seu próprio método de explicá-las e sua própria seleção de palavras para utilizar.

Para evitar perder tempo falando repetidamente sobre as mesmas coisas durante uma discussão longa e aprofundada, usar sinônimos será bastante útil. O mesmo se aplica ao posicionamento das frases e à forma como pretendemos construir um texto.

 

6. É muito mais dinâmico

É necessário que haja dinamismo no método de aprendizagem de uma língua para evitar a situação em que aprender uma língua se torne uma obrigação e não um passatempo. 

E, ir a uma aula com outros alunos ou a grupos específicos para praticar torna as atividades menos monótonas e ajuda você a se sentir mais integrado à comunidade escolar.

Seu professor associado também será aquele que vai monitorar o método como seus pensamentos e frases são produzidos e fornecerá feedback e correções caso você cometa algum erro.

Além disso, o professor organizará o fluxo da aula para que não seja monótona. 

 

7. Ajuda você a enfrentar seus medos

O conceito de estudar em grupo não atrai muitas pessoas porque muitas delas preferem não admitir publicamente o que não sabem por medo de constrangimento. 

Porém, a principal vantagem de estudar dessa forma é que todos têm dúvidas, portanto sempre há alguém que pode atender uma dúvida específica. 

Se ninguém souber a resposta, vocês sempre podem conferir em conjunto, o que é outra opção maravilhosa. 

É muito mais fácil enfrentar suas preocupações com seus colegas de trabalho durante os estudos do que sozinho durante a prova, não é mesmo?

 

8. Prepara para o futuro

Para começar, participar de atividades como essas ajudam você a se preparar para o futuro, além de proporcionar todos os benefícios que foram descritos anteriormente. 

Daqui a alguns anos, você não mais se reunirá com seus amigos do ensino médio para estudar biologia ou matemática, em vez disso, você se reunirá com seus colegas de trabalho ou com a equipe que lidera para discutir, por exemplo, o progresso feito em um projeto. 

Se você estiver acostumado com a dinâmica envolvida, terá um desempenho visivelmente melhor nessas circunstâncias.

 

9. Grupos de estudo podem eliminar a procrastinação

Quando você está sozinho, é simples cair na armadilha de adiar os estudos procrastinando, atrasando ou adiando-os.

 É simples desviar-se quando não há ninguém por perto para manter a atenção na tarefa em questão. 

Além disso, os alunos que tomam a decisão de estudar em grupo reduzem significativamente o risco de cair nas armadilhas mencionadas. 

Os alunos que se colocam em um ambiente onde estão cercados por outros alunos sérios e motivados têm uma vantagem, isto é, serem mais propensos a fazer um bom progresso em estudar inglês. 

É natural que sempre existam indivíduos mais capazes de administrar melhor o seu tempo e também mais organizados do que outros. 

Por esse motivo, participar de um grupo de estudo pode ajudar pessoas que não são boas em cumprir cronogramas a administrar melhor seu tempo de maneira eficaz. 

Mas talvez um dos benefícios mais importantes seja que você consegue manter a motivação e, como resultado, evitar adiar (ou procrastinar) e perder tempo.

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre estudar inglês em grupo? Então, não deixe de acompanhar nosso blog e fique bem informado!

Avalie a post

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *