Incluído no decreto que regula o “regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros”, está a aprovação pelo governo português da renovação automática de autorizações de residência para imigrantes sem antecedentes criminais.
Os imigrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estão incluídos na proposta, o que beneficia principalmente os brasileiros. O decreto aguarda aprovação do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.
O objetivo desta decisão é agilizar o procedimento para milhares de brasileiros que enfrentam atrasos nos escritórios de imigração.
Leia também: São Paulo, Paraná e Roraima: os estados que mais recebem filhos de imigrantes no Brasil
Bolsas de estudo, contratos de trabalho ou garantias contratuais podem ser usados por estudantes internacionais, principalmente brasileiros, para obter vistos de estudo.
Com o objetivo de agilizar e automatizar os serviços de imigração, a Agência para a Integração, Migração e Asilo (AIMA) está implementando um sistema eletrônico para autorizações de residência, num esforço para reduzir o acúmulo de mais de 350 mil casos pendentes, a maioria dos quais envolve brasileiros.
Fonte: O Globo
Encontrou algum erro no artigo? Avise-nos.